CINEBLOG: O SEXTO SENTIDO




“O Cineblog” de hoje fala de um dos meus filmes preferidos. “O sexto sentido”.

Esse filme marcou a virada dos anos 90 pra 2000 e muito de seu sucesso veio pelo fim inesperado e impactante e a propaganda boca a boca.  

Um exemplo disso é que vi em um cinema não muito cheio. O fim do filme me impactou de tal forma que até hoje influencia nas coisas que escrevo. Fiz questão de voltar ao cinema com familiares e amigos pra mostrar o quão impressionante o filme era e ao contrário da primeira vez a sessão estava lotada.

Cineblog orgulhosamente apresenta:

O SEXTO SENTIDO


The Sixth Sense (AFI[ðə sɪksθ sɛns]; br/pt: O Sexto Sentido) é um filme estadunidense de horror psicológico de 1999, escrito e dirigido por M. Night Shyamalan. Conta a história de Cole Sear (Haley Joel Osment), um menino incomodado e isolado que é capaz de ver e falar com os mortos, e um psicólogo infantil igualmente perturbado (Bruce Willis), que tenta ajudá-lo. O filme estabeleceu Shyamalan como roteirista e diretor, e introduziu ao público de cinema seus filmes, mais notavelmente sua afinidade para o final surpreendente. O filme foi indicado a seis Óscars, incluindo o de Melhor Filme.

Malcolm Crowe (Bruce Willis), um psicólogo infantil, chega em sua casa na Filadélfia junto com sua mulher, Anna Crowe (Olivia Williams), após ser premiado pelo seu trabalho. Anna reclama com Malcom dizendo que por causa de seu trabalho tudo fica em segundo plano. Os dois então descobrem que não estão sozinhos, um jovem empunhando uma arma aparece. Ele diz querer não ter mais medo e culpa o psicólogo por ter falhado com ele. 

Malcom o reconhece como Vincent Gray (Donnie Wahlberg), um antigo paciente que ele tratou durante sua infância e que sofria de alucinações. Gray atira no abdome de Malcom e após isso se mata.

No outono seguinte, Malcom começa a trabalhar com outro paciente, Cole Sear (Haley Joel Osment), um garoto de nove anos, que passa por uma situação similar a de Vincent. Malcom se dedica bastante a ajudar o menino, mas é assombrado por dúvidas sobre sua capacidade de ajudá-lo depois de seu fracasso com Vincent. Enquanto isso, seu relacionamento com sua esposa se ​​deteriorou ao ponto dela o ignorar e se recusar a falar com ele. 

Malcom passa a achar que ela possa estar tendo um romance com um colega de trabalho que fica sempre perto de sua casa, contudo isso causa a ele tristeza, não raiva. Ele também diversas vezes tem dificuldades em abrir a porta de seu escritório no porão.

Ao ganhar a confiança dele, Cole conta a ele que "vê pessoas mortas... andando em volta como pessoas normais". Embora inicialmente pense que ele está delirando, Malcom acredita que ele está dizendo a verdade e que Vincent poderia ter tido a mesma capacidade de ver fantasmas.

Elenco

Ator/Atriz
Papel
Bruce Willis
Dr. Malcolm Crowe
Haley Joel Osment
Cole Sear
Toni Collette
Lynn Sear
Olivia Williams
Anna Crowe
Trevor Morgan
Tommy Tammisimo
Donnie Wahlberg
Vincent Grey
Peter Anthony Tambakis
Darren
Jeffrey Zubernis
Bobby
Bruce Norris
Stanley Cunningham
Glenn Fitzgerald
Sean
Greg Wood
Mr. Collins
Mischa Barton
Kyra Collins
Angelica Page
Mrs. Collins
Lisa Summerour
Bridesmaid

Premiações


O filme teve seis indicações ao Oscar ("Melhor Ator Coadjuvante" - Osment, "Melhor Atriz Coadjuvante" - Collette, "Melhor Diretor", "Melhor Edição", "Melhor Filme" e "Melhor Roteiro Original"), mas não ganhou nenhum;
O filme foi vencedor de 30 outros prêmios;
O filme teve mais 33 indicações para outros prêmios.   


Semana que vem "Cineblog" fala de "O expresso da meia-noite"



CINEBLOG ANTERIOR

SCARFACE
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA