CINEBLOG: KARATÊ KID




Cineblog fala hoje de mais um filme que marcou toda uma geração.

Cineblog orgulhosamente apresenta:


KARATÊ KID


The Karate Kid (O Momento da Verdade ou Karate Kid - A Hora da Verdade) é um filme de artes marciais e drama romântico norte-americano de 1984 do diretor John G. Avildsen e escrito por Robert Mark Kamen, estrelado por Ralph Macchio e Noriyuki "Pat" Morita e Elisabeth Shue. É uma história underdog no molde de um sucesso anterior de Avildsen de 1976, o filme Rocky

O filme conta a história de um jovem lutador que deseja aprender caratê, e para isso convence um experiente mestre a lhe dar aulas, que acabam por transformar-se em lições de vida.

Foi um grande sucesso de público e continua popular até a atualidade. Também obteve comentários favoráveis da crítica, tendo Pat Morita recebido uma indicação de melhor ator coadjuvante no Oscar daquele ano e também uma indicação na mesma categoria ao Globo de Ouro.

Sinopse


O jovem Daniel Larusso ou Daniel San (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Newark, Nova Jérsey para a região do Vale de São Fernando no sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota atraente que gosta dele.

Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e sua gangue começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por um Senhor Miyagi (Pat Morita), um velho mestre de caratê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos de sua arte marcial, para que ele possa se defender da gangue de Johnny, que também luta caratê. Então ele enfrenta a gangue em uma competição de luta.

O filme é famoso por mostrar o ensaio de artes marciais por Daniel San por meio de atividades cotidianas do dia-a-dia, como limpar o carro ou pintar uma parede.

Elenco

 

  • Ralph Macchio ... Daniel Larusso
  • Noriyuki "Pat" Morita ... Sr. Kesuke Miyagi
  • Elisabeth Shue ... Ali Mills
  • William Zabka ... Johnny Lawrence
  • Ron Thomas ... Bobby Brown
  • Rob Garrison ... Tommy
  • Chad McQueen ... Dutch
  • Tony O'Dell ... Jimmy
  • Martin Kove ... John Kreese, mestre do Cobra Kai Dojô
  • Randee Heller ... Lucille Larusso

 Produção

De acordo com o comentário de edição especial em DVD, o estúdio originalmente queria o papel do Sr. Miyagi para ser interpretado por Toshiro Mifune, mas o escritor Robert Mark Kamen se opunha para a escolha de elenco. Mako Iwamatsu também foi considerado para o papel de Mr. Miyagi, mas não estava disponível devido a compromissos anteriores para filmar Conan the Destroyer, mas ele acabaria por desempenhar um papel semelhante no filme Sidekicks.

Música

A trilha sonora (com músicas do filme) foi lançado pela Casablanca Records. O destaque fica para Joe Esposito com "You're the Best" que foi apresentada durante a montagem do torneio perto do final do filme. A música "Cruel Summer" sucesso de 1984 da banda Bananarama também está presente no filme, mas foi excluída do álbum da trilha sonora. "Moment of Truth" do Survivor é outra grande faixa que só é exibida nos créditos. Outras canções que aparecem na produção foram deixadas fora do álbum, incluindo "Please Answer Me", interpretada por Edge Broken e "The Ride ", interpretada por The Matches. "The Ride" nunca foi lançada em nenhum álbum, mas foi disponibilizado no iTunes, Amazon.com e Rhapsody, em Abril de 2009 para o 25º aniversário do filme.

Recepção

Este filme está classificado como número 31 na lista da Entertainment Weekly que elege os 50 melhores filmes de temática High School. O filme mantém 90% de aprovação no site especializado Rotten Tomatoes, com base em 41 comentários.
Roger Ebert chamou o filme de melhor do ano, lhe dando quatro estrelas, de quatro possíveis, e o descreveu como um "excitante, dócil história comovente, com uma das amizades mais interessantes em muito tempo”. Janet Maslin do The New York Times também fez uma análise positiva.

Prêmios e indicações

 Oscar (1985)

Indicado ao prêmio de Melhor ator coadjuvante (Pat Morita)
  • Globo de Ouro (1985)
Indicado ao prêmio de Melhor ator coadjuvante em cinema (Pat Morita)
  • Young Artist Awards (1985)
Vencedor na categoria: Best Family Motion Picture - Drama
Vencedor na categoria Best Young Supporting Actress in a Motion Picture Musical, Comedy, Adventure or Drama (Elisabeth Shue)
Indicado ao prêmio: Best Young Supporting Actor in a Motion Picture Musical, Comedy, Adventure or Drama (William Zabka)
  • AFI 100 Years
AFI's 100 Years - 100 Cheers (100 Filmes mais inspiradores) - #98

Cineblog volta semana que vem com um filme que marcou os anos 90. American Pie.


CINEBLOG ANTERIOR:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA