quarta-feira, 8 de março de 2017

TROCANDO EM ARTES: DONA CAROLA



Hoje começamos uma nova sessão no "Trocando em miúdos" que vai intercalar com "Cineblog". É a "Trocando em artes"que no mesmo formato de Cineblog irá falar sobre de teatro e novelas. Evidente que não poderia começar com outra peça de teatro, é o meu maior sucesso e que estreará em temporada amanhã dia 09/03.

Trocando em artes orgulhosamente apresenta:

Dona Carola


Dona Carola é uma peça teatral que nasceu em forma de conto em 1998. Virou texto teatral em 2014 e foi encenada no mesmo ano nas cidades de Bananal (São Paulo) e Curitiba (Paraná). No ano seguinte recebeu leitura dramatizada no Rio de Janeiro pela Cia "Os Carolas" e em 2016 encenada no Rio de Janeiro e em Ribeirão Preto com o TPC (Teatro Paulista de Comédia).

A verão paulista foi produzida e dirigida por Noir Evangelista e a carioca produção Jeane Fontes e direção Johnny Lima.

Sinopse


Henrique é um jovem publicitário que divide apartamento com seu amigo Agenor. Os dois acabam de aprovar uma campanha importante junto a prefeitura quando recebem de forma inesperada a visita da mãe de Henrique, dona Carola, com "mala cuia e enxofre". A presença da mãe de Henrique vira a vida dos dois e de quem lhes cerca de pernas para o ar até que um incidente que ganhará contornos sobrenaturais acontece.

Produção


A produção carioca começou a ser montada em junho de 2015 com a formação do grupo "Os Carolas". Depois de algumas mudanças de elenco e direção estreou em 10 de abril no Teatro Óperon na Ilha do Governador. Ainda em 2016 fez apresentação na biblioteca do bairro, duas apresentações no "Polo Cultural" da Ilha do Governador e duas na Arena Renato Russo no mesmo bairro.

Estreia amanhã temporada todas as quintas de março na Arena, depois retorna ao Polo dia 9 de abril para comemorar um ano da estreia e chega ao Humaitá dia 15 na "Cia de Arte Contemporâneo".


Em Ribeirão Preto estreou no Teatro Municipal da cidade em abril de 2016 fazendo mais duas apresentações no teatro, em junho e setembro, sempre com grande público. Em outubro foi para Batatais onde se apresentou em uma homenagem aos professores da cidade.

Elenco (Versão carioca)


Dona Carola -  Alesson Araújo

Henrique e Maria Lúcia - Max Braian

Agenor e Maria Rita - Arthur Khalil

Carla - Nathália Araújo

Simone - Andreza Oliveira

Crisaldo - Johnny Lima

Zulmira - Jeane Fontes

Chefe / Amanda / Atendente - Loyana Borges

Sombra / Bob Crazy / Prefeito - Victor Veiga

Detetive / Médium / Pai Xoxó - Filipe Eduardo

Curiosidades


Dona Carola é baseada em esquete dirigida por Woody Allen no filme "Contos de nova York" onde uma mãe obsessiva transforma a vida de seu filho em um inferno mesmo depois de morta.

O personagem Dona Carola foi feita para preferencialmente homem atuar, mas foi muito bem realizada por Fernanda Mestriner em Ribeirão Preto.

A peça tem duas continuações "A louca volta de Dona Carola" e "Tudo que você queria saber sobre Dona Carola, mas tinha medo de perguntar". Os três textos estão disponíveis no site "Recanto das letras".  

Dona Carola foi levada para Portugal sob o nome de "Dona Gena".

Mesmo sendo uma peça adulta faz bastante sucesso junto as crianças.


Em duas semanas "Trocando em artes" estará de volta falando da novela "Vale tudo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário