terça-feira, 29 de abril de 2014

O CLUBE DOS 23: SÃO PAULO




Hoje “O clube dos 23” fala de um dos clubes mais vitoriosos do país. O São Paulo.

O São Paulo Futebol Clube (conhecido apenas por São Paulo e cujo acrônimo é SPFC) é uma associação esportiva brasileira. O clube foi fundado em 1930 e refundado em 1935 após um breve período de inatividade sendo que hoje, é um dos times mais bem sucedidos do Brasil e do mundo.

Dentre seus principais títulos destacam-se seis Campeonatos Brasileiros, três Copas Libertadores, duas Copas Europeias/Sul-Americanas e o Mundial da FIFA de 2005, totalizando três campeonatos mundiais interclubes, além de vinte e um Campeonatos Paulistas. Quanto a títulos internacionais o São Paulo é a terceira maior equipe da América do Sul, depois de Boca Juniors e Independiente, totalizando 12 conquistas.

Também possui tradição em outros esportes que não o futebol, como no atletismo, onde seu atleta Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro bicampeão olímpico do país e quebrou recordes mundiais, responsáveis pelas duas estrelas douradas no escudo do clube.

No âmbito nacional o São Paulo só deixa de estar na primeira colocação no Ranking da CBF onde aparece em sétimo. Já pelas classificações da revista Placar, Folha de São Paulo e RSSSF, ele aparece sempre em primeiro. 

Entre os demais clubes do mundo o Tricolor do Morumbi, um dos apelidos pelo qual é conhecido, ocupa a oitava colocação de acordo com a Folha de S. Paulo. Pelo ranking da CONMEBOL, que leva em conta apenas os resultados obtidos nas últimas cinco edições das competições organizadas pela entidade, o clube é o quarto entre os brasileiros e o sétimo em toda a América Latina.

Já para a IFFHS, órgão de estatística reconhecido pela FIFA e que produz mensalmente um ranking de clubes, o Tricolor Paulista é o 10º melhor clube atualmente e o 18º melhor de todos os tempos, sendo o primeiro entre os clubes brasileiros. A mesma IFFHS elegeu o São Paulo como o melhor time brasileiro da última década (2001-2011) e o segundo na América do Sul, atrás apenas do Boca Juniors da Argentina

De acordo com a empresa BDO RCS Auditores Independentes a marca do clube é a terceira de maior valor no Brasil ultrapassando os 848 milhões de reais, ficando muito próximo ao Flamengo (com R$ 855 milhões) e distante do Corinthians (com R$ 1,1 bilhão). Essa posição foi obtida graças a um incremento de 234% em bilheteria e 93% no marketing, além de possuir o Estádio do Morumbi

Em 18 de outubro de 2006 foi sancionada na cidade de São Paulo a lei nº 14 229 de 11 de outubro do mesmo ano, cujo projeto de lei era de nº 648 de 2005, onde fica definido que no dia 16 de dezembro de cada ano será comemorado o "Dia Tricolor", homenageando, dessa maneira, a data de refundação do clube.

Fotos:

CT de Cotia


Morumbi



Adhemar Ferreira da Silva


Zetti


Gilmar 


Waldir Peres


Cafu



Fórlan 


Oscar 


Bellini


Mauro Ramos


Dario Pereyra 


Gérson 


Pedro Rocha


Raí


Silas


Zizinho 


Muller


Canhoteiro


Careca 


Leônidas


Friedenreich 


Rogério Ceni 



Muricy Ramalho



Telê Santana


Vídeos:

Campeão paulista 1991


Campeão brasileiro 1977


Campeão brasileiro 1986


Campeão brasileiro 1991


Campeão da Libertadores 1992


Campeão da Libertadores 1993


Campeão da Libertadores 2005


Campeão mundial 1992


Campeão mundial 1993


Campeão mundial 2005


Bem. Aí está um pouco da história do tricolor paulista que começou bem o campeonato brasileiro de 2014.



Semana que vem tem outro tricolor. O das três cores que traduzem tradição. Tem Fluminense.


O CLUBE DOS 23 (CLUBE ANTERIOR)

BOTAFOGO
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário