O CLUBE DOS 23: FLUMINENSE




O “Clube dos 23” fala hoje do tricolor carioca. O Fluminense.

Fluminense Football Club é uma agremiação polidesportiva e cultural, sediada na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, fundada a 21 de julho de 1902.

É uma sociedade civil de caráter desportivo que tem, como principal atividade, o futebol, tendo sido o primeiro colocado do Ranking da CBF em 2013, quinto em 2014.

Quando Oscar Cox fundou o Fluminense Football Club em 21 de julho de 1902, numa casa localizada no número 51 da Rua Marquês de Abrantes, no bairro do Flamengo, não poderia imaginar que um clube marcado pela aristocracia logo cairia no gosto popular. 

Desde os seus primórdios, o "Tricolor" teve, entre seus sócios e frequentadores, representantes das famílias mais tradicionais do Rio de Janeiro. Há várias décadas, o clube se mantém entre as 12 maiores torcidas de um país com tamanho continental. A sua sede em estilo neoclássico, situada no bairro de Laranjeiras, é famosa.

O Fluminense foi a primeira associação do atual Estado do Rio de Janeiro que prosperou fundada para a prática do futebol, sendo também o decano dos grandes clubes brasileiros, inspirando a criação de vários clubes de futebol com o seu nome no Brasil e no exterior tendo, em sua camisa, atualmente, as cores encarnado, verde e branco. As cores originais do time eram o branco e o cinza. Esse padrão inicial durou apenas alguns anos, como será explicado a seguir.

Em 15 de julho de 1904, após leitura de carta de Oscar Cox e Mário Rocha, enviada da Inglaterra, na Assembleia Geral Extraordinária, o Fluminense trocou a camisa anterior, de cor cinza e branco, pela tricolor. Devido à impossibilidade de conseguir tecido na cor cinza, porque não existia no mercado, eles sugeriram as cores encarnado, branco e verde. A indicação foi posta em votação e aceita de imediato.

Apesar dos inúmeros serviços prestados ao esporte e à cultura do país, foram as grandes conquistas nos gramados que alçaram o Fluminense à lista de um dos clubes mais populares do Brasil. 

Quando o futebol ainda engatinhava no país, o clube consolidou sua condição de elite esportiva com o tetracampeonato estadual 1906-1909, alcançando o tricampeonato em 1917-1919, época em que o futebol do eixo Rio-São Paulo começava a atrair públicos relevantes.

O Fluminense se desprendeu da condição de ser um clube apenas da elite a partir da primeira metade da década de 1920, quando o futebol brasileiro finalmente penetrou na cultura das camadas mais populares da sociedade, tendo sido um dos baluartes na luta pela profissionalização dos jogadores em 1933, deixando de restringir a prática do futebol aos associados ou aos falsos amadores de alguns clubes, que praticavam o então chamado "profissionalismo marrom".

Ainda na década de 1920, o Fluminense foi considerado entidade de utilidade pública federal pelo Decreto 5 044, de 28 de outubro de 1926, conforme publicado no Diário Oficial da União de 10 de novembro de 1926, tendo conquistado a sua primeira taça internacional em 1928: a Taça Vulcain.

Destaca-se, entre as glórias tricolores, a conquista da Taça Olímpica, honraria atribuída pelo Comitê Olímpico Internacional ao Fluminense em 1949, por ser o clube um modelo de organização desportiva para todo o mundo. Somente o Fluminense, como clube polidesportivo, possui esse título, o que o torna único no cenário esportivo mundial neste quesito, dividindo esta honraria com países, federações esportivas e comitês olímpicos, entre outros.

Em 1952, quando a população ainda lamentava a perda da Copa do Mundo de 1950, o Fluminense elevou a autoestima do povo carioca conquistando, no Maracanã, a Copa Rio, embrião da Copa do Mundo de Clubes. Com Castilho, Píndaro, Bigode, Telê e vários outros, com Zezé Moreira no comando, o tricolor passou por Sporting Clube de Portugal, Grasshoppers, Peñarol, Austria Vienna e, ao vencer, o Corinthians na final, conquistou essa importante taça para o Brasil.

Por ter sido o clube que mais conquistou títulos estaduais no Estado do Rio de Janeiro no século XX, o Fluminense ostenta o título honorífico de Campeão Carioca do século XX.

Fotos:

Time campeão carioca 1906


Estádio das Laranjeiras 1919


Castilho


Félix


Paulo Vitor


Duílio


Batatais


Edinho


Ricardo Gomes


Vica 


Pinheiro


Bigode


Branco


Carlos Alberto Torres


Delei


Didi


Gerson 


Rivelino


Romerito


Assis


Ézio


Fred


Washington


Telê


Renato 


Vídeos:

Campeão carioca 1984


Campeão carioca 1985


Campeão da Copa do Brasil 2007


Campeão brasileiro 1970 


Campeão brasileiro 1984


Campeão brasileiro 2010


Campeão brasileiro 2012


Campeão carioca 1995


Bem. Aí está um pouco da história do Fluminense que faz um bom começo de campeonato brasileiro.


Semana que vem surge o alviverde imponente. Tem Palmeiras. 


O CLUBE DOS 23 (CLUBE ANTERIOR)

SÃO PAULO    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

TER FILHOS...