VOLTA NO MORTO


*Capítulo publicado na coluna "Enredo do meu samba" no blog Ouro de Tolo em 26/10/2013


Tive que rir né? Afinal Apolinério recebeu o troco merecido. Perguntei a Panguá se ele tinha mais alguma história envolvendo carnaval e o homem fez o sinal da cruz dizendo “to fora”. Logo depois levantou e foi ao 402.

Fui para o trabalho e depois passei na casa de meu pai para ir ao “Casa de bamba”. Tempo que não íamos lá. Chegando pegamos uma “gelada” com o Almeidinha e perguntei ao Manolo como estava a situação do bar. O dono do local triste, respondeu que estava perto de fechar e entregar a chave pra igreja.

Perguntei se não podíamos fazer nada e ele respondeu que a dívida era alta demais. Ficamos um tempo em silêncio e o homem perguntou se eu conhecia o Dodô do Estácio.

Respondi que não e meu pai percebeu um homem sentado em outra mesa bebendo uma cerveja e comentou “Ih, olha o Dodô ali!!”. Dodô tinha noventa anos e vivido tudo do carnaval. Manolo comentou “Cheguem lá que terão histórias deliciosas pro livro.”

Peguei nossa cerveja e cheguei com meu pai na mesa de Dodô. O homem já conhecia meu pai e lhe deu um abraço nos convidando para sentar. Pedi mais uma cerveja para Almeidinha e começamos a jogar conversa fora.
Conversávamos quando ouvimos um barulho do lado de dentro do bar. 

Depois ouvimos a voz de Manolo reclamando com Almeidinha pelo garçom ter deixado cair um copo e Dodô bebericando a gelada riu e comentou “Ufa, pensei que fosse o espírito de Borjalo”.

Evidente que fiquei curioso com isso que o bamba falou e perguntei que história era aquela de “espírito de Borjalo”. O homem riu e contou a vida e morte do compositor de samba-enredo Borjalo.

A disputa na Acadêmicos da Guanabara sempre foi difícil. A escola é conhecida por ter os maiores poetas e os sambas mais famosos do Rio de Janeiro e foi assim até recentemente.

Até que os talentosos e malandros Dudu, Martinho, Larcinho e Quito decidiram montar uma parceria.

Dudu e Martinho já eram compositores antigos da casa e se juntaram a Quito que era um excepcional cantor e que se transformara na voz oficial da escola e Larcinho, um garoto filho do vice presidente da escola o sr Lárcio Sodré.  

Ganharam dois anos a competição na escola e como cada vez que se ganha fica mais difícil vencer no ano seguinte tinham que fazer algo para garantir o tricampeonato.

Conseguiram um patrocínio poderoso com o major Barrosão, chefe da milícia na área que se dispôs a ajudar financeiramente no que precisasse a parceria, só querendo sua grana de volta em caso de vitória do grupo. 

Concordaram com a oferta e para fechar o grupo pensaram em um antigo compositor da Acadêmicos que há muito tempo não escrevia e se transformara o responsável pela quadra da escola, Gilberto Borjalo.   

Parceria formada fizeram o samba e foram para disputa. A parceria era muito talentosa e conseguiu o tricampeonato, grana preta garantida por mais um ano.

Na semana seguinte Dudu, Martinho, Quito, Larcinho, Barrosão e Borjalo promoveram um mega churrasco no morro com presenças até de políticos que promoviam o “beija mão” ao major. Barrosão dava tiros ao alto dizendo que quem mandava ali era ele e sempre ganharia o samba que ele quisesse na escola e que usaria a grana que os compositores lhe devolveriam para fazer uma escolinha de percussão na comunidade.

O dinheiro só saía depois do carnaval. A escola não fez um bom desfile escapando do rebaixamento por pouco, mas escapou que era o que importava. Assim a parceria poderia planejar o tetra e ganhar mais dinheiro.

Souberam que o dinheiro seria liberado na segunda de manhã e no domingo resolveram fazer uma festinha para comemorar. Quito era casado e Dudu homem caseiro então não foram. A festinha foi comandada por Martinho e Larcinho.

Pelas tantas Larcinho comunicou a Martinho que tinha chamado Borjalo. Martinho perguntou se era uma boa, a festa estava cheia de mulheres, bebida, não era muito a praia de Borjalo que gostava mais de tomar café e jogar cartas, mas Larcinho mandou que o parceiro não se preocupasse que o “coroa iria se amarrar”.

Borjalo chegou um pouco depois e os três farrearam muito com cinco mulheres estonteantes, cheias de amor para dar e bebidas de todas as espécies. A farra durou a noite toda até que todos apagaram e Martinho acordou com o relógio tocando, era hora de pegar o dinheiro.

Cheio de ressaca Martinho acordou e perguntou a Larcinho por Borjalo, o rapaz respondeu que não vira. Procuraram por toda a casa até que encontraram o velho no banheiro com a cabeça na privada. Borjalo estava morto.
Larcinho soltou um “puta que pariu” e correu para tirar a cabeça de Borjalo da privada. Martinho reclamava que bem que tinha dito para não chamar Borjalo e Larcinho revidada mandando que ele fizesse alguma coisa. Martinho pegou o telefone e ligou correndo para Quito e Dudu.    

Os quatro ficaram lá na sala com o corpo de Borjalo perguntando o que fariam. Quito respondeu que ligaria para a escola de samba informando o falecimento e perguntando por parentes para comunicar. Quando começou a discar o celular Dudu mandou que desligasse.

Dudu falou que não podiam fazer isso, porque se comunicassem a parte do dinheiro de Borjalo ficaria presa e sobraria pros quatro ter que dar a parte de Barrosão. Ficaria muito pesado para eles dividir aquela despesa em quatro em vez de cinco, quase sobraria nada.

Larcinho disse que ele tinha razão e Dudu continuou dizendo que Borjalo não tinha mulher nem filhos então poderiam dar a parte dele toda para Barrosão e completar só com um pouco de dinheiro deles, seria perfeito eles ficariam com muito mais dinheiro que pensaram, dariam o dinheiro de Barrosão e ficariam todos felizes.

Martinho disse que o plano era bom, mas perguntou como fariam aquilo.

Dudu, Quito, Martinho e Larcinho foram até a arrecadadora de direitos autorais com Borjalo a tiracolo de chapéu e óculos escuros copiando o filme “um morto muito louco”. A diretora do órgão notou que Borjalo estava muito quieto e os rapazes disseram que era ressaca. Ela entregou documentos à eles e disse que já voltava com os cheques. 

Na saída dela rapidamente Dudu assinou os documentos referentes a Borjalo com assinatura perfeita e quando ela voltou entregaram os documentos e pegaram os cheques.

Saíram dela, pegaram o dinheiro no banco, deixaram o corpo de Borjalo sem que ninguém visse na secretaria da escola e todos pensaram que ele morrera na agremiação. Depois entregaram a parte de Barrosão e concluíram o “crime perfeito”.

Borjalo foi enterrado com a agremiação toda presente, um surdo fazendo a marcação do minuto de silêncio e os parceiros chorando sua morte e com grana no bolso.

As semanas se passaram com tudo parecendo cair no esquecimento quando Dudu foi ao supermercado e voltando ao carro viu um bilhete no vidro, pegou para ler e estava escrito “deram volta em morto”.    

Dudu se irritou com aquela brincadeira sem graça, mas deixou para lá e entrou no carro. Chegando em casa viu no espelho do banheiro escrito em batom “deram volta em morto, vão pagar”. O telefone tocou logo depois, ele começando a ficar assustado atendeu e ninguém falava nada do outro lado. Ficou realmente assustado.

A campainha tocou e Dudu cheio de medo abriu a porta. Eram seus parceiros de samba assustados relatando os mesmos tipos de fenômeno. Quito apavorado dizia que era o fantasma de Borjalo assombrando e Dudu mandava ele parar de ser ridículo que fantasmas não existiam.

Martinho teve ideia de rezarem uma missa pela alma de Borjalo e eles foram até a igreja que o defunto frequentava e fizeram. Mas não adiantou nada, a perseguição continuava.

Os quatro se reuniram novamente na casa de Dudu já pensando em contratar um exorcista quando bateram na porta violentamente. Quito se assustou dizendo que era a alma de Borjalo e Larcinho mandou que ele deixasse de ser idiota que fantasma não batia portas.

Abriu a porta e Barrosão, que era um negão, entrou branco na casa com uns capangas armados e contou que há uma semana vinha sendo perseguido pelo fantasma de Borjalo. Sonhava com o defunto e recebia cartas dizendo que o dinheiro que recebeu era roubado de morto e que ele iria pagar por isso.

Dudu tentou desconversar dizendo que era mentira, mas um
pai se Santo acompanhava Borjalo desmentiu Dudu afirmando que era verdade e que inclusive ele recebeu o espírito do morto dizendo que se vingaria de todos a começar por Barrosão.

Barrosão fez o sinal da cruz e os quatro começaram a gaguejar e não dizer coisa com coisa. O pai de Santo completou que a única forma de Barrosão escapar da maldição era que dessem as partes de dinheiro deles ao miliciano.

Martinho tremendo e gaguejando respondeu que não tinham mais a grana e nessa hora o miliciano e seus capangas sacaram as armas e apontaram aos compositores. O pai de Santo saiu de fininho da casa enquanto os quatro se ajoelhavam e pediam piedade.

Barrosão contou “um, dois..” e interrompeu a contagem pra perguntar “vocês não estão ouvindo um tic tac?”.

Sim, tinha um tic tac e a casa explodiu mandando tudo pelos ares.

Enquanto os bombeiros tentavam apagar o fogo da casa e a polícia entender o que ocorria em outro canto da cidade o pai de Santo chegava com uma mochila para encontrar uma mulher que também tinha uma mochila.

O homem deu um beijo na mulher e disse “o dinheiro do otário ta aqui, ele acreditou na história que seu irmão baixou em mim e falou que era dinheiro maldito”.

A mulher riu e respondeu “o dinheiro daqueles quatro idiotas também está comigo, esses nunca mais darão volta em morto, que se entendam com meu irmão no inferno”.

Deram outro beijo e entraram em um carrão em direção ao aeroporto e desfrutar de todo aquele dinheiro.

Vai..vai dar volta em morto pra você ver...   



 ENREDO DO MEU SAMBA (CAPÍTULO ANTERIOR)

MALANDRO ENFEITIÇADO 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA