quinta-feira, 7 de maio de 2015

CINEBLOG: ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE





Cineblog hoje fala de um filme antigo e histórico que marcou gerações.

Cineblog orgulhosamente apresenta:


ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE



Giant (br: Assim Caminha a Humanidade / pt: O Gigante) é um filme norte-americano de 1956, do gênero drama, dirigido por George Stevens, que ganhou Oscar de melhor diretor. O roteiro do filme é baseado em um romance de Edna Ferber. Assim Caminha a Humanidade marca a derradeira atuação de James Dean no cinema; ele morreu antes mesmo de ver o filme concluído. O filme foi considerado pela revista 

Time o mais contundente legado anti-intolerância racial jamais levado às telas, o retrato de uma era.

Sinopse

O filme conta a história de Leslie (Elizabeth Taylor), Bick (Rock Hudson) e Jett (James Dean). Bick conheceu Leslie quando foi a casa do pai dela comprar um cavalo premiado e os dois se apaixonam. Eles se casam e vão para o Texas - terra de Bick - e lá constroem sua família, no rancho Reata.

Ali perto mora Jett, que de certa forma é inimigo de Bick. A cada dia que passa os dois continuam se odiando, mesmo quando Jett enriquece e se torna um magnata do petróleo.

O filme aborda claramente a intolerância racial e é um épico imbatível que explora o assunto e defende o fim do racismo.

Elenco principal

 Elizabeth Taylor .... Leslie Lynnton Benedict 

Rock Hudson .... Jordan Benedict Jr. ('Bick')

Carroll Baker .... Luz Benedict II
Jane Withers .... Vashti Snythe

Chill Wills .... tio Bawley

Mercedes McCambridge .... Luz Benedict

Sal Mineo .... Angel Obregón II

Principais prêmios e indicações

Oscar 1957 (EUA)
  • Vencedor na categoria de melhor diretor.
  • Recebeu mais nove indicações, nas categorias de melhor filme, melhor ator (Rock Hudson e James Dean), melhor atriz coadjuvante (Mercedes McCambridge), melhor direção de arte - filme colorido, melhor figurino - filme colorido, melhor edição, melhor trilha sonora e melhor roteiro adaptado.

 Prêmio David di Donatello 1957 (Itália)
  • Vencedor na categoria melhor produção estrangeira.
Globo de Ouro 1957 (EUA)
  • Indicado nas categorias de melhor filme - drama e melhor diretor.

Bissexualidade de Rock

Elizabeth Taylor admitiu que nas gravações do filme sentiu-se atraída a Rock Hudson, mas logo perdeu as esperanças quando descobriu que o ator era bissexual e estava mais interessado em James Dean do que nela. Apesar disso, os dois se tornaram grandes amigos e ela virou uma grande defensora dos homossexuais.

Curiosidades

 O personagem Jett Rink foi inspirado na vida de Glenn McCarthy (1908 - 1988), imigrante irlandês que se tornou um dos principais petroleiros no Texas. 
Giant foi o último filme do ator James Dean. 
O ator Alan Ladd era o preferido do diretor George Stevens para o papel de Jett Rink, mas a conselho de sua esposa Ladd não aceitou e, então, o papel foi para James Dean. 
A estreia do filme foi atrasada em alguns meses até que a atriz Elizabeth Taylor, que estava grávida, tivesse o seu filho. 
Antes de Elizabeth Taylor, o papel de Leslie foi oferecido à Grace Kelly. 

Cineblog continua semana que vem perguntando pelo baiano com a “Tropa de Elite”


 CINEBLOG ANTERIOR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário