O CLUBE DOS 23 ESPECIAL: CHAPECOENSE


Durante os anos de 2013 e 2014 eu fiz uma série aqui no "Trocando em miúdos" chamada "O clube dos 23". Essa série contava a história dos 20 clubes que formavam a série A do campeonato brasileiro em 2013 mais Palmeiras, Bangu e América que não faziam parte, mas entraram por suas grandezas.

A Chapecoense não fazia parte da série A em 2013, só fez seu primeiro campeonato na elite em 2014 então agora volto com a série em uma postagem especial para homenagear esse clube que hoje faz parte do coração de todos os brasileiros.


CHAPECOENSE



 Associação Chapecoense de Futebol (ACF) é um clube de futebol brasileiro, sediado na cidade de Chapecó, Santa Catarina. Foi fundado em 10 de maio de 1973, com o objetivo de restaurar o futebol na cidade de Chapecó. Sua origem está ligada ao fato de que, na década de 1970, a região possuía apenas alguns times amadores, sendo inexpressiva em relação ao futebol profissional. Com o propósito de reverter esta situação, alguns desportistas, jovens apaixonados pelo esporte, decidiram se reunir para criar um time de futebol profissional para a cidade.

Entre os presentes nos primeiros encontros, destacam-se Alvadir Pelisser, Heitor Pasqualotto, Altair Zanella, representante do clube Independente, Lotário Immich e Vicente Delai, representantes do Clube Atlético de Chapecó. De maneira geral, pode-se dizer que a Associação Chapecoense, posteriormente um dos grandes do futebol catarinense, surgiu da união dos clubes Atlético Chapecó e Independente.

Em 2013, o clube ganhou destaque nacional após ser promovido da Série D à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol em 6 anos, além de disputar dois torneios continentais, e também por estar presente em cinco das últimas dez finais do Campeonato Catarinense. Ao todo, o clube já chegou a dez finais do Campeonato Catarinense e conquistou cinco títulos estaduais, o último em 2016. Foi uma vez campeão da Copa Santa Catarina e vice em outras três oportunidades. Foi ainda campeão por duas vezes da Taça Santa Catarina.

Em nível nacional, a Chapecoense conquistou acessos sendo terceira colocada, tanto na Série D de 2009, como na Série C de 2012, além de vice campeã da Série B de 2013, até chegar a Série A. É considerado como um dos cinco grandes clubes de Santa Catarina, junto com o Avaí, Criciúma, Figueirense e Joinville, clubes com os quais mantém forte rivalidade esportiva.

O clube surgiu em uma época em que o futebol amador em Chapecó estava adormecido. O município não dispunha mais de clubes como o Atlético Clube Chapecó, o Independente Futebol Clube, o Grêmio Esportivo Comercial, o Guairacá Futebol Clube, entre outros. Alguns desportistas estavam decididos a reativar o futebol em Chapecó, fundando um novo clube. Até que no dia 10 de maio de 1973, na loja de confecção de Heitor Pasqualotto, ele, Alvadir Pelisser, Altair Zanella, torcedores do Independente, Lorário Immich, Vicente Delai e torcedores do Atlético Chapecó, resolvem propor a fusão de dois antigos clubes, o Atlético Chapecó e Independente. Assim nasceu a Associação Chapecoense de Futebol.

A ideia da fusão dos antigos clubes da cidade agradou muitos e logo ganhou apoio de empresários da região, empolgados com Chapecó tendo um time que a representasse. Um dos principais foi Plínio de Nês, influente político que ofereceu apoio incondicional para erguer o novo clube. Em resumo, a Chapecoense começou a sua história com a ajuda de amantes do futebol de toda a região.



Fotos

Arena Condá


Mascote


Danilo


Apodi


Cléber Santana


Camilo


Aloísio


Arthur Maia


Bruno Rangel


Paulo Rink


Rodrigo Gral


Kempes


Caio Júnior



Vídeos

Campeão catarinense 2007


Campeão Catarinense 2011


Campeão Catarinense 2016


Vice campeão Série B 2013


Finalista Sul Americana 2016


Aí está um pouco da história do clube que hoje é o segundo de todos os brasileiros. Muitas histórias ainda serão construídas e serão aplaudidas por todos nós.


Força Chape!!



O CLUBE DOS 23: 


NÁUTICO

VITÓRIA

BAHIA

GOIÁS

CRICIÚMA

CORITIBA

ATLÉTICO PARANAENSE

INTERNACIONAL 

CRUZEIRO 

GRÊMIO 

ATLÉTICO MINEIRO 

PONTE PRETA

BANGU

PORTUGUESA 

AMÉRICA 

SANTOS

BOTAFOGO

SÃO PAULO 

FLUMINENSE

PALMEIRAS

VASCO

CORINTHIANS 

FLAMENGO 

SELEÇÃO BRASILEIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA