TROCANDO EM ARTES: A GATA COMEU


Trocando em artes hoje é uma homenagem.

Estava programado para falar de "Roque Santeiro", mas essa semana termina no Viva uma das novelas mais gostosas já feitas. Um texto delicioso feito por grandes atores e personagens carismáticos e inesquecíveis juntos a uma trilha sonora cheia de grandes sucessos compõe essa grande novela. Novela marcante na minha infância, inclusive fizemos um clubinho igual a novela, novela que me deixou feliz e saudosista na minha maturidade mostrando que a mesma não envelheceu, melhor, meu coração não envelheceu.

Venham Fábio, Jô, seu Oscar,Ceição, Ivete, Zazá, seu Vicente, Martins, Ofélia,Tony, Paula, Horácio, Ester, Gláucia, Lenita, Edson, Zé Mario, Babi, Conde de Parma, Ivete, Gugu, Tetê, dona Biloca, Rafael, Alice, Televina, Tito, Graziela, Nair,Padre Aurélio venha clube dos curumins porque...

..Trocando em artes orgulhosamente apresenta:


A gata comeu 




A Gata Comeu é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 18 horas entre 15 de abril e 19 de outubro de 1985, em 160 capítulos, substituindo Livre para Voar e sendo substituída por De Quina Pra Lua. Foi a 30ª "novela das seis" exibida pela emissora. Escrita por Ivani Ribeiro, com colaboração de Marilu Saldanha, e contou com a direção de Herval Rossano e José Carlos Pieri. Com gerência de produção de Carlos Henrique de Cerqueira Leite, e também contou com a direção geral e núcleo de Herval Rossano. É um remake da novela A Barba-Azul, escrita pela própria Ivani Ribeiro para a extinta Rede Tupi e exibida em 1974.

Contou com as participações de Christiane Torloni, Nuno Leal Maia, Mauro Mendonça, Anilza Leoni, Bia Seidl, Deborah Evelyn, Fátima Freire e Danton Mello.


Sinopse



Apesar de já ter ficado várias vezes noiva, Jô Penteado sempre acaba o noivado com seus pretendentes, o que lhe rende o apelido de Lucrécia Bórgia. Rafael Benavente, ator de teatro, é seu oitavo noivo e todos esperam que, enfim, aconteça o casamento. Nesse meio tempo, o Professor Fábio (uma pessoa honesta e trabalhadora que dá aula na Urca) organiza uma excursão com lancha para seus alunos. A embarcação é de propriedade de Horácio Penteado (pai de Jô). Na excursão, alguns amigos dele e Jô acabam indo para a excursão. Porém, a lancha quebra e todos vão parar numa ilha deserta. No local, Jô e Fábio brigam o tempo todo, e trocam até tapas. O ódio de um pelo outro aumenta a cada instante. Após terem sido dado como mortos, ficam 2 meses na ilha, e são resgatados.

Jô chega da excursão confusa e acaba terminando o noivado com Rafael Benavente. Descobre que está apaixonada por Fábio e faz de tudo para conquistar o seu amor, passando por cima até de sua noiva, Paula. Consegue impedir o casamento dos dois por várias vezes, e até sequestra o professor. Aí, vai nascendo um amor confuso entre os dois. Porém, Gláucia, a irmã invejosa de Jô faz tudo para atrapalhar os dois.

A novela também tem outras atrações: Seu Oscar, casado com a Dona Conceição. Ele se finge de doente para não ter que trabalhar, e dá voltas na praia o dia inteiro, procurando mulheres, dizendo à mulher que é orientação médica. Ela, por sua vez, acredita na mentira do marido, e o trata como um rei, fazendo "comidinha" e dando o seu "leitinho esperto".

Outro personagem que merece destaque é o Conde de Parma, que na verdade é o garçom de uma pizzaria e não tem dinheiro algum. Engana a todos, e fica noivo de Gláucia. Ela faz isso por interesse e mal desconfia. Apesar disso, Vitório (o conde), é uma boa pessoa de coração enorme. Tenta durante várias vezes revelar a verdade, mas suas tentativas não dão certo.

O que também rende risadas na trama é o casal de meia-idade Gugu e Tetê: ambos brigam o dia todo. Tetê, é uma esposa totalmente controladora, e vive na cola do marido o dia inteiro, impedindo ele de fumar, de comer o chocolate, de andar sem o boné... A grande surpresa é que Tetê engravida de gêmeos, o que todos consideram como um "acidente de percurso"


Elenco



Ator / Atriz Personagem
Christiane Torloni Joana Penteado (Jô)
Nuno Leal Maia Fábio Coutinho
Bia Seidl Gláucia Brandão Penteado
Laerte Morrone Vitório Galhardi / Conde de Parma
Mauro Mendonça Horácio Penteado
Anilza Leoni Ester Brandão Penteado
Fátima Freire Paula Queiroz
Roberto Pirillo Antônio "Tony" Duarte
Cláudio Corrêa e Castro Gustavo Penaforte (Gugu)
Marilu Bueno Tereza Penaforte (Tetê)
Deborah Evelyn Lenita Brandão Penteado
José Mayer Edson de Oliveira
Nina de Pádua Ivete de Oliveira
Eduardo Tornaghi Rafael Benavente
Mayara Magri Beatriz Penaforte (Babi)
Élcio Romar José Mário Braga (Zé Mário / Braguinha)
Dirce Migliaccio Conceição de Oliveira
Luís Carlos Arutim Oscar de Oliveira
Diana Morel Ofélia Queiroz
Rogério Fróes Martim Queiroz
Aracy Cardoso Zazá
Norma Geraldy dona Biloca
Jayme Periard Tito Rosental
Sônia Regina Alice
Kléber Macedo Televina
Germano Filho Vicente
Monah Delacy Graziela Rosental
Juan Daniel Padre Aurélio
Mário Polimeno Giovanni
Marina Miranda Nair

Crianças

Danton Mello Carlos Eduardo Coutinho (Cuca)
Juliana Martins Suely Queiroz
Oberdan Júnior Alexandre Queiroz (Xande)
Kátia Moura Adriana Coutinho
Rafael Alvarez Cecéu
Juliana Lucas Martin Vera (Verinha)
Sílvio Perroni Renato de Oliveira (Nanato)


Reexibições



Foi reexibida pelo Vale a Pena Ver de Novo de 27 de fevereiro a 28 de julho de 1989, substituindo Gabriela e sendo substituída por Brega & Chique, em 110 capítulos.

Foi reexibida novamente pelo Vale a Pena Ver de Novo de 23 de julho a 7 de dezembro de 2001, substituindo Você Decide e sendo substituída por História de Amor, em 100 capítulos.

Foi reexibida no quadro Novelão do Vídeo Show em duas ocasiões: a primeira entre 11 e 15 de junho de 2012 e a segunda entre 19 e 23 de janeiro de 2015, ambas em 5 capítulos.

Está sendo reexibida na íntegra pelo Canal Viva de 24 de outubro de 2016 à 28 de abril de 2017 em 160 capítulos substituindo Mulheres de Areia e sendo substituída por Tieta, às 15h30.


Trilha sonora



A trilha sonora trouxe em seu repertório músicas que ficaram bastante ligadas à novela. As mais lembradas são: "Só pra o Vento" (Ritchie), principal tema de Jô Penteado; "Amigo do Sol, Amigo da Lua" (Benito di Paula), tema do professor Fábio; e "Comeu", música de Caetano Veloso regravada pelo grupo Magazine especialmente para a abertura.

"Só pra o Vento" - Ritchie
"Choro" - Fábio Jr.
"Amigo do Sol, Amigo da Lua" - Benito di Paula
"Seu Nome" - Biafra
"Canção de Búzios" - Sandra Sá
"Doce Pecado" - Santa Cruz
"Comeu" - Magazine
"Eu Queria Ter uma Bomba" - Barão Vermelho
"Sonho Blue" - Liliane
"Tipo One Way" - Ciclone
"Solidão Vai" - Hyldon
"Fora de Prumo" - Sérgio Sá
"Mania" - Lápis de Cor
"Dama e Vagabundo" - Danilo


A novela teve uma das trilhas internacionais mais marcantes da década, com músicas que foram bastante executadas nas rádios e se tornaram verdadeiros clássicos dos anos 80. Entre os sucessos, estão "Heaven" (Bryan Adams), "Every Time You Go Away" (Paul Young), "I Was Born to Love You" (Freddie Mercury), "I Should Have Known Better" (Jim Diamond) e "Forever by Your Side" (Manhattans), tema de Jô e Fábio, que fez sucesso no Brasil graças à novela. Poucos dias depois de lançado, o disco foi reposto nas lojas com a música "Smooth Operator" (Sade) substituindo "Crazy for You", que não havia sido liberada pelos representantes internacionais da Warner Music, gravadora a qual pertencia Madonna.

"I Should Have Known Better" - Jim Diamond
"The Heat Is On" - Glenn Frey
"Crazy for You" - Madonna / "Smooth Operator" - Sade
"Everything I Need" - Men at Work
"Heaven" - Bryan Adams
"Dillo Tu" - Fred Bongusto
"Brasileiro Train" - Naima and Papagayo
"I Was Born to Love You" - Freddie Mercury
"Every Time You Go Away" - Paul Young
"Just Another Night" - Mick Jagger
"Forever by Your Side" - Manhattans
"We Can Change the World" - Tremendo (canta Teo)
"Lovely Love" - Terry Winter e Silvia Massari
"Caribe" - W. White


Trocando em artes se despede de a Gata comeu e volta em duas semanas com "Edipo Rei".


TROCANDO EM ARTES ANTERIOR:

HAMLET

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

2023