quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O CLUBE DOS 23: GRÊMIO





O clube dos 23 prossegue hoje falando de um dos clubes mais vitoriosos de nosso futebol. O imortal. O Grêmio.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (conhecido apenas por Grêmio) é um clube de futebol brasileiro da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Foi fundado em 15 de setembro de 1903.

Suas cores são o azul celeste, o preto e o branco. Seu antigo estádio é o Olímpico Monumental. A nova Arena do Grêmio está pronta para uso, tanto que já recebeu o jogo de estreia, um amistoso entre Grêmio e Hamburgo da Alemanha que ocorreu no dia 8 de dezembro de 2012, às 22h30min. O jogo terminou 2 a 1 para Grêmio, repetindo o resultado da final de 1983, onde o clube gaúcho conquistou seu único título da Copa Intercontinental. O jogo de estreia teve gols de André Lima e Marcelo Moreno para o Grêmio e Heiko Westermann para o Hamburgo. 

Já foi campeão da Copa Libertadores da América em duas ocasiões e vice em duas outras oportunidades, campeão da Copa Intercontinental uma vez se tornando o primeiro clube gaúcho a vencer um torneio intercontinental, sendo vice contra o Ajax da Holanda em outra ocasião, além de campeão da Recopa Sul-Americana. Conquistou dois Campeonatos Brasileiros da Série A, um Campeonato Brasileiro da Série B, quatro Copas do Brasil e uma Supercopa do Brasil, além de uma Copa Sul e um Campeonato Sul-Brasileiro. Também já venceu trinta e seis vezes o Campeonato Gaúcho e uma vez a Copa FGF.

Atualmente ocupa o quinto lugar no Ranking da CBF, publicado em 21 de dezembro de 2012, com 14.460 pontos, é o sexto melhor clube brasileiro no Ranking da CONMEBOL, publicado em 18 de fevereiro de 2013, ocupando o décimo sétimo lugar na tabela geral com 156,7 pontos, e é o quarto melhor clube brasileiro no Ranking Mundial de Clubes da IFFHS, publicado em 4 de março de 2013, ocupando o vigésimo terceiro lugar na tabela geral com 202 pontos. 

O clube já revelou vários futebolistas de renome internacional ao longo de sua história, como Lucas Leiva, Anderson, Emerson, Renato Portaluppi e Ronaldinho Gaúcho

O Grêmio é o clube de futebol com o segundo maior número de associados no Brasil, segundo dados de 2009. O Tricolor possui pouco menos de 60 mil associados em dia, conforme dados de fevereiro de 2011. A renda que os sócios geram ao clube chegava a dois milhões de reais mensais em julho de 2009. 

Além disso, conforme pesquisa do IBOPE realizada em junho de 2010, o Grêmio tem a sexta maior torcida do Brasil, com 4% (com margem de erro de 1,2 ponto percentual) da preferência nacional, o que equivale a 7,7 milhões de pessoas. À sua frente, há apenas clubes do estado do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O instituto Datafolha registra que o Imortal Tricolor também tem a sexta maior torcida do país, com 3% da população nacional de seguidores, segundo dados de abril de 2010. Segundo o mesmo centro de pesquisas, em pesquisa realizada no início do ano, o clube tem 44% da preferência dos gaúchos e de 47% dos porto-alegrenses. No estado, conforme o Top of Mind da revista Amanhã, mais de 50% dos gaúchos citaram o Grêmio como o time de futebol mais lembrado em 2012; há dezessete anos o clube é o mais lembrado em tal área. 

De acordo com a empresa BDO RCS Auditores Independentes, a marca do clube é a oitava de maior valor no Brasil, ultrapassando os 316 milhões de reais e ficando empatada com a do Vasco da Gama na lista liderada pelo Corinthians (com sua marca sendo avaliada em 1 bilhão de reais).
 
A história do Grêmio data de antes de sua fundação. Porto Alegre, em 1903, tinha 120 mil habitantes. Um fato importante para a criação do clube foi a disputa de um jogo de futebol entre o primeiro e o segundo Rio Grande, uma exibição preparada em 7 de setembro de 1903 e realizada no campo da Várzea (atual Parque Farroupilha).

Após o esvaziamento da bola da partida, o paulista Cândido Dias da Silva, um comerciante sorocabano, emprestou a pelota que trazia. Em troca do favor, ele recebeu lições de como se fundar um clube de futebol; oito dias depois, trinta e dois homens se reuniram no Salão Grau, restaurante de um hotel da rua 15 de Novembro (atual rua José Montauri), no Centro de Porto Alegre e fundaram o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. 

A primeira sede oficial do clube foi declarada como sendo na rua Santa Catarina, número 47 (atual rua Dr. Flores, no centro de Porto Alegre). Carlos Luiz Bohrer foi nomeado presidente. No dia 30 de setembro, as cores do clube foram decididas: as camisetas seriam havana e azul listradas horizontalmente com uma faixa branca na cintura, calções e meias pretas. À época, também definiram-se outros acessórios já obsoletos, como gravatas (na cor branca) e boné.
 
O primeiro jogo do recém fundado clube ocorreu em 6 de março de 1904, contra o FussBall Club Porto Alegre, fundado no mesmo dia que o Grêmio. Em uma jornada dupla (dois jogos na mesma tarde), o Grêmio garantiu as duas primeiras vitórias de sua história, vencendo ambos por 1 a 0. Em 20 de julho de 1904, o uniforme foi mudado para um modelo metade azul metade preto. 

Sem estádio, os treinos nos anos inicias eram realizados na várzea do Gravataí (local do atual Aeroporto Salgado Filho), na várzea da Redenção, perto da Gruta da Glória, no Morro da Polícia e no bairro Floresta. Em 1904, a direção resolveu construir um estádio próprio. 

O local escolhido ficava no bairro Moinhos de Vento, próximo do Prado da Independência e do clube Tiro Alemão (onde atualmente localiza-se o clube Caixeiros Viajantes). A área pertencia a Hemetério Mostardeiro (família que possuía a maior parte das terras da região e dava nome informal ao local: Mato Mostardeiro), herdada de seu pai, Antônio José Gonçalves Mostardeiro. Tradicionalmente, era um local frequentado por famílias ricas da Capital. 

Com um empréstimo junto ao Brasilianische Bank Für Deutschland, o clube comprou a propriedade dos Mostardeiro por dez contos de réis. O jogo de inauguração ocorreu em agosto de 1904 entre duas formações do próprio clube. Em abril de 1911, após vender títulos a sócios por cinquenta mil-réis, o Grêmio comprou mais uma quadra dos Mostardeiro e expandiu o "Fortim da Baixada"; o novo pavilhão, apelidado de Pombal, ficou pronto em outubro de 1912. Em 1918, este pavilhão foi reformado e tornou-se a primeira sede própria do clube. 

A primeira competição disputada foi a Taça Wanderpreiss, com a primeira edição em 6 de março de 1904, vencido pelo Grêmio contra o Fussball Club Porto Alegre

A tradição, portanto, começou a se criar. Alguns anos depois, em 18 de julho de 1909, o primeiro jogo contra o Sport Club Internacional, que mais tarde se tornaria o seu arquirrival, foi disputado, com vitória de 10-0 para os tricolores. No ano seguinte, foi criada a 1ª Liga de Clubes de Porto Alegre, por ideia vinda do Grêmio. 

Posteriormente, foi realizado o Campeonato Citadino de Porto Alegre, o qual o Tricolor venceu ininterruptamente de 1911 a 1915. Mesmo amador, o clube já jogava contra equipes de outros estados, ou até mesmo países.

Fotos:

Time de 1903


Time de 1906


Estádio da Baixada (Começo do século XX)


Estádio Olímpico


 Arena do Grêmio


De Leon


Emerson


Jardel


Renato


Tarciso


Paulo Nunes

Dinho


Anderson


Danrlei


Ronaldinho Gaúcho


Felipão


Vídeos: 

Campeão da Copa do Brasil 1989


Campeão da Copa do Brasil 2001


Campeão brasileiro 1981


Campeão brasileiro 1996


Campeão da Libertadores 1983


Campeão da Libertadores 1995


Campeão do mundo 1983


Campeão da série B 2005 (Batalha dos Aflitos)


Bem. Aí está um pouco da história do gigante Grêmio que nesse momento ocupa a segunda posição do campeonato brasileiro.


Semana que vem, excepcionalmente segunda-feira, voltamos a Minas Gerais com o “Galo forte vingador”. Tem Atlético Mineiro.



O CLUBE DOS 23 (CLUBE ANTERIOR)

CRUZEIRO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário