quinta-feira, 29 de setembro de 2016

SOBE O SOM: NOVOS BAIANOS


Novos Baianos é um conjunto musical brasileiro, nascido na Bahia, ativo em seu auge entre os anos de 1969 e 1979 e que se reunirá novamente em 2016.

 Eles marcaram a música popular brasileira e até o rock brasileiro dos anos 70, utilizando-se de vários ritmos musicais brasileiros que vão de bossa nova, frevo, baião, choro, afoxé ao rock n' roll.] O grupo lançou oito trabalhos antológicos para MPB. Influenciados pela contracultura e pela emergente Tropicália. Contava com Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby Consuelo (vocal), Pepeu Gomes (Guitarra), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Dadi (baixo) e Luiz Galvão (letras) entre outros. O segundo disco do grupo, Acabou Chorare, que mescla guitarra elétrica, baixo e bateria com cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô, foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor disco da história da música brasileira em outubro de 2007.

A história do grupo começou em 1969. com o espetáculo "O Desembarque dos Bichos Depois do Dilúvio Universal", no Teatro Vila Velha, em Salvador, Bahia, onde pela primeira vez juntos, se apresentaram Luiz Galvão, agrônomo formado, Paulinho Boca de Cantor, ex-crooner da "Orquestra Avanço", O popular nas noites de Salvador Moraes Moreira, a única não-baiana do grupo, a niteroiense Baby Consuelo, e Pepeu Gomes. Moraes Moreira foi apresentado a Tom Zé, que era amigo de Galvão. Baby Consuelo conheceu os dois (Moraes e Galvão) em um bar, enquanto passava as férias em Salvador. Mais tarde, Paulinho Boca de Cantor conheceu os três, e se uniu a eles. Dos membros que formariam o grupo mais tarde, apenas Pepeu Gomes era músico, e havia passado por diversas bandas.

Então vamos lá!!


Sobe o som Novos Baianos!!


Mistério do planeta


A menina dança


Tinindo trincando


Quando você chegar


Preta, pretinha


Besta é tu


Eu sou o caso deles


Acabou chorare


Dê um rolê


Um bilhete para Didi


Vagabundo não é fácil


Infinito circular


Linguagem do Alunte


Na cadência do samba


Bem. Aí está um pouco da história dessa lendária banda que está de volta. Semana que vem tem mais momentos lendários. Tem o Festival de Woodstock.


Enquanto isso está na hora dessa gente bronzeada mostrar o seu valor.


SOBE O SOM ANTERIOR:

OS TRÊS TENORES

2 comentários: