quinta-feira, 25 de junho de 2015

CINEBLOG: O MÁGICO DE OZ




Cineblog fala hoje de um dos maiores filmes de todos os tempos e que há mais de setenta anos encanta crianças de todas as idades.

Cineblog orgulhosamente apresenta:


O MÁGICO DE OZ


The Wizard of Oz (no Brasil, O Mágico de Oz; em Portugal, O Feiticeiro de Oz) é um filme americano de 1939, produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer. É baseado no livro infantil homônimo de L. Frank Baum, no qual a garota Dorothy é capturada por um tornado no Kansas e levada a uma terra fantástica de bruxas, de leões covardes, de espantalhos falantes e de muito mais. Estrelado por Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger, Jack Haley, Bert Lahr, Billie Burke e Margaret Hamilton.

Mesmo não sendo o primeiro filme produzido em Technicolor (como muitos acreditam), O Mágico de Oz faz um uso notável da técnica; as sequências no Kansas possuem um preto-e-branco com tons em marrom, enquanto as cenas em Oz recebem as cores do Technicolor.

Enredo

Em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrissam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. 

Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela Bruxa Má do Oeste (Margaret Hamilton), que culpa Dorothy pela morte de sua irmã, e encontrará três companheiros: um Espantalho (Ray Bolger) que quer ter um cérebro, um Homem de Lata (Jack Haley) que anseia por um coração e um Leão covarde (Bert Lahr) que precisa de coragem. Será que o Mágico de Oz conseguirá ajudar todos eles?  

Elenco principal


Ator
Papel



Judy Garland
Dorothy Gale



Frank Morgan
O Mágico de Oz/Professor Marvel/O Condutor da Carruagem/O Porteiro



Ray Bolger
Hunk/Espantalho



Bert Lahr
Zeke/Leão Covarde



Jack Haley
Hickory/Homem de Lata



Billie Burke



Margaret Hamilton
Elmira Gulch/Bruxa Malvada do Oeste/Bruxa Malvada do Leste





Premiações


Ano
Prêmio
Categoria
Resultado
1939
 Festival de Cannes
Palma de Ouro
Indicado
1940
Oscar
Melhor trilha sonora
Vencedor
1940
Oscar
Melhor canção original
Vencedor
1940
Oscar
Melhor filme
Indicado
1940
Oscar
Melhor direção de arte
Indicado
1940
Oscar
Melhor fotografia
Indicado
1940
Oscar
Melhores efeitos especiais
Indicado



Semana que vem tem clássico nacional. Vamos sair pela estrada afora com “Bye bye Brasil”.





CINEBLOG ANTERIOR:

DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL







Nenhum comentário:

Postar um comentário