SEMANA DA COPA - O CLUBE DOS 23 ESPECIAL: SELEÇÃO BRASILEIRA




A coluna “O clube dos 23” chega ao fim hoje falando da maior paixão nacional, a equipe de futebol mais vitoriosa do planeta. A seleção brasileira de futebol.

 A Seleção Brasileira de Futebol é o time nacional do Brasil de futebol masculino, gerido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que representa o país nas competições de futebol organizadas pela CONMEBOL e pela FIFA.

É a equipe mais bem-sucedida de futebol na história das Copas do Mundo, sendo a seleção nacional que mais vezes conquistou o Mundial com cinco títulos até então (1958, 1962, 1970, 1994, 2002). Obteve um total de 72 títulos internacionais oficiais no nível profissional e de seleções de base, o que representa um recorde mundial.

Um lema vulgarmente usado sobre a Seleção Brasileira de Futebol, é: Os ingleses o inventaram, mas os brasileiros o aperfeiçoaram. O Brasil é consistente entre as nações mais fortes de futebol do planeta e é a única equipe a ter jogado em todas as copas do mundo. 

Outras conquistas incluem o octacampeonato da Copa América (1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004 e 2007) e o tetracampeonato da Copa das Confederações (1997, 2005, 2009 e 2013).

Entre as seleções rivais notórias, destaca-se a Argentina, sobretudo pelas disputas em diversas competições da América do Sul ao longo da história, confrontos em Copas do Mundo e por questionamentos acerca de quem teria sido o melhor jogador da história — se Pelé ou Maradona.

Outros grandes rivais são o Uruguai, com quem o Brasil já disputou jogos históricos em Copas do Mundo, como a traumática final da Copa de 1950 e a tensa semifinal da Copa de 1970, além de outras decisões de Copas Américas e de categorias de base. 

A Itália, com quem também disputou inúmeras partidas decisivas nas Copas, como as finais de 1970 e 1994, vencidas pelo Brasil, além do jogo da segunda fase de 1982, que contou com o êxito da equipe europeia e a eliminação traumática do favorito Brasil.

E a França, sobretudo após a Copa de 1998, vencida pelos franceses em cima dos brasileiros , além das Copas de 1986 e 2006, nas quais os europeus eliminaram os brasileiros nas quartas de final, e da 1958, quando o Brasil eliminou a então favorita França na semifinal.

A Seleção Brasileira foi formada pela primeira vez em 20 de agosto de 1914

Fez seu primeiro jogo contra o Exeter City da Inglaterra, no campo do Fluminense Football Club, em 21 de julho daquele ano. Vitória para os brasileiros por 2 a 0, com o primeiro gol marcado por Oswaldo Gomes, do Fluminense.

A equipe jogou ainda naquele ano em dois jogos contra a Seleção Argentina, sendo um amistoso em 20 de setembro e outro oficialmente, valendo a Copa Roca em 27 de setembro, competição que visava a aproximar mais estes dois países. O Brasil venceu por 1-0 em Buenos Aires (gol de Rubens Salles), consagrando-se campeão do torneio, sendo esse o primeiro de vários títulos conquistados pela seleção Canarinho.

O primeiro título relevante conquistado pela Seleção Brasileira foi o Campeonato Sul-Americano de 1919, atual Copa América, com Friedenreich marcando o gol do título sobre o Uruguai, no Estádio das Laranjeiras construído pelo Fluminense para esta ocasião, já que o governo brasileiro não tinha o dinheiro para financiar este evento internacional. 

Em 1922, o Fluminense ampliou o seu estádio e a Seleção Brasileira conquistou o segundo título relevante de sua história, o bicampeonato do Sul Americano de Seleções.


Fotos: 

Primeiro jogo da seleção em 1914



Campeonato sul americano 1959


Jules Rimet 


Ademir


Amarildo


Barbosa


Bebeto


Bellini


Carlos Alberto Torres


Cafu


Careca


Didi


Djalma Santos


Domingos da Guia


Dunga


Falcão


Gérson


Gilmar


Leônidas


Nilton Santos


Jairzinho


Rivaldo


Rivelino


Roberto Carlos


Romário


Ronaldinho Gaúcho


Ronaldo


Kaká


Sócrates


Taffarel


Tostão


Vavá 


Zagallo 


Zico


Zito

Zizinho


Vicente Feola


Aymoré Moreira


Telê Santana


Carlos Alberto Parreira


Felipão


Garrincha


Pelé


Garrincha e Pelé


Vídeos:

Campeão mundial 1958


Campeão mundial 1962


Campeão mundial 1970


Campeão mundial 1994


Campeão mundial 2002 



Bem. Aí está um pouco da história da seleção brasileira que amanhã estreia na copa do mundo realizada aqui em nosso país.


Toda sorte do mundo a nossa seleção.



Esse foi “O clube dos 23”. Colunas realizadas desde meados do ano passado homenageando os 20 clubes que faziam parte da primeira divisão do futebol brasileiro em 2013 mais Palmeiras, América e Bangu. Com ele, graças muitas vezes a wikipédia, foi realizado um levantamento histórico desses clubes, fotos e vídeos de momentos e jogadores marcantes.

Agradeço a toda as torcidas que acompanharam, deram dicas e elogiaram ao longo desses meses. O registro dessa série estará no blog para sempre que quiserem rever e com essa série deixo minha homenagem e reverência a esses grandes clubes que construíram a história do futebol brasileiro. 

Semana que vem tem “Sobe o som especial: O clube dos 23” e amanhã a “Semana da Copa” continua com “Sobe o som especial: Copa do mundo”.

A série "O clube dos 23" é dedicada a três ídolos que nos deixaram durante a feitura da mesma. Hoje eles reforçam nosso time de saudade.

Washington



Marinho Chagas



Fernandão

SEMANA DA COPA:

A FINAL DO LAGARTÃO

JOGAI POR NÓS BRASIL


O CLUBE DOS 23 (CLUBE ANTERIOR)

FLAMENGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

TER FILHOS...