QUEM LIGA PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA?


Escrevi essa coluna em 2011 para o Ouro de Tolo, na ocasião o Brasil acabara de ser eliminado de forma bisonha da Copa América. Algumas coisas mudaram, não é mais o Ricardo Teixeira o comandante da CBF, apesar de não saber se o Marin é melhor e hoje temos mais jogadores atuando em clubes do país.
Também tenho hoje uma “paciência” maior com a seleção, a torcida para que dê certo até porque vejo que é um grupo que mesmo longe de ser brilhante se esforça. Chegou a hora da seleção brasileira ser o foco, amanhã começa a Copa das Confederações e dada a desconfiança que o Brasil passa acho que a coluna está muito atual e assim divido com vocês.
Vamos ao texto de 25 de julho de 2011.
"Quem Liga para a Seleção Brasileira?”



Essa é a pergunta que venho me fazendo há algum tempo. 

A seleção brasileira de futebol é um patrimônio do país. Algo que mexe com nossas emoções, nos dá alegrias e tristezas a mais de cem anos. Uma derrota épica como a de 1950, ocorrida para o Uruguai no Maracanã na final da Copa ou uma vitória como a de 1970 estão na história do Brasil com a mesma importância que a Independência do país ou a proclamação da República. 

O brasileiro se orgulha de dizer que aqui é o país do futebol. Ninguém joga melhor que o brasileiro, como diz a música “com brasileiro não há quem possa”. A Inglaterra inventou o futebol como nós vemos hoje, mas quem fez desse esporte arte foi o brasileiro. 

Temos os melhores jogadores da história: Pelé, Garrincha, Zizinho, Didi, Gerson, Rivelino, Domingos da Guia, Zito, Coutinho, Ademir, Jairzinho, Tostão, Sócrates, Falcão, Zico, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho... São tantos que perdemos as contas. 

E a nossa seleção sempre foi a melhor mesmo perdendo. Lembro com cinco anos de idade a seleção na Copa da Espanha em 1982. 

Eu, na inocência da idade, torcia contra por causa dos fogos - que faziam muito barulho - e porque quando o Brasil vencia minha família saía de carro fazendo buzinaço por toda a cidade. Como recentemente tinha passado por um pequeno acidente de carro com minha avó ficava com medo.

Aquela seleção do Telê Santana perdeu, mas entrou pra história. Era o fim do futebol arte. 

Em 1986 mais velho e entendendo melhor chorei com a derrota para a França. Em 1994, uma das maiores emoções da minha vida foi a conquista da copa. Poucas vezes chorei tanto quanto no momento em que Baggio perdeu o pênalti: Era a realização de um sonho. Maravilhoso ver as pessoas mobilizadas por causa das copas, ruas pintadas, vizinhos em volta da TV vendo as partidas, os fogos, a vibração.

E onde está isso tudo agora?

Venho notando que essa situação vem diminuindo. Em 2002 ainda vi, mas em 2006 já foi menos, 2010 menos ainda e agora o Brasil participou de uma Copa América na qual os torcedores estavam
mais preocupados com seus clubes que a seleção. Reclamavam que seus clubes perderam jogadores para ela e atrapalhava o horário dos jogos deles

Por que isso acontece? Por que o Brasil jogou uma partida eliminatória e na hora eu saí de casa pra ir ao cinema sem me preocupar? Vários podem ser os fatores.

O primeiro deles: A seleção hoje é internacional. Poucos jogadores atuam no Brasil, fazendo assim com que os torcedores não se habituem aos jogadores. Para piorar o quadro a seleção mal joga no país. 

Mal joga no país porque hoje nós temos uma "Seleção Brasileira S.A.", onde o mais importante é o lucro da CBF e seu eterno presidente Ricardo Teixeira - que disse recentemente que não liga para a opinião pública nem para os órgãos fiscalizadores porque a CBF é uma entidade privada. Pode ser, mas a seleção é do povo, pelo menos era.

Falta de amor a camisa. Lembro de 2006 com Zidane “abrindo a chapelaria” em cima dos jogadores do Brasil, fazendo e acontecendo e eles 'nem aí'. No fim da partida, o país chorava a eliminação - enquanto isso, eles trocavam camisas e batiam papo. Os jogadores agora estão todos na Europa, são amigos, ganham milhões e estão mais preocupados com seus clubes. A seleção parece ser um fardo.

E o que dói mais no coração do brasileiro: hoje o Brasil não tem mais o melhor futebol do mundo. 

Há algum tempo tem jogadores comuns que não sobressaem em
seus clubes - o que faz o adversário perder o medo e o torcedor perder o orgulho e a alegria. Técnicos fracos, sem criatividade e jogando principalmente com medo de perder. Futebol brucutu que tem como mantra “Marca!! Marca!! Pega!! Pega!!”

A impressão que passa é que o povo está de saco cheio da seleção que lhe esnoba. Jogo comum do Brasil não mexe em nada: A seleção só chama atenção agora se ganhar copa, ganhar da Argentina ou passar vergonha como domingo passado. Mesmo assim gera piadas, não revolta.

A verdade que é um casamento em crise. Mas ainda dá para resgatar o “Todos juntos vamos, pra frente Brasil, salve a seleção”. Mas para isso se faz necessário um processo de reconquista do brasileiro.


Que os astros nos abençoem


Pra frente Brasil..


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA