TROCANDO EM ARTES: AVENIDA BRASIL


Trocando em artes fala hoje de um fenômeno recente. A última grande novela feita no Brasil.

Trocando em artes orgulhosamente apresenta:


Avenida Brasil



Avenida Brasil é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 21 horas de 26 de março a 19 de outubro de 2012, em 179 capítulos, substituindo Fina Estampa e sendo substituída por Salve Jorge. Foi a 3ª "novela das nove" exibida pela emissora. Escrita por João Emanuel Carneiro, teve a colaboração de Antonio Prata, Luciana Pessanha, Alessandro Marson, Márcia Prates e Thereza Falcão, tendo direção de Gustavo Fernandez, Thiago Teitelroit, Paulo Silvestrini, André Câmara e Joana Jabace, com direção geral de José Luiz Villamarim e Amora Mautner e direção de núcleo de Ricardo Waddington.

Contou com as participações de Débora Falabella, Adriana Esteves, Murilo Benício, Cauã Reymond, Alexandre Borges, Débora Bloch, Camila Morgado e Carolina Ferraz.

Em apenas seis meses, a novela teve seus direitos de exibição licenciados em 106 países e, posteriormente, em mais 24 nações, somando 130 países. A novela já foi licenciada por 150 países, e dublada em 19 línguas, como espanhol, árabe, grego, russo e francês. Se tornou a novela brasileira mais vendida para o exterior. Avenida Brasil se tornou um fenômeno em todo o mundo e foi líder de audiência em vários países, como Argentina, Uruguai, Venezuela, Paraguai, Portugal, Chile, Marrocos, e em seu país de origem Brasil, ficando diariamente nos trending topics desses países.

O sucesso de Avenida Brasil foi tanto que a novela apareceu na revista Forbes dos Estados Unidos como um verdadeiro fenômeno da televisão mundial e como a novela mais rentável da história. No geral, Avenida Brasil é a terceira novela mais exitosa de todos os tempos, depois da novela colombiana Yo soy Betty, la fea (1999) e a venezuelana Kassandra (1992), que foram vendidas para mais de 180 países e dubladas em mais de 25 idiomas.


Enredo



A novela se inicia em 1999. Genésio (Tony Ramos) é um viúvo solitário que acaba de se casar com Carminha (Adriana Esteves), uma mulher aparentemente simples e sem maldade, mas que esconde ser um demônio de ambição que só pensa em se aproveitar de Genésio e planeja um golpe. O plano estaria nos conformes, se não fosse Rita (Mel Maia), a filha de Genésio que, esperta, descobre todo o plano de Carminha e a desmascara para seu pai. Mas, é tarde demais, e o pior acontece, Genésio morre atropelado em plena Avenida Brasil pelo craque do futebol Jorge Tufão (Murilo Benício), que acabou de vencer o campeonato carioca. Este, cheio de culpa pela morte de Genésio decide se aproximar da recém-viúva Carminha para confortá-la, e ela, mesmo entendendo tudo, vê a oportunidade perfeita para se casar com Tufão e enfim se tornar rica. Além disso, depois de ficar com todo o dinheiro de Genésio, Carminha - com a ajuda de seu amante e cúmplice Maxwell (Marcello Novaes) - leva Rita para um lixão, onde ela cresce alimentando um desejo insaciável de vingança.

No lixão, Rita sofre nas mãos de Nilo (José de Abreu), um homem ambicioso e cruel que se aproveita dos menores para conseguir dinheiro com o lixo coletado. Mas, ela se aproxima de Lucinda (Vera Holtz), uma mulher humilde e carinhosa que acolhe as crianças do lixão como seus próprios filhos. É lá que ela conhece Batata (Bernardo Simões), um garoto que foi abandonado ainda bebê no lixão, e os dois acabam se tornando muito amigos, vivendo um lindo relacionamento infantil, inocente, porém muito significativo para os dois. O destino, porém, os separa quando Rita é adotada por um rico casal argentino, e ela, depois de mudar seu nome para Nina, cresce querendo cada vez mais se vingar da mulher que destruiu sua vida.

Carminha consegue se casar com Tufão, depois de separá-lo de Monalisa (Heloísa Périssé), dona de um salão de beleza com quem até então Tufão estava comprometido. Carminha passa a morar numa luxuosa mansão no fictício bairro suburbano do Divino, na zona norte do Rio de Janeiro. Pouco tempo depois que Rita sai do lixão, Carminha adota Batata, que na verdade é o filho biológico dela com Max, e que ela abandonou no lixão quando ele acabou de nascer já que não tinha condições de criá-lo. O garoto é muito bem recebido na casa de Tufão, e inclusive passa a ser chamado de Jorginho. Ele, porém, jamais se esqueceu de Rita, assim como esta jamais se esqueceu de Jorginho.


Produção



Eliane Giardini chegou a ser chamada para viver a vilã Carminha. Aliás, Fabíula Nascimento, que interpreta Olenka na trama, seria a Carminha jovem. A atriz foi cotada para o papel por se parecer com Eliane. A direção da novela, no entanto, resolveu chamar uma única atriz para viver a vilã da história, nas duas fases. Nesta fase, a emissora trabalhou com dois nomes: Alessandra Negrini e Adriana Esteves. Como já havia interpretado uma vilã das nove, a primeira foi descartada pela direção, restando Adriana.

Marjorie Estiano foi convidada pessoalmente pela diretora Amora Mautner para dar vida a periguete Suélen, porém, por ter terminado as gravações da novela A Vida da Gente, e por já ter sido escalada para Lado a Lado antes do convite, recusou. Isis Valverde foi a escalada para o papel, sendo muito elogiada pela crítica. Por este personagem, Isis ganhou diversos prêmios de "Melhor Atriz Coadjuvante".

Fernanda Montenegro e Regina Duarte foram convidadas para o papel de Lucinda, mas ambas recusaram o convite. O papel acabou sendo assumido por Vera Holtz.

Mariana Ximenes daria vida a Débora, mas o autor optou para um rosto mais jovem, com um tom mais "adolescente", já que a mesma faria par romântico com o personagem de Cauã Reymond. Milena Toscano e Nathália Dill entraram em questão, sendo Natália a escolhida. A novela teve um grande números de atores cotados, mas que acabaram recusando ou sendo colocados fora de questão, por estarem engajados em outros projetos ou já terem sido escalados para outros papéis, em outras telenovelas. Juliana Paes foi convidada para viver o papel cômico de Noêmia, a bióloga hippie, uma das mulheres de Cadinho, mas recusou, e o papel foi assumido por Camila Morgado.


Elenco



Ator/Atriz Personagem
Débora Falabella Nina García Hernández / Rita Fonseca de Souza 
Adriana Esteves Carmem Lúcia Moreira de Araújo (Carminha)
Murilo Benício Jorge Araújo (Tufão)
Cauã Reymond Jorge Araújo Filho (Jorginho) / Cristiano Moreira / Batata
Marcello Novaes Maxwell Pereira Oliveira (Max)
Vera Holtz Lucinda Pereira Oliveira 
José de Abreu Nilo Oliveira 
Heloisa Périssé Monalisa Barbosa
Eliane Giardini Muricy Araújo 
Marcos Caruso Leleco Araújo 
Juca de Oliveira Santiago Moreira 
Alexandre Borges Cadinho (Carlos Eduardo de Souza Queirós)
Débora Bloch Vêronica Magalhães Queirós 
Camila Morgado Noêmia Buarque Queirós 
Carolina Ferraz Alexia Bragança Queirós
Nathalia Dill Débora Magalhães Queirós
Ísis Valverde Suellen
Betty Faria Pilar Albuquerque 
Aílton Graça Paulo Silas
Fabíula Nascimento Olenka Cabral
Otávio Augusto Diógenes
Paula Burlamaqui Dolores Neiva (Soninha Catatau)
Thiago Martins Leandro
Débora Nascimento Tessália das Graças Mendonça 
Juliano Cazarré Adauto ]
Bruno Gissoni Iran Barbosa
Letícia Isnard Ivana Araújo Oliveira 
Bianca Comparato Betânia de Almeida
João Henrique Gago Valdo 
José Loreto Darkson Silas 
Emiliano D'Ávila Lúcio
Daniel Rocha Roniquito "Roni" 
Ana Karolina Lannes Ágatha Moreira Araújo
Ronny Kriwat Tomás Buarque
Luana Martau Maria da Purificação (Beverly Hills)
Carol Abras Begonia García Hernández
Bruna Griphao Paloma Bragança
Cláudia Missura Janaína
Cacau Protásio Zezé 
Felipe Abib Jimmy Bastos
André Luiz Miranda Valentim

Repercussão



A novela notavelmente foi um sucesso de crítica e de público; durante a trama, vários personagens se sobressaíram. Foram os casos da periguete Suélen (Ísis Valverde); das empregadas Zezé (Cacau Protásio) e Janaína (Cláudia Missura); do divertido Adauto (Juliano Cazarré); do casal Leleco e Muricy, formado pelos veteranos Marcos Caruso e Eliane Giardini; do dançarino Darkson (José Loreto); da cabeleireira Beverly (Luana Martau); do pai do lixão Nilo (José de Abreu); além da própria vilã da novela, Carminha (Adriana Esteves).

A novela virou assunto preferido nas redes sociais na internet, principalmente, quando da reviravolta na trama, na qual Nina/Rita começou a humilhar Carminha na mansão da família de Tufão (seu marido), na cena em que Carminha enterra viva Nina/Rita ou naquela em que a família de Tufão desmascara Carminha após saber de sua traição com Max (Marcelo Novaes).

Dentre os profissionais da própria Rede Globo, vários se manifestaram por meio das redes sociais sobre a novela, como o editor e apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, se disse "viciado" na trama de João Emanuel, além do apresentador Luciano Huck, que foi outro que se disse "grande fã da novela", chegando, inclusive, a visitar os estúdios de gravação da trama.

Outro destaque da telenovela, também ficou por conta da atriz inciante Mel Maia, que viveu Rita/Nina na infância, a atriz-mirim contou que Adriana Esteves a ajudou durante as cenas, afirmando que "tinha medo de contracenar com ela. Era uma bruxa má" em referência a personagem da atriz, Carminha, que foi sua madrasta que a maltratava.

Segundo a imprensa, o último capítulo de Avenida Brasil, "parou" o país. Ainda segundo a mesma imprensa, o desfecho da trama fez com que ruas de grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Manaus e Belém ficassem desertas.

Tanto o Jornal Nacional, como o Globo Repórter, em seus roteiros, tiveram pautas exclusivas sobre a novela. Pela mesma imprensa, foi noticiada a possibilidade de haver um apagão em grande parte do país, em vista da audiência do capítulo final. Segundo os jornais, haveria risco da ocorrência de um fenômeno conhecido como "rampa de carga", que ocorreria logo após a exibição da novela, pela sobrecarga de energia dos aparelhos doméstico utilizados, pelo hábito, após a exibição, uma vez que as pessoas retomam suas atividades rotineiras: abrem a geladeira, vão tomar banho, acendem a luz, ..., a sobrecarga deixaria o país no escuro, fato que não ocorreu. Outra questão, que também foi notícia internacional, foi o fato da presidente Dilma Rousseff mudar sua agenda de compromissos, reagendando um evento por conta do último capítulo de Avenida Brasil.

Segundo a crítica televisiva, as personagens Carminha e Flora (esta última de A Favorita, do mesmo autor de "Avenida Brasil") seriam as maiores vilãs da história da teledramaturgia brasileira, ganhando da personagem "Odete Roitman" da novela Vale Tudo, interpretada pela atriz Beatriz Segall, alegando que o jeito "povão" de Carminha a fez se "familiarizar" com o público.

De acordo com a revista estadunidense Forbes, a novela foi a mais bem sucedida de toda a história e teria faturado cerca de R$ 2 bilhões, sendo o maior faturamento já alcançado por uma produção televisiva da América Latina. Ainda segundo a publicação norte-americana, a telenovela foi um grande sucesso pelo fato de a Rede Globo ter apresentado a "Classe C" como protagonista da trama, tendo assim conquistado 46 milhões de telespectadores brasileiros.

Avenida Brasil também foi sucesso em Portugal. A trama repetiu o sucesso no Brasil e foi uma verdadeira febre em terras europeias. Não faltaram elogios para a trama, tanto por parte do público quanto da crítica. O mesmo caso aconteceu na Argentina.

José Marmeleira, do jornal português “Público”, afirmou que a novela de João Emanuel Carneiro é a melhor série de ficção exibida naquele ano pela televisão do país.


Trocando em artes versão novelas encerra seu ano de 2017 desejando a todos Feliz Natal e um próspero ano novo.


TROCANDO EM ARTES ANTERIOR:

CATS 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

2023