O CLUBE DOS 23: PALMEIRAS



Hoje “O Clube dos 23” fala de um dos grandes campeões do século XX. O Palmeiras.

Sociedade Esportiva Palmeiras (conhecida popularmente como o Palmeiras) é um clube poliesportivo brasileiro sediado em São Paulo que tem como modalidade esportiva principal o futebol, com um dos times mais vencedores e que está entre as equipes com maior torcida do País. As cores do clube, presentes no escudo e bandeira oficial, são o verde e branco. O vermelho, presente desde sua fundação em 1914, foi excluído durante a Segunda Guerra Mundial, por pressão do governo nacional, na mesma reunião que formalizou a mudança de nome de Palestra Itália para Palmeiras.

Seus títulos mais importantes conquistados no futebol são a Copa Libertadores da América de 1999 e a Copa Rio de 1951, considerado na época como um Mundial de Clubes de futebol , embora não seja assim reconhecido pela FIFA, que em 15 de dezembro de 2007 divulgou comunicado oficial sobre o tema , voltando atrás de uma decisão tomada meses antes e comunicada ao clube pelo então secretário-geral da entidade, Urs Linsi.

O Palmeiras é a equipe brasileira com o maior número de títulos de abrangência nacional conquistados, sendo o único a vencer todas as competições oficiais que disputou criadas no País, inicialmente pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e, a partir da década de 1970, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) . 

O alviverde possui 11 conquistas deste porte, com destaque maior para seus 8 títulos nacionais: 4 do Campeonato Brasileiro (1972, 1973, 1993 e 1994), principal disputa do País desde 1971; e mais 2 da Taça Brasil (1960 e 1967) e 2 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969), principais disputas brasileiras entre 1959 e 1970, que foram oficializadas pela CBF em 2010 também como Campeonatos Brasileiros. 

Além destes campeonatos, o Palmeiras já venceu no País as Copas do Brasil de 1998 e de 2012 e a Copa dos Campeões de 2000, competições também organizadas pela entidade máxima do futebol brasileiro.

No Estado de São Paulo, o Palmeiras também é um dos principais vencedores, com 22 conquistas do Campeonato Paulista de Futebol e mais dois títulos extras da mesma competição. Em 1996, o alviverde conquistou o estadual daquele ano com a melhor campanha de uma equipe na era profissional neste campeonato . 

Na ocasião, foi campeão com 83 pontos ganhos em 90 possíveis, com um índice de aproveitamento de 92,2% dos pontos disputados e 102 gols marcados em 30 jogos realizados. Desde então, esta marca jamais foi alcançada por qualquer outra equipe na competição.

O Palmeiras é o segundo time brasileiro com maior número de participações em Libertadores, disputou 15 edições e chegou a quatro finais, sendo a equipe do Brasil que possui mais gols marcados na competição. É também a primeira equipe brasileira a chegar a uma final da Libertadores e a 12ª equipe da América do Sul (segunda do Brasil) com o maior número de finais disputadas.

No mais recente Ranking Nacional de Clubes da CBF, que leva em conta o comportamento das equipes nas últimas cinco temporadas e que foi divulgado em 2013, o Palmeiras é o décimo primeiro colocado, com 12.680 pontos. No último ranking da confederação que levou em conta um período histórico mais abrangente do futebol brasileiro e que foi divulgado em 2011, o Palmeiras foi o líder absoluto, com 2.366 pontos.

De acordo com estudo de 2013 da empresa BDO RCS, que avalia as marcas dos maiores clubes de futebol do Brasil, a equipe paulistana tem a quarta marca mais valiosa no País, com valor de R$ 496,4 milhões. A mesma consultoria apontou o Palmeiras como o quarto do Brasil em termos de receitas, com arrecadação estimada em 148,3 milhões de reais em 2010 . Um outro levantamento da BDO, divulgado em 2012, mostrou que o alviverde foi o clube que mais recebeu dinheiro (R$ 44,6 milhões) com patrocínio em 2011 no Brasil, à frente de todos os rivais .

Em 1965, foi inaugurado o Estádio Magalhães Pinto, o "Mineirão", e, para coroar os festejos da inauguração, organizou-se um amistoso entre a Seleção Brasileira e a do Uruguai. Pela primeira vez na história do futebol brasileiro, um time, a Sociedade Esportiva Palmeiras, foi convidado para compor toda a delegação, do técnico ao massagista, do goleiro ao ponta-esquerda, incluindo os reservas. 

Uma primazia única em reconhecimento a uma das melhores equipes do País na época, que vencia os adversários, convencia e encantava de tal maneira que recebeu da imprensa e do povo a alcunha de "Academia de Futebol". A partida foi realizada no dia 7 de setembro (data da independência brasileira), e o Palmeiras derrotou o Uruguai por 3 a 0.


Fotos:

Arena Palmeiras


Emerson Leão


Marcos


Velloso


Djalma Dias


Luís Pereira 


Arce


Cafu


Djalma Santos


Roberto Carlos 


Ademir da Guia


Alex


Jair Rosa Pinto 


Leivinha


Edmundo


Evair


Julinho Botelho

Rivaldo


Luís Felipe Scolari


Vanderley Luxemburgo


Vídeos:

Campeão paulista 1993

Campeão paulista 1996

Campeão brasileiro 1972

Campeão brasileiro 1973 

Campeão brasileiro 1993

Campeão brasileiro 1994

Campeão da Copa do Brasil 1998

Campeão da Copa do Brasil 2012

Campeão da Mercosul 1998

Campeão da Libertadores 1999


Bem. Aí está um pouco da história do Palmeiras que retornou esse ano a série A e faz um começo irregular de campeonato brasileiro.


Semana que vem tem o gigante de colina. Tem Vasco da Gama.


O CLUBE DOS 23 (CLUBE ANTERIOR)

FLUMINENSE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

TER FILHOS...