O CLUBE DOS 23: PORTUGUESA




Nessa semana, excepcionalmente sexta-feira, acontece o último “O clube dos 23” do ano e ele fala de um clube que está no meio dos principais acontecimentos da atualidade no futebol brasileiro. A Portuguesa de Desportos. 

Associação Portuguesa de Desportos é um clube poliesportivo brasileiro sediado em São Paulo que tem como modalidade esportiva principal o futebol. É um dos cinco grandes clubes do futebol paulista, sendo o quinto colocado nos diversos rankings paulistas entre as equipes de futebol em atividade.

O Campeonato Brasileiro — Série B de 2011, o vice-campeonato do Campeonato Brasileiro de 1996, as conquistas dos Torneio Rio-São Paulo de 1952 e 1955, numa época em que esta competição era a mais importante do Brasil e as 3 conquistas do Campeonato Paulista (a última em 1973), ficaram marcados como os mais célebres momentos da história da Portuguesa.

Fundada em 1920, a Lusa, como também é conhecida, já contou com grandes jogadores da história do futebol brasileiro. Djalma Santos, Julinho Botelho, Leivinha, Marinho Peres, Enéas, Roberto Dinamite e Dener, foram só alguns dos grandes futebolistas que jogaram pela equipe paulistana.

Em 2013 disputou e conquistou a Série A2 do Paulistão, classificando-se para a disputa da Série A1 do Campeonato Paulista de Futebol em 2014, assim como também disputou em 2013 o Brasileirão — Série A.

No dia 14 de agosto de 1385, as tropas portuguesas, lideradas por D. João, mestre de Avis, derrotaram as tropas de D. João I de Castela em Aljubarrota. A batalha de Aljubarrota é um dos acontecimentos mais importantes da história de Portugal e marcou o início da dinastia de Avis, ligada aos descobrimentos que permaneceria no poder até 1580.

A Portuguesa surgia da fusão de cinco sociedades lusitanas já existentes: Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. O pedido de filiação da Portuguesa à Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) foi deferido no dia 2 de setembro de 1920, mas como não havia mais tempo para a inscrição no campeonato daquele ano a Portuguesa fundiu-se ao Mackenzie, já inscrito, e participaram juntos do campeonato de 1920.

A Associação Atlética Mackenzie College foi o primeiro clube de futebol brasileiro para brasileiros. Fundada em 1898 por estudantes do Mackenzie College era formada apenas por alunos do colégio. A Portuguesa-Mackenzie disputou os certames pela APEA até 1922

Em 1923 a Associação Portuguesa de Esportes desligou-se do parceiro e passou a disputar jogos com sua antiga denominação. Em 1940 a Associação Portuguesa de Esportes alterou seu nome para Associação Portuguesa de Desportos.

Principais jogadores de 1933, em que a Lusa foi a terceira colocada no Campeonato Paulista e também no Torneio Rio-São Paulo: Batatais, Neves e Machado.

No Torneio Rio-São Paulo, a competição mais acirrada do ano de 1933 no Brasil, a Lusa fez 30 pontos em 22 jogos, com 12 vitórias, 6 empates e apenas 4 derrotas, 57 gols pró e 33 contra, saldo favorável de 24 gols.

A equipe da Portuguesa de 1935 e 1936 ficou marcada por ter sido bicampeã paulista.

Em 1935, a Portuguesa tinha quinze anos de história e venceu o campeonato paulista daquele ano com certa facilidade tendo sido líder absoluta durante toda a competição, só não sendo campeã invicta daquele ano, pois tropeçou no último jogo da competição contra o Ypiranga na rua dos Ituanos. 

Por causa de seu tropeço a Portuguesa voltou a enfrentar a equipe do Ypiranga numa melhor-de-três pontos, empatando com a equipe do Ypiranga por 2 a 2, mas impondo a sua melhor categoria na segunda partida quando impôs uma goleada por 5 a 2 se tornando campeã paulista de 1935 naquele que foi seu primeiro título estadual.

No ano seguinte veio o bicampeonato com certa facilidade, pois a Portuguesa chegou na final contra o mesmo Ypiranga que enfrentou no ano anterior, só que desta vez não foi preciso uma melhor de três, pois a Lusa goleou a equipe do bairro do Ipiranga por 6 a 1.

Escalação: Rossetti, Fiorotti e Oswaldo; Duílio, Barros e Mandico; Arnaldo, Frederico, Paschoallino, Carioca e Adolpho.

No último ano da década de 1930, em 1940, primeiro ano da Era Pacaembu, a Lusa se sagraria ainda vice-campeã paulista.

O time da década de 1950 é considerado a melhor equipe de toda a história da Portuguesa, não só por ter conquistados títulos importantes dentro e fora do País, mas também por ter levado muitos jogadores para a seleção brasileira.

A Lusa conquistou um torneio disputado na cidade de Salvador no ano de 1951, torneio este disputado contra as equipes baianas do Esporte Clube Bahia, Esporte Clube Vitória e Esporte Clube Ypiranga, este último sendo na época, um dos grandes clubes da capital baiana como os outros dois que formam a conhecida dupla Ba-Vi e também o Torneio de Belo Horizonte neste mesmo ano, disputado contra os clubes mineiros América, Atlético e Cruzeiro

Além do Torneio San Izidro 1951 conquistado na Espanha a Portuguesa também ganhou a Fita Azul por 3 vezes por ter feito três expedições fora do País invictas, nos anos de 1951, 1953 e 1954.

A 17 de setembro de 1954 foi feita Dama da Ordem Militar de Cristo.

A Portuguesa dos anos 1950 também foi por duas vezes campeã do Torneio Rio-São Paulo. Nos anos de 1952 na final contra o Clube de Regatas Vasco da Gama e em 1955, na final contra a Sociedade Esportiva Palmeiras.

No último ano da década de 1950 a Lusa foi vice campeã paulista de 1960 terminando o campeonato dois pontos atrás do Santos Futebol Clube do Rei Pelé .

Principais jogadores da Portuguesa na década de 1950: Brandãozinho, Djalma Santos, Ipojucan, Simão, Julinho Botelho e Pinga.

Fotos:

Portuguesa de 1973


Canindé


Djalma Santos


Julinho Botelho


Leivinha


Marinho Peres


Enéas


Roberto Dinamite


Zé Roberto


Rodrigo Fabri


Dener


Vídeos:

Campeã série B paulista 2013


Campeã série B brasileiro 2011


Campeonato  brasileiro 1996 (Vice campeã)


Campeã paulista 1973


Portuguesa 7 x 2 São Paulo (Brasileiro 1988)


Portuguesa 4 x 0 Corinthians (Brasileiro 2013)


Golaço de Dener (Campeonato paulista 1993)


Golaço de Dener 2 (Campeonato paulista 1991)


Bem. Aí está um pouco da história da Portuguesa que fez um bom campeonato brasileiro terminando em 12° lugar, mas nesse momento está rebaixada a série B do brasileirão pelo STJD por botar um jogador irregular na partida da última rodada contra o Grêmio. 




O “O clube dos 23” entra em recesso em janeiro e volta em fevereiro  com um dos clubes mais simpáticos do Brasil. O América.


O CLUBE DOS 23 (CLUBE ANTERIOR)

BANGU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

2023