SOBE O SOM: LUIZ GONZAGA


Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor e cantor brasileiro.

Conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou para todo o país a cultura musical do nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino.
Admirado por músicos como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com antológicas canções.

Nasceu na sexta-feira, dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara povoado do Araripe, a 12 km da área urbana do município de Exu, extremo noroeste do estado de Pernambuco, cidade localizada a 610 km de Recife. Foi o segundo filho de Ana Batista de Jesus Gonzaga do Nascimento, conhecida na região por ‘Mãe Santana’, e oitavo de Januário José dos Santos do Nascimento. O padre José Fernandes de Medeiros o batizou na matriz de Exu em 5 de janeiro de 1920. Seu nome, Luiz, foi escolhido porque 13 de dezembro é o dia da festa de Santa Luzia, Gonzaga foi sugerido pelo vigário que o batizou, e Nascimento por ser dezembro, mês em que o cristianismo celebra o nascimento de Jesus

Então vamos lá!!


Sobe o som Luiz Gonzaga!!


 O xote das meninas


Triste partida


Respeita Januário


Assum Preto


A vida do viajante - Com Gonzaguinha


Qui nem jiló


Pagode russo


Luar do Sertão - Com Oswaldinho e Sivuca


Riacho do navio


Nem se despediu de mim


Ave Maria sertaneja


Vem morena


Olha pro céu


A feira de Caruaru


Dezessete e setecentos


Bem. Aí está um pouco da obra desse imortal artista brasileiro. Sobe o som se despede de 2018 desejando um feliz 2019 a todos.


Enquanto isso um dos grandes hinos desse país para fechar bem 2018.


SOBE O SOM ANTERIOR:

JACKSON 5

LINK RELACIONADO: 

SOBE O SOM: GONZAGUINHA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

2023