O CLUBE DOS 23: CORINTHIANS





O “Clube dos 23” hoje fala do clube que pertence a uma torcida. Ou a torcida que tem um clube? Fala do Corinthians.

O Sport Club Corinthians Paulista (conhecido apenas por Corinthians e cujo acrônimo é SCCP) é um clube multiesportivo brasileiro sediado na cidade de São Paulo

Foi fundado como uma equipe de futebol no dia 1º de setembro de 1910 por um grupo de operários do bairro Bom Retiro. Seu nome foi inspirado no Corinthian FC de Londres, que excursionava pelo Brasil, sendo chamado pela imprensa brasileira da época de Corinthians team. Foi um dos primeiros clubes do país a aceitar atletas negros. 

Embora tenha atuado em outras modalidades esportivas ao longo dos anos, seu reconhecimento e suas principais conquistas foram alcançados no futebol. O clube conquistou dois Mundiais da FIFA (recordista ao lado do Barcelona), uma Copa Libertadores da América, uma Recopa Sul-Americana, 5 títulos do Campeonato Brasileiro, 3 da Copa do Brasil, 5 do Torneio Rio-São Paulo (recordista, ao lado de Palmeiras e Santos) e 27 do Campeonato Paulista (atual recordista).

O clube costumava atuar como mandante no Estádio Municipal do Pacaembu. Seus rivais históricos são o Palmeiras, com quem disputa o Derby Paulista, o São Paulo, com quem disputa o Majestoso, e o Santos, com quem disputa o Clássico Alvinegro. Sua torcida é conhecida como "Fiel" e seus torcedores são estimados em aproximadamente 30 milhões espalhados por todo o Brasil e pelo mundo, atrás nacionalmente somente do carioca Flamengo, além de ser o primeiro na Região Sudeste

De modalidades esportivas importantes ao longo da história corintiana, destacam-se o basquete, onde o clube desfrutou de relativo sucesso, especialmente durante as décadas de 1950 e 1960, com a conquista de títulos paulistas, brasileiros e até sul-americanos, além de um vice-campeonato mundial em 1966, e o futsal, a partir da década de 1970, que rendou conquistas em torneios estaduais e nacionais.

A influência do remo na história do clube modificou o escudo original, que aludia meramente ao futebol, com o acréscimo do par de remos e da âncora como aparecem até os dias de hoje.

Em 1° de setembro de 1910, um grupo de cinco operários (Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correa e Carlos Silva), do bairro paulistano do Bom Retiro, sob a luz de um lampião, às oito e meia da noite, decidiram criar um novo time de futebol, além de mais oito pessoas que contribuíram com 20 mil réis e também foram considerados sócio-fundadores. 

A ideia surgiu depois de assistirem à atuação do Corinthian FC, equipe inglesa de futebol, fundada em 1882, que excursionava pelo Brasil, os ingleses eram chamados pela imprensa de "Corinthian's Team". Mas o time brasileiro só seria batizado "Sport Club Corinthians Paulista" depois de muita discussão e algumas reuniões na casa de outro integrante do grupo de amigos.

O presidente escolhido por eles foi o alfaiate Miguel Battaglia, que já no primeiro momento afirmou, "O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time". Da primeira coleta à compra da primeira bola de futebol do clube pouco tempo passou. Na verdade, apenas uma semana.

Um terreno alugado na Rua José Paulino foi aplainado e virou campo, e foi lá que, já no dia 14 de setembro, o primeiro treino foi realizado diante de uma plateia entusiasmada que garantiu, "Este veio para ficar". 

De partida em partida o time foi se tornando famoso, mas era ainda um time de várzea.

Nesse mês de maio de 2014 o Corinthians inaugurou sua nova casa, a Arena Corinthians, que será palco do primeiro jogo da copa do mundo.

Fotos:  

Pacaembu


Arena Corinthians


Corinthians inglês


Corinthians x Palmeiras anos 20 


Gilmar


Ronaldo


Gamarra


Zé Maria


Wladimir


Basílio


Biro-Biro 


Luizinho


Marcelinho


Neto



Rivelino


Sócrates


Casagrande


Tevez


Viola


Rincón


Edilson


Ronaldo


Cláudio


Emerson Sheik


Oswaldo Brandão


Tite


Vídeos:

Campeão da Copa do Brasil 1995


Campeão da Copa do Brasil 2002


Campeão da Copa do Brasil 2009


Campeão brasileiro 1990


Campeão brasileiro 1998


Campeão brasileiro 1999


Campeão brasileiro 2005


Campeão brasileiro 2011


Campeão mundial 2000


Campeão da Libertadores 2012


Campeão mundial 2012


Campeão paulista 1977 



Bem. Aí está um pouco da história do Corinthians que faz um bom começo de campeonato brasileiro.


Semana que vem em sua reta final vem o clube mais popular do Brasil. Tem Flamengo. 


O CLUBE DOS 23 (CLUBE ANTERIOR)

VASCO

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

TER FILHOS...