CINEBLOG: O PODEROSO CHEFÃO





Hoje o cineblog fala do primeiro filme de uma das trilogias mais importantes da história do cinema. A saga de uma família lendária.

Cineblog orgulhosamente apresenta:


O PODEROSO CHEFÃO


The Godfather (O Poderoso Chefão ou O Padrinho) é um filme norte-americano de 1972, dirigido por Francis Ford Coppola, baseado no livro homônimo escrito por Mario Puzo. O filme é estrelado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Diane Keaton, Richard S. Castellano, John Cazale, Talia Shire e Abe Vigoda. O filme conta a história da família mafiosa Corleone, de 1945 até 1955. Teve duas sequências: The Godfather: Part II, em 1974; e The Godfather: Part III em 1990.

The Godfather foi indicado a dez Oscars e venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado (Coppola e Puzo) e Melhor Ator (Brando). Também é considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante" e selecionado pela Biblioteca do Congresso para ser preservado no National Film Registry. O American Film Institute apontou o como o melhor filme de gângster de todos os tempos e o segundo melhor filme da história na Lista dos melhores filmes estadunidenses.

The Godfather é um dos mais aclamados e mais importantes filmes da história do cinema.

No verão de 1945, Don Vito Corleone ouve pedidos de favores durante o casamento da sua filha Connie, enquanto o seu consigliere e filho adotivo, Tom Hagen, apenas escuta. O cantor e "afilhado" do Don, Johnny Fontane, pede ajuda para estrelar um filme que vai ajudá-lo a re-erguer sua carreira. Hagen vai a Califórnia para se encontrar com o chefe do estúdio Jack Woltz com o objetivo de adquirir o papel para Fontane. Depois de recusar-se a escalar Fontane, ele desperta na manhã seguinte com a cabeça decapitada do seu valioso e estimado cavalo Khartum na cama.

Quando ele retorna, os lideres da família encontram-se com Virgil "O Turco" Sollozzo, que solicita a Don Corleone a proteção dos negócios de heroína da família Tattaglia. Vito desaprova o negócio e considera que as suas conexões políticas poderão ser prejudicadas, assim recusando um acordo lucrativo. Ele manda o seu homem de confiança, Luca Brasi, para conhecer melhor a organização de Sollozzo, porém, os homens de Sollozzo identificam-no e Brasi é assassinado.

Don Corleone é baleado cinco vezes nas costas, mas consegue sobreviver. Sollozzo sequestra Hagen e convence-o a apresentar o negócio antes discutido ao filho mais velho do Don, Sonny. O filho mais jovem, Michael, que as outras famílias consideram como "civil", sem negócios com a máfia, intercepta uma segunda tentativa de assassinato no local onde Vito está hospitalizado, porém a sua mandíbula é quebrada após receber um soco do Capitão McCluskey, um policial corrupto. Sonny retalia assassinando o filho de Don Philip Tattaglia, Bruno.


ELENCO 


Ator
Papel
Marlon Brando
Don Vito Corleone
Al Pacino
Michael Corleone
James Caan
Santino "Sonny" Corleone
Robert Duvall
Tom Hagen
Diane Keaton
Kay Adams
Richard S. Castellano
Peter Clemenza
John Cazale
Frederico "Fredo" Corleone
Talia Shire
Constanzia "Connie" Corleone
Abe Vigoda
Salvatore "Sal" Tessio
Al Lettieri
Virgil "O Turco" Sollozzo
Gianni Russo
Carlo Rizzi
Sterling Hayden
Capitão McCluskey
Lenny Montana
Luca Brasi
Richard Conte
Emilio Barzini
Al Martino
Johnny Fontane
John Marley
Jack Woltz
Alex Rocco
Moe Greene
Morgana King
Carmela Corleone
Johnny Martino
Paulie Gatto
Victor Rendina
Philip Tattaglia
Simonetta Stefanelli
Apollonia Vitelli-Corleone
Louis Guss
Don Zaluchi
Tom Rosqui
Rocco Lampone
Joe Spinell
Willi Cicci
Richard Bright
Al Neri

 

Produção

 


 

Coppola e a Paramount

Francis Ford Coppola não era a primeira escolha para dirigir o filme. O diretor Sergio Leone recebeu uma oferta para dirigir, porém recusou para fazer uma de suas obras primas, Once Upon a Time in America. O filme também foi oferecido a Peter Bogdanovich e Costa-Gavras, porém eles também recusaram. 

De acordo com Roger Evans, chefe da Paramount Pictures na época, Coppola inicialmente também não queria dirigir por temer que a máfia e a violência ficassem glorificadas, e assim manchassem seus antepassados sicilianos. Por outro lado, Evans queira um ítalo-americano dirigindo porque em sua pesquisa mostrou que os filmes sobre a máfia anteriores foram dirigidos por americanos e não rederam muito dinheiro. 

Quando Coppola chegou a ideia que o filme podia ser uma metáfora para o capitalismo americano, ele decidiu aceitar o trabalho. Na época, Coppola já havia dirigido oito filmes e vencido um Oscar de Melhor Roteiro Original em 1971 por Patton. Coppola estava em dívida com a Warner Bros. em um valor de US$ 400.000 após os estouros no orçamento do filme THX 1138, de George Lucas que Coppola produziu. Lucas o convenceu a dirigir The Godfather

Escolha do elenco

 


As escolhas de Coppola para o elenco não foram populares com os executivos da Paramount, principalmente Marlon Brando como Vito Corleone. Os dois primeiros candidatos de Coppola para o papel eram Brando e Laurence Olivier, porém o agente de Olivier recusou dizendo "Lorde Olivier não está trabalhando. Ele está muito doente. Ele vai morrer logo e não está interessado." (Olivier viveu por mais 18 anos). 

A Paramount , que queria Ernest Borgnine, proibiu Coppola de escalar Brando, citando dificuldades com ele em filmes recentes. um executivo propôs Danny Thomas, já que Don Corleone era um "homem de família". Em certo ponto o presidente da Paramount disse que Brando nunca iria aparecer no filme. Depois de suplicar aos executivos, Coppola recebeu permissão para escalar Brando apenas se ele recebesse um salário menor, fizesse um teste e prometesse que não iria causar atrasos na produção. 

Coppola escalou Brando e não Borgnine com base do teste, que também foi aceito pelos lideres da Paramount. Brando venceu um Oscar por sua performance, que ele se recusou a aceitar.

Filmagens


A filmagem principal ocorreu de 29 de março a 6 de agosto de 1971, totalizando 77 dias de filmagens, menos que os 83 originalmente planejados.

Um dos momentos mais chocantes do filme envolvia uma verdadeira cabeça decapitada de cavalo. Grupos de direitos dos animais protestaram contra a cena. Coppola disse que a cabeça do cavalo foi entregue a ele por uma companhia de ração para cachorro, um cavalo não foi morto especificamente para o filme. A cena foi filmada em Port Washington, Nova York. 

No livro, Jack Woltz, o produtor de cinema e dono do cavalo, é mostrado como um pedófilo, já que Tom Hagen vê uma jovem garota, provavelmente uma das estrelas de Woltz, chorando enquanto ele sai do quarto de Woltz. A cena foi cortada da versão final do filme, porém pode ser encontrada no DVD.

O tiro que Moe Greene leva através do olho foi inspirada pela morte do gângster Bugsy Siegel. Para fazer o efeito, os óculos do ator Alex Rocco tinham dois tubos escondidos nas armações. Um tinha sangue falso e o outro uma bala impulsiona por ar comprimido. Quando a arma foi disparada, o ar comprimido atirou a bala pelas lentes, quebrando-as por dentro. O outro tubo então soltou o sangue falso.

A cena do assassinato de McCluskey foi feita fazendo-se uma testa falsa e colocando-a no ator Sterling Hayden. Um buraco foi feito no centro, enchido com sangue falso, e coberto por próteses. Durante as filmagens um botão foi acionado e o buraco apareceu na cabeça de Hayden.

A cena de abertura do filme é um longo zoom saindo do rosto do personagem Bonosera e indo parar atrás de Vito Corleone. O zoom, que dura três minutos, foi feito com lentes controladas por computador criadas por Tony Karp. 

Prêmios e indicações

 


 

Oscar 1973 (EUA)

Ano
Categoria
Notas
Resultado
1973
Melhor Filme
Venceu
Melhor Diretor
Francis Ford Coppola
Indicado
Melhor Ator
Marlon Brando
Venceu
Melhor Ator Coadjuvante
James Caan
Indicado
Robert Duvall
Indicado
Al Pacino
Indicado
Melhor Roteiro Adaptado
Francis Ford Coppola e Mario Puzo
Venceu
Melhor Edição
William Reynolds e Peter Zinner
Indicado
Melhor Figurino
Anna Hill Johnstone
Indicado
Melhor Mixagem de Som
Charles Grenzbach, Christopher Newman e Richard Portman
Indicado
Melhor Trilha Sonora
Nino Rota
Substituído

 

Globo de Ouro 1973 (EUA)

Ano
Categoria
Notas
Resultado
1973
Melhor Filme (Drama)
Venceu
Melhor Diretor
Francis Ford Coppola
Venceu
Melhor Ator (Drama)
Marlon Brando
Venceu
Al Pacino
Indicado
Melhor Ator Coadjuvante
James Caan
Indicado
Melhor Roteiro
Francis Ford Coppola e Mario Puzo
Venceu
Melhor Trilha Sonora
Nino Rota
Venceu

 

Grammy 1973 (EUA)

Ano
Categoria
Notas
Resultado
1973
Melhor Trilha Sonora (Filme/Televisão/Mídias Audiovisuais)

Nino Rota



Venceu
 

Semana que vem na despedida do ano Cineblog fala de um clássico  natalino. Esqueceram de mim.



ARQUIVO:

CENTRAL DO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA