2018



O que falar desse ano? Que ano!!

No dia 1 de janeiro eu disse que esse seria o meu ano, mas sinceramente não imaginei que fosse tanto!! Muitos eram os planos, mas nada que eu imaginei chegaria na ousadia do que foi 2018. Digo tranquilamente que foi um dos melhores anos da minha vida.

O ano até começou meio parado. De destaque em seu início o aniversário de dois anos do Lucas. Fevereiro pela primeira vez em mais de 20 anos passei o carnaval em casa. Foi por opção minha, não queria desfilar nem trabalhar no carnaval então fiquei em casa comendo churrasco e assistindo desfile. Não me arrependi. Foi um carnaval que eu precisava ter e ainda fiz o "Carnasofá" analisando os desfiles do grupo especial de casa. Mesmo sendo de casa fui um dos poucos que apontou a Beija-Flor como a melhor escola.

O ano para valer começou em março. Confissões de uma Velha Senhora saiu da Ilha do Governador fazendo duas apresentações no Teatro Raul Cortez em Duque de Caxias. Peça muito bacana, muito bem interpretada que infelizmente começou e terminou seu ano ali. Tinha apresentações marcadas para Ribeirão Preto e centro do Rio, mas divergências internas fizeram a peça parar ali. Deve voltar em 2019 reformulada.

Pensando bem o ano de teatro foi bom, mas menos que anteriores. Dona Carola teve quatro apresentações, o menor número desde 2016, mas mesmo assim causou barulho. Fez belas apresentações na Arena Renato Russo, mesmo com todas as dificuldades que o local nos passa. Dona Carola também saiu da Ilha fazendo uma apresentação com bom público no Teatro Gonzaguinha no centro do Rio. Aconteceram mudanças no elenco e a tendência é que tenhamos mais mudanças para 2019.

Cerimônia de casamento novamente foi apresentando em Ribeirão Preto em abril completando assim quatro anos de parceria com a cidade. Mas sem dúvidas os grandes momentos teatrais foram em locais que eu não tinha tido ainda peças apresentadas. Tive "Codinome Beija-Flor", agora chamada "Camarada Jonas" em Manaus, no outro extremo do país chegou peça minha!! E a maior surpresa, "Cabra Cega" sendo transformada em musical e apresentada em Juazeiro na Bahia com enorme sucesso. Daí surgiu bela amizade e parceria com o Polo de Cultura de Juazeiro.

Novos projetos teatrais surgem para 2019 que promete bombar.

Ano que menos participei de carnaval, como já disse anteriormente. Não participei de concursos de samba enredo nem trabalhei em sites de carnaval, mas mesmo assim foi bom. Fiz a letra do samba campeão do Acadêmicos do Dendê, minha oitava vitória na agremiação. Além disso fiz para meu canal no youtube análise dos finalistas do grupo especial em parceria com o jornal Gazeta RJ e o site 100% Carnaval. Acertei oito dos dez resultados com mais de cinco mil visualizações. Só o da Mangueira rendeu 1.700 visualizações e Portela 1.300.

Mais meus anos fortes como escritor foram em outras áreas. Virei poeta de vez. Concorri em dois saraus da querida Karla Antunes. No primeiro com a poesia "Junto a ela" fiquei em segundo lugar. No segundo, uma poesia misturada com rap chamada "Pátria não gentil" venci. Nada mal para um poeta iniciante em concursos. Além disso fiz poesia em form de cordel para o sarau da Karla no shopping Ilha Plaza chamada "Seu moço". Fui premiado também, pois é. Prêmio "Multiartes" e "Reconhecimento cultural" ofertados pelo Polo Cultural da Ilha dos sempre queridos Gilberto D`Alma e Marcelo Mendes. Prêmio do Lions Club em outubro, bom ser reconhecido.  

Que ano na literatura!! Sensacional!! No fim do ano passado foi lançado "Na passarela do teu coração" em sarau do Polo Cultural. Mas o livro enredo em homenagem ao carnaval e comemorando meus 20 anos de folia ganhou o mundo literalmente chegando até Portugal!! Correu locais importantes também. Primeiro na Portela onde também recebi reconhecimento. Maravilhoso ser reconhecido no templo maior do samba. Mas não foi só lá, depois o livro foi para a FLIP,a Feira Literária Internacional de Paraty, uma das maiores do mundo onde minha vida de escritor se transformou abrindo a minha mente. Semanas depois estive com meu livro na Bienal de São Paulo. Momento histórico para mim estar com um livro na maior das bienais sul americanas. O livro depois passou pelo "Barodromo" no meu aniversário e finalizou com chave de ouro na União da Ilha. Autografar esse livro na galeria da minha ala dos compositores sendo prestigiado por todos da escola foi um dos momentos marcantes da minha vida. O livro volta em 2019 reformulado em sua terceira edição.

Mas teve mais livro. Teve "Dinastia" lançado no fim do ano. A minha saga sobre imigração que foi lançada de forma humilde em 2013 foi reformulada ganhando contorno que ela merecia. Com capa e contra-capa espetaculares a dinasta da família Granata teve pré lançamento na FLINIT, Feira Literária de Niterói e foi lançado agora em dezembro no Sarau da Karla no Shopping. Dinastia também continua em 2019.

,Mas o grande momento artístico de 2018 veio através de uma ponte.

Em julho tive a ideia louca de transformar minha esquete "A Ponte" em curta metragem. Convidei Johnny Lima para direção, Gilberto D`Alma e Jeane Fontes para atuarem, Marcelo Mendes e Luciana Toutoungi para filmarem e todos toparam. Uma loucura!! Em agosto começamos leitura, em setembro a filmar e em novembro finalizado. Finalizado com uma câmera, um microfone, sem gastar dinheiro com produção, mas com muito talento e esforço de todos, com ousadia. Ousadia que ficou ainda maior quando decidimos passar o filme em um cinema de verdade. Passar no cinema do Ilha Plaza, o cinema da Ilha do Governador. No começo uma troca de e-mails despretensiosa até que a coisa foi ficando séria e o acordo firmado. A primeira parcela paga com patrocínios, a segunda paga três dias antes da apresentação com bilheteria antecipada. A apresentação de "A Ponte" no Ilha Plaza foi um grande sucesso. Mais de cem pessoas em uma manhã de domingo assistiram o primeiro filme feito totalmente por artistas da Ilha do Governador, filmado e lançado em cinema do bairro na história. O sucesso foi tão grande que rendeu uma segunda apresentação no bar "Hip Hang" na Ribeira que lotou mesmo em dia seguinte do Natal. O curta já tem mais três apresentações marcadas, irá para o Youtube, festivais e abre caminho para a PACIG, Polo de Audiovisual e Cinema da Ilha do Governador que começará 2019 com a filmagem do curta "Separação" e do longa "Folhetim". É, longa, mais uma ousadia.


Ano que Bia fez nove anos, Gabriel cinco e Lucas dois. Lucas correndo pela casa e falando suas primeiras frases. Garoto querido, gracioso. Gabriel começando na escola, fazendo suas primeiras amizades. Garoto malandro, esperto. Bia quase uma pré adolescente já com suas amigas, ídolos e amores. Linda, minha princesa. Os três são os amores da minha vida. Ano que me aproximei mais da minha família indo visitar parte dela em Curitiba, tendo tios em apresentações teatrais e pude ver três vezes minha querida avó, inclusive nesse fim de ano. Convivendo com a família que nasci, construindo a minha. A vida é assim e dessa forma nos perpetuamos levado o legado daqueles que nos fizeram e criando o nosso. Em tudo que faço levo minha mãe e minha avó, as pessoas que me permitiram ser como sou e alcançar as minhas vitórias.

Ano agitado, ano ousado, ano de conquistas, mas que faltou falar de ago né? Pois é, se puder resumir o ano em uma palavra eu resumo em.

Luciana.  

Surgiu na minha vida em março. De uma forma despretensiosa encontrei essa mulher e achei interessante. Depois viram conversas, esfriada e o ressurgimento do interesse até encontro em um cinema. Desse cinema para cá minha vida mudou completamente. Luciana é um sopro em minha vida, uma pessoa que chegou e lhe transformou totalmente dando uma guinada nela. É minha amiga, namorada, noiva, companheira, mulher, a pessoa que sempre está ao meu lado em todos os momentos, que me irradia coisas boas, atrai coisas boas para minha vida, a mulher da minha vida.

São nove meses do encontro no cinema e primeiro beijo, pouco mais de oito meses de namoro, pouco menos de um mês de noivado e muito amor, companheirismo, parceria, risadas, vitórias, surpresas e até "sequestros". Tudo de bom que ocorreu em minha vida esse ano tem seu dedo e seu sorriso que é um dos mais lindos que já vi. Em todas as grandes vitórias e ousadias que fiz em 2018 ela estava junto. Pode soar machista, mas a maior conquista minha em 2018 é ela, ter ela em minha vida.

E com ela irei me casar em 2019.


Ano de perdas também. Perdas de amigos virtuais como Mene Leninha, de virtuais, mas que tive algum contato real como Carlos Linhares. Do Tio Ivo, figura importante do samba da Ilha. Perda da querida tia Fernanda, a professora tão amada da Bia e que lhe alfabetizou, mas duas perdas marcaram demais. 

Sheila Almeida, a querida Sheilinha. Amiga demais, sempre torcendo por mim, me incentivando, mulher guerreira, de fibra, pequenininha, mas gigante. Sheilinha faz muita falta.


E uma perda que doeu demais. Meu querido amigo, um dos melhores amigos que a vida me deu, meu irmão Paulo Travassos. Vinte e três anos de amizade, irmandade, risadas, sambas compostos, historias, amor..Te amo meu irmão, você faz muita falta, mas sei que de algum lugar olha por mim.

Assim foi 2018. Entre perdas e ganhos um ano maravilhoso. Vejo muita gente reclamar do ano, mas reclamam ano após ano sempre reclamando do que passou e esperando um ano melhor. Esperando..Será que o problema é esse? Não devemos em vez de esperar fazer acontecer? O que irá acontecer hoje é uma simples mudança de calendário, nós que é temos que virar a página e fazer da vida algo melhor. O que seria da vida se não fosse a esperança? Da esperança nascem as coisas boas, das atitudes nascem as coisas boas.


Assim se encerra o ano de 2018 de "Trocando em miúdos" com 141 postagens de literatura, humor, crônicas, teatro, cinema, novelas, música, poesias..Atingimos recordes de audiência com quase 250 mil no ano, passando muitas vezes das mil visualizações por dia e chegando nesse mês de dezembro com inacreditáveis 32 mil visualizações, muito obrigado por tudo amigos. O blog entra hoje em recesso voltando em março.


Enquanto isso deixo vocês com a música que mais me marcou em 2018.

Feliz ano novo!!
 Vem 2019!! Você também será meu!!



LINKS RELACIONADOS:

2013                   2014                2015                 2016                2017  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA