O CLUBE DOS 23: VASCO




Hoje “O clube dos 23” fala de um clube com grande história. O Vasco da Gama.

Club de Regatas Vasco da Gama é uma agremiação sociopoliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro

Foi fundada em 21 de agosto de 1898 por um grupo de remadores que, inspirados nas celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, ocorrida em 1498, batizaram a nova agremiação com o nome do heroico português que alcançara tal feito, o navegador Vasco da Gama.

O Vasco teve a ideia de adotar o preto e o branco por quê são cores que se encaixam na ideia de uma comunhão de etnias (já que foi o primeiro clube do Brasil a lutar contra preconceitos raciais e sociais). É muito forte o aspecto religioso da cruz, porque a Ordem Militar de Cristo era ao mesmo tempo religiosa e guerreira." 

Apesar de ter sido fundado como um "Clube de Regatas", consagrando-se no Remo um dos maiores campeões do país, o Vasco da Gama ainda abrange outros esportes nas modalidades feminina como atletismo, vôlei de praia, basquete, futebol de areia, dentre outros, tendo como esporte mais tradicional atualmente, o futebol.

É o único clube carioca bicampeão intercontinental (1953 e 1957) sendo neste ultimo, o primeiro e único clube não-europeu a derrotar um campeão da Copa dos Campeões da UEFA desde o 1º título (Real Madrid, 13/06/1956) até a criação da Copa Intercontinental, em 1960, o que ocorreu na final do Torneio Internacional de Paris de 1957 (final entre o campeão europeu e a equipe considerada a melhor da América do Sul), em uma apresentação que encantou o público e a imprensa francesa, prestigiando o Vasco e o futebol brasileiro frente ao público europeu e mundial.

É também o único clube do Rio de Janeiro bicampeão da Copa Libertadores da América, em 1948 (neste caso, reconhecido pela CONMEBOL como o primeiro clube campeão sul-americano, em status equivalente ao da Copa Libertadores da América, tendo o Vasco participado da Supercopa dos Campeões da Libertadores em função do seu título de 1948) e em 1998 (Copa Libertadores da América, conquistada no ano do centenário).

Conquistou ainda quatro Campeonatos Brasileiros em 1974, 1989, 1997 e 2000, uma Copa do Brasil em 2011 vinte e dois Campeonatos Estaduais e diversos torneios nacionais e internacionais.

Foi o primeiro na história dos clubes esportivos do Brasil a ter elegido um presidente "não-branco" (em 1904, numa época em que o racismo era prática comum no esporte, os vascaínos tiveram a honra de conduzir o mulato Cândido José de Araújo ao degrau mais alto do clube).

O Vasco da Gama ainda detém dentre o seu plantel de ídolos, os maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro de futebol de todos os tempos, tendo como Roberto Dinamite (atual presidente do Vasco) o maior, com a marca de 190 gols, seguidos de Romário e Edmundo, com 154 e 153 gols respectivamente.

Em 2 de Julho de 2007, o então governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, sancionou o projeto de lei nº 5.052, que criou o Dia do Vasco, data comemorativa que homenageia a fundação do clube.

Segundo estudo feito pela Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo em 2013, o Vasco possui a quarta maior torcida do Brasil, com 5% dos entrevistados. A vantagem do Vasco, de 0,1 ponto percentual, é apenas numérica; como está dentro da margem de erro de 0,68 p.p., Vasco e Palmeiras estão, na verdade, empatados tecnicamente em 4º lugar entre as torcidas.

Fotos:

São Januário


Expresso da vitória


Acácio


Andrada 


Barbosa 


Carlos Germano


Augusto


Bellini


Brito


Domingos da Guia


Mauro Galvão 


Fausto


Geovani


Juninho Pernambucano


Ademir Menezes


Bebeto


Chico


Edmundo


Jair Rosa Pinto


Roberto Dinamite


Romário


Tostão


Vavá


Antônio Lopes


Flávio Costa


Vídeos:

Campeão carioca 1982


Campeão carioca 1988


Campeão da Copa do Brasil 2011


Campeão brasileiro 1974


Campeão brasileiro 1989


Campeão brasileiro 1997


Campeão brasileiro 2000


Campeão da Libertadores 1998


Campeão da Mercosul 2000



Bem. Aí está um pouco da história do Gigante da Colina que nesse momento está na série B do brasileirão, mas seu lugar entre os grandes é eterno.


Semana que vem tem a Fiel. Tem Corinthians.   


O CLUBE DOS 23 (CLUBE ANTERIOR)

PALMEIRAS


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

TER FILHOS...