SOBE O SOM: MOTOWN


A Motown Records , também conhecida como Tamla-Motown, é uma gravadora americana de discos fundada em 12 de janeiro de 1959 por Berry Gordy Jr. na cidade de Detroit, estado americano de Michigan conhecida como "Motors Town", devido às montadoras de automóveis ali instaladas.


O nome da gravadora é uma redução de "Motor Town". Nos anos 60 foi a mais bem sucedida na criação daquilo que se tornou conhecido como O Som da Motown, um estilo de "soul" bem característico, com o uso de instrumentos como pandeirosbaterias e instrumentos do "rhythm and blues" além de um estilo de 'canto-e-resposta' (com a repetição, por parte do coral, de frases inteiras ou palavras de alguns versos) originário da música gospel. O "som da Motown" também é marcado pelo uso de orquestração e instrumentos de sopro, por harmonias bem arranjadas e outros refinamentos de produção da música pop, e é considerado precursor da Era Disco dos anos 70.

Apesar de terem existido músicos negros norte-americanos de grande sucesso antes dos anos 60, incluindo Louis ArmstrongElla FitzgeraldNat King Cole, e Chuck Berry, a Motown foi a mais importante lançadora de artistas negros desde seu surgimento até o surgimento do chamado "hip hop". Foi também a primeira a lançar músicas que deixavam de lado o puro e simples lirismo e mergulhavam também em temas sócio-políticos.

Então vamos lá!!

Sobe o som Motown!!



Abc (Jackson Five)



I want you back (Jackson five)



You keep me hangin`on (The Supremes)



Baby Love (The Supremes)



Let`s get it on (Marvin Gaye)



What`s going on (Marvin Gaye)



I can`t help myself (The four tops)



Reach out (The four tops)



My girl (The temptations)



Papa was a rolling stone (The temptations)



Cruisin (Smokey Robinson)



Easy (The Commodores)



Still (The Commodores)



Superstition (Stevie Wonder)



Overjoyed (Stevie Wonder)



Please Mr.Postman (The Marvelettes)



Bem. Aí está um pouco da história dessa lendária gravadora americana. Semana que vem tem um grande artista brasileiro. Vamos pintar aquarela de Toquinho.



Enquanto isso vamos ver como no aniversário de 25 anos da gravadora o mundo andou para trás.



SOBE O SOM ANTERIOR:

ANA CAROLINA & MARISA MONTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA