PARA MEU AMIGO PAULO TRAVASSOS


Fala Bitoca...

Quanto tempo não nos falamos..É, sei que ando meio relapso em nossa amizade. Enveredei por outros caminhos, deixei a composição de samba-enredo de lado para analisar sambas e depois me dedicar ao teatro e a literatura. Você também deu uma afastada das escolas e assim nossos caminhos ficaram um pouco distantes. Caminhos porque amizade nunca estremeceu, continuou forte porque não é distância que mede uma amizade e sim sentimento.

Apesar dessa distância você sabe o que sinto por você. São 23 anos não só de amizade, mas de irmandade. Lembro bem quando cheguei no diretório do PDT pensando que seria político e revolucionaria o Brasil e encontrei um bando de "malucos", entre ele um baixinho feioso com cabelo estilo "Chitãozinho  & Xororó".

Foi fácil virar seu amigo né Bitoca? Figuraça, sempre sorrindo, com alto astral. Achava incrível como você sempre estava para cima, alegre mesmo vivendo as dificuldades que eram evidentes. Só via você reclamar quando os assuntos eram Vasco e política. Brizolista e Euriquista quase tirava os amigos do sério nesses assuntos.

Sério, você conseguia ser um sujeito sério mesmo sendo brincalhão. Passou sempre dignidade, honradez, um cara de princípios, humilde e que amava sua família, mas ao mesmo tempo zoador, farrista, sambista.

Pois é, sambista. Numa dessas farras contei que tinha pegado a sinopse da União da Ilha para o carnaval 1998 e você de farra falou "Vou pegar também e escrever um samba para ver se garanto uma fantasia para desfilar". Pois é Bitoca, lembro bem que você só queria virar compositor para desfilar de graça. Fez um samba ruim e cantou pior ainda. Vou te falar Bitoca, você provavelmente é o pior cantor que eu já vi. Dava vergonha alheia de te ver cantando, mas que coragem!! Eu nunca teria coragem de cantar na quadra da União da Ilha como você fez na frente de Aroldo Melodia, Franco, Djalma Falcão, Marcio André, Rixxa, Milton Cunha entre outros.

Eu achava que tinha um sambaço e tinha cantores, você tinha um samba ruim e cantava mal, mesmo assim fomos eliminados juntos. Juntos..É Bitoca, estava escrito. Juntos compusemos no mesmo ano para o Boi da Ilha e chegamos na final. Nossa primeira final!! Uma disputa emocionante, inesquecível onde o saudoso Dãozinho e nosso irmão Cadinho se juntaram a nós. Perdemos na final, mas ali se iniciava uma história.

Você não desfilou de graça na União como queria, eu não fiz história na política como pensei. Mas desfilamos muitas vezes depois juntos. Não só desfilamos, mas fizemos história no carnaval insulano. Hoje posso dizer tranquilamente sem comprometer a nossa frase "A nossa força vem da humildade" que nossa dupla fez história e está na história do carnaval. Muitos cresceram e se formaram no samba ouvindo locutores falando "Samba de Aloisio Villar, Paulo Travassos..". Formamos gerações de sambistas, jovens compositores que dizem ter entrado no meio por nossa causa.

Quem diria hein Bitoca? Que os quase trinta sambas que fizemos e nove vitórias que tivemos dariam nisso? Muitos sambas, muitas histórias, o "demônio cego de ambição" tropeçando e caindo sobre crianças na quadra da Beija-Flor, as voltas de madrugada de Nilópolis junto com Cadinho, o tricampeonato no Boi da Ilha, eu e você segurando o Dãozinho bêbado no palco do Dendê e cada um cantando uma parte do samba, as vitórias no Império da Tijuca e Dendê no mesmo dia, aventuras como fazer samba para Acadêmicos da Barra da Tijuca e ganhar no Sossego e comemorar no ônibus voltando pra Ilha pelos ânimos se acirrarem. Muitas histórias Bitoca, as melhores ficarão em off..

Bitoca, Anaxonga, Cara de Xonga, Paulo Travassos, meu amigo Paulo Travassos. Você é o cara Bitoca, como queria ser como você!! Como queria ter sua lealdade, sua humildade, ser grande como você!! O cara que mesmo duro, recebendo mal tirou um empréstimo em seu nome para que eu pagasse a luz cortada aqui de casa logo após minha mãe morrer e minha família não ter me ajudado. O cara que foi ver minha peça Dona Carola na última vez em que estivemos juntos. Amigo de todas as horas. Do PDT até a Nação Insulana quando te convidei para vir para a agremiação e assim tivemos a nossa última conquista juntos.

Última? Sem chance..Ter o privilégio da sua amizade é uma vitória que devo agradecer todos os dias enquanto viver. Você é um cara que vale ouro Paulo Travassos. Você é um estandarte de ouro.

Olorun te chamou para viver em Orun com ele. Nós em Aye ficamos tristes sentindo sua falta. Mas seus amigos em seu caminhar continuarão lembrando para sempre de você. Não brindaremos apenas ao futuro nesse dia. Brindaremos ao passado também, porque não há nada que nos conforte mais que as lembranças, que doa mais que a saudade. Nessa vida fiz amigos, tive amores. Tive e terei você para sempre.


Tristeza, por favor, vá embora...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA