ILHA 450 ANOS


Essa é uma coluna especial já que não tenho escrito artigos aqui em meu blog, mas a data pede um artigo.

Hoje, dia 5 de setembro, a Ilha do Governador faz 450 anos. A Ilha, como vocês sabem, é o bairro em que nasci e me criei. Dos meus 41 anos de vida vivi aqui 39 e sinceramente não me vejo morando em outro bairro, se der a lógica fico aqui até morrer e morrendo irei para o cemitério do Cacuia.

Temos motivos para comemorar? Poucos. Posso dizer tranquilamente que desses 41 anos é o pior momento que vejo do bairro. O transporte público é precário, ônibus caindo aos pedaços e defasados pertencentes a uma máfia que coloniza o bairro, os mesmos veículos que tem bem menos linhas que o necessário para o insulano e somem depois de certa hora e no fim de semana. Para agravar isso tudo as barcas estão mais restritas com horários que não satisfazem a população diminuindo ainda mais suas possibilidades de locomoção.

A saúde então vai de mal a pior. O insulano está proibido de ficar doente. A UPA virou hospital pediátrico, o tradicional Paulino Werneck fechado e o recém inaugurado Evandro Freire só atende casos emergenciais com seus funcionários sofrendo com salários atrasados. Um bairro com mais de 250 mil habitantes não tem um sistema de saúde decente.

O clima de segurança que sempre foi orgulho do insulano diminuiu drasticamente. Continua sendo um dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro, mas não por seus méritos e sim porque o restante da cidade está muito mal. Aumentaram os números de furtos e roubos, vários são os casos de conhecidos roubados e nós que sempre nos orgulhamos de poder sair de casa em qualquer horário e andar na rua tranquilamente não podemos mais fazer isso.

A cultura, minha área, tenta sobreviver. Há alguns anos vem mostrando força com o "Polo cultural" de Gilberto D`Alma e Marcelo Mendes que no Colégio Passaredo do Jardim Guanabara recebe nos finais de semana todas as artes insulanas. Temos a FLIG, feira literária comandada por Giano Azevedo e Pedro Santoro em seu terceiro ano dando espaço para os escritores locais, os saraus de Karla Antunes no Bar Chico`s bimestralmente já fazem parte do calendário local, temos o "Se liga" de Johnny Lima não só formando atores de teatro quanto dando ocupação a jovens carentes e temos o circuito cultural e ensinamento de música com Elisabete Cardoso.

Artistas tem, coisas bacanas surgem, mas temos dois graves problemas: Um é a falta de espaço. Perdemos a Casa da tia Elbe e aos trancos e barrancos o Polo Cultural tenta preencher parte desse vazio, mas se não fosse ele os artistas insulanos não teria onde se apresentar. Recentemente o diretor do Lemos Cunha abriu as portas do teatro para os artistas e Adelaide Pontual criou um coletivo para ocupação do espaço, mas continuamos com o teatro Operon servindo de depósito de livros e a Arena Renato Russo com uma dificuldade imensa para abertura de pautas.

O segundo problema é a mídia local que não informa com o devido carinho o que ocorre aqui. A brigas políticas do bairro acabam refletindo em nossa mídia com mídia A não informando direito o que acontece em espaço B porque ele é comandado pelo grupo político C que é contrário ao grupo político D que hoje comanda o bairro e isso tudo reflete nos artistas. Tivemos em agosto o Festart comandado pelo Coletivo do Lemos, uma reabertura do teatro com todas as artes da Ilha reunidas e só o "Ilha Carioca" deu espaço. Dona Carola foi a primeira peça insulana em anos a se apresentar em um festival na Zona Sul, uma peça 100% insulana se apresentou no shopping da Gávea e saiu em lugar nenhum. A única cultura local que não só saiu como foi capa foi o início do concurso de sambas da União da Ilha, coisa que ocorre todos os anos então não tem nenhuma novidade. Sem a mídia informando fica mais difícil para o morador do bairro saber o que ocorre aqui.

Pois bem, assim a Ilha do Governador, que um dia foi Ilha do Gato e tem uma história maravilhosa preservada na memória e registros de pessoas como Jaime Moraes e Cibele de Ipanema chega aos seus 450 anos. Chega com poucos motivos para comemorar, mas mesmo assim acho que devemos celebrar a data.

Devemos porque apesar de todos os problemas é a nossa casa, o nosso lar,como diria Arlindo Cruz "O meu lugar". Não existe sensação melhor para o insulano que atravessar a ponte do Galeão e saber que está em casa. Fazemos parte de uma cidade cosmopolita, mas a impressão é que todos do bairro se conhecem. Conhecemos os estabelecimentos pelo nome dos donos. Fomos crianças brincando na praia da Freguesia, estudando no Lemos Cunha e fazendo primeira comunhão na Nossa Senhora D`Ajuda. Adolescentes no Patin House, dando volta de Jardineira até o Jardim Guanabara e fazendo esportes na ACM. Demos os primeiros amassos no Ilha auto cine, gastamos o primeiro salário no Ilha Plaza, encontramos os amigos no Planeta da Ribeira e fomos ao samba na União da Ilha. Nos apaixonamos por esse lugar a cada vez que vemos a vista da Pedra da Onça. Insulano antes de tudo é um forte, um apaixonado por seu lugar. Só nós podemos falar mal daqui, bairristas até a medula.


É, tá ruim, mas é nosso e isso que importa. Uma hora vai melhorar nem que seja na marra.


Sou mais minha Ilha, tu és meu amor...


..em ti me planto Ilha do Governador.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA