OBRIGADO, FLAMENGO


O excelente jornalista Eduardo Monsanto lançou anos atrás o livro "1981, o ano rubro negro" em que falava do maior ano da história do Flamengo. Todos os rubro negros, mesmo os não nascidos na ocasião ou que tinham apenas cinco anos como eu, sabem de cor e salteado tudo que ocorreu naquele ano, como se tivéssemos vivido tudo aquilo e lamentávamos os bons tempos que não voltavam mais. Tínhamos poucas esperanças que algo parecido pudesse se repetir e cada vez mais estávamos presos as glórias do passado.

Pois é, mas o ano se repetiu.

Se Monsanto quiser pode fazer uma continuação com o título "2019, o também ano rubro negro". Nada demostrava que tudo o que ocorreu em 2019 pudesse acontecer, mesmo todos reparando nas melhorias que o clube teve administrativamente e como estrutura desde 2013. O marco da virada foi a contratação de Paolo Guerrero em 2015, depois veio Diego em 2016, contratações de craques todos os anos e um time cada vez melhor, mas que sempre falhava na hora de decidir e ficou com a alcunha de "cheirinho" por sempre chegar perto e não conseguir.

Imaginávamos, tínhamos certeza que os títulos chegariam, mas nunca como ocorreu em 2019 até porque começou como os outros anos. Um elenco forte, mas se encrencando na hora de decidir, um time que tinha um treinador retranqueiro e jogava muito aquém de seu potencial. Ganhou o carioca sem convencer, demitiu Abel, trouxe Jorge Jesus, foi eliminado da Copa do Brasil em casa e colheu um péssimo resultado no jogo de ida das oitavas da Libertadores contra o Emelec. Roteiro todo pronto para mais um ano de fracassos.

Mas não foi assim. Jorge Jesus não só acertou o time como revolucionou o futebol brasileiro. Não só ganhou o campeonato brasileiro como bateu todos os recores possíveis do campeonato. Fez de Gabigol um ídolo nacional com a criançada lhe imitando, fez de Bruno Henrique o maior jogador da América, conseguiu montar um time cantado em verso e prosa, inesquecível e de quebra ainda conquistou a Libertadores, o maior sonho de sua torcida, após 38 anos, em uma partida épica contra o River Plate.

Que orgulho deu o Flamengo em seu ano esportivo!! As grandes partidas, a goleada inesquecível de 5x0 contra o Grêmio na Libertadores, os bailes em cima do Palmeiras. A torcida se beliscava para ver que não era um sonho, o time estava em um mundial da Fifa!! Estava lá em campo jogando contra equipes de outros continentes, mais que isso, chegou novamente a final de mundial contra o Liverpool sendo esse o melhor time do mundo e lhe encarando!! Nós que vimos o Flamengo tomar banho de bola do Santo André em final de Copa do Brasil vimos enfrentando o melhor time do mundo sem medo em uma final de mundial.

Não deu e isso já era esperado, tinha que ser muito otimista para achar que o Flamengo poderia vencer o Liverpool. Não deu, mas jogou dignamente, com honra dando orgulho a sua torcida. Não foid e igual para igual como alguns pintam, o Liverpool jogou melhor, mereceu vencer e poderia ter vencido de mais, mas o Flamengo jogou bola, não se acovardou, jogou contra o Liverpool no mesmo estilo que enfrentou o Avaí e sim, por alguns bons minutos do jogo foi melhor.

Não é ter orgulho da derrota, é ter orgulho da temporada e saber que esse time entrou para a história e pode apresentar muita coisa ainda.

Obrigado Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari, Filipe Luis, William Arão, Gerson, Arrascaeta, Diego, Reiner, Vitinho, Everton Ribeiro, Gabigol, Bruno Henrique, Jorge Jesus..Obrigado a todo elenco. Não apenas pelos títulos, grandes goleadas, partidas épicas, mas pela retomada de nosso orgulho, eu mais ainda agradeço porque graças a vocês meus filhos hoje são Flamengo e pude viver momentos emocionantes com eles como na final da Libertadores.


O Flamengo voltou e voltou pra ficar. Grande ano esportivo, mas que precisa ser moral também e isso só ocorrerá quando as famílias dos meninos mortos na tragédia do ninhio receberem suas indenizações. Não basta ser craque em campo, é preciso ser fora dele também e mesquinharia não combina com a história do Flamengo.


Mas esportivamente só posso te agradecer Flamengo. Boas férias, já estou com saudades. Obrigado, Flamengo..


..até 2020!!    


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA