CINEBLOG: SCARFACE




A coluna “Cineblog” continua hoje falando de um filme que gosto muito. O lendário “Scarface” protagonizado pelo não menos lendário Al Pacino.

Sempre ouvi falar desse filme, mas não faz muito tempo que vi pela primeira vez. Só sei que depois que vi fiquei viciado. Assisto todas as vezes que passa na TV e Tony Montana se tornou um de meus personagens preferidos no cinema.   

Cineblog orgulhosamente apresenta:

SCARFACE


Scarface é um filme dirigido por Brian de Palma que apresenta o papel de um imigrante cubano que tenta formar um império de tráfico de drogas. O filme foi realizado em 1983, sendo o remake de outro filme de 1932 realizado por Howard Hawks e produzido por Howard Hughes.

O argumento é de Oliver Stone baseado num romance de Armitage Trail. Scarface é um dos filmes mais violentos já feitos e também um expoente de Hollywood no Cinema da década de 80.

Censurado em muitos países, a palavra "fuck" é dita 182 vezes.

Rumores dizem que a banda Blink-182 adotou o 182 por causa do filme. Essa marca só seria superada com o lançamento do filme Goodfellas (Tudo Bons Rapazes em Portugal e Os Bons Companheiros, no Brasil) em 1990, em que a palavra é dita 246 vezes.

O filme de Brian de Palma é uma refilmagem do filme Scarface - A Vergonha de uma Nação, do diretor Howard Hawks, de 1932. O roteirista Oliver Stone não apenas colocou o enredo nos anos 80, como também transferiu o ambiente da história de Chicago para Miami.

Um criminoso cubano, Tony Montana (Al Pacino), é exilado de Cuba para Miami, EUA. Ao lado de alguns companheiros, um deles Manny Ribeira (Steven Bauer), Tony começa fazendo pequenos trabalhos para um chefão do tráfico de drogas Frank Lopez (Robert Loggia), e em pouco tempo sobe na organização criminosa, enquanto sobem ainda mais suas ambições. 

Tony se apaixona por Elvira Hanckoc (Michelle Pfeiffer), esposa de seu chefe. Logo depois, Tony mata Frank, após esse ter tentado matá-lo. Tony chega ao topo do império da cocaína em Miami trabalhando ao lado do barão da coca Alejandro Sosa e ganha cada vez mais poder e dinheiro, entretanto começa a ter problemas devido ao vício em cocaína, problemas pessoais com sua irmã Gina e problemas com o imposto de renda o que acabam afetando indiretamente Tony Montana e aos poucos o levam a ruína.

Elenco

  • Al Pacino como Tony Montana
  • Steven Bauer como Manny Ray
  • Michelle Pfeiffer como Elvira Hancock
  • Mary Elizabeth Mastrantonio como Gina
  • Robert Loggia como Frank Lopez
  • Miriam Colon como Mama Montana
  • F. Murray Abraham como Omar Suárez
  • Paul Shenar como Alejandro Sosa
  • Harris Yulin como Mel Bernstein

Premiações

  • Globo de Ouro: Scarface recebeu três indicações ao prêmio, nas categorias de Melhor Ator em Drama (Al Pacino), Melhor Ator Coadjuvante (Steven Bauer) e Melhor Trilha Sonora.
  • Satélite de Ouro: o filme foi indicado ao prêmio Satélite de Ouro na categoria de Melhor Lançamento de Clássico em DVD, no ano de 2004.

Semana que vem “Cineblog” fala do filme “O sexto sentido”


CINEBLOG ANTERIOR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

2023