CIEBLOG: SUPERMAN




Hoje o Cineblog fala do meu super herói preferido em um filme que marcou a minha infância.

Cineblog orgulhosamente apresenta:


SUPERMAN


Superman, também conhecido como Superman - The Movie (no Brasil, Super-Homem; em Portugal, Super-Homem - O Filme) é um filme americano de 1978, baseado na história do herói da DC Comics, Superman

O filme foi uma superprodução e foi dirigido por Richard Donner e no elenco estão Christopher Reeve como Superman e também Gene Hackman, Margot Kidder, Marlon Brando, Glenn Ford, Phyllis Thaxter, Jackie Cooper, Marc McClure, Valerie Perrine e Ned Beatty. O filme aborda a origem de Superman, da infância como Kal-El de Krypton e sua criação em Smallville

Disfarçado como repórter Clark Kent, ele adota um comportamento humilde e tolo em Metropolis, New York. Além disso, nutre um romance com Lois Lane e enfrenta o vilão, Lex Luthor.

A ideia de se fazer um filme de Superman, surgiu em 1973 pela produtora Ilya Salkind. Vários diretores, como Guy Hamilton e roteiristas (Mario Puzo, David Newman, Leslie Newman e Robert Benton) estavam comprometidos com o projeto, antes do diretor Richard Donner ser contratado para a direção. Donner trouxe junto Tom Mankiewicz, para reescrever o roteiro, pois o original estava fraco e então, Mankiewicz acabou sendo creditado como consultor criativo. Foi decidido o trabalho de Donner para este filme e para a sua sequência.

O trabalho de fotografia começou em Março de 1977 e terminou em Outubro de 1978. Conflitos e tensões surgiram entre Donner e os produtores, acabando em sua demissão, a decisão em não filmar mais Superman II e o término rápido em fazer o primeiro filme. Donner tinha filmado quase 80% do segundo filme, dando a ideia em criar 28 anos depois a sua versão original e alternativa: Superman II - The Richard Donner Cut.  

Superman-The Movie na sua estreia, recebeu aclamadas críticas e um grande sucesso de bilheteria. Venceu o Oscar de 1978 pelo filme com melhores efeitos visuais.


SINOPSE


O filme começa mostrando a destruição do planeta Krypton. Proibido de abandonar o planeta moribundo, Jor-El, o pai do bebê Kal-El, envia seu filho a um mundo distante chamado Terra, no qual ele poderá sobreviver ao fim de sua raça e onde terá superpoderes. O início do filme também mostra a condenação do General Zod e de seus asseclas, fato que determinará o segundo filme da série.

Chegando à Terra, Kal-El é adotado por Johnatan Kent e sua esposa, Martha Kent, que o criam sem revelar seus superpoderes. Ao completar a maioridade, o agora chamado Clark Kent perde seu pai, vítima de um infarto e decide partir em busca de sua origem. Guiado por cristais luminosos que encontrou na nave que o trouxe para a Terra, ele chega ao Ártico, onde um dos cristais é lançado no gelo e constrói a Fortaleza da Solidão.

Na fortaleza, Clark encontra um holograma com a memória e a personalidade de seu pai biológico, gerado por um computador. Ao lado desse simulacro, ele descobre sua origem e sua natureza. Após anos de preparação, ele está pronto para retornar à civilização e ajudar a Humanidade

Estabelecendo-se na cidade de Metrópolis, ele se emprega como jornalista no Planeta Diário e conhece aquela que será sua eterna paixão: Lois Lane. Conhece também outros personagens clássicos dos quadrinhos como Jimmy Olsen e Lex Luthor, este após já ter se apresentado ao mundo uniformizado e ser conhecido como o Super-Homem.

Luthor revela ao Super-Homem que lançará mísseis nucleares para separar o Estado da Califórnia do resto dos Estados Unidos. Lançando-se como um bólido, Super-Homem consegue desviar um dos mísseis para o espaço, mas o outro atinge o solo e causa grande destruição. Em uma série de atitudes heroicas Super-Homem consegue salvar muitas vidas e conter os danos da explosão, mas não consegue salvar Lois da morte, soterrada em seu carro.

Inconformado, Super-Homem ignora o aviso de seu pai sobre não interferir na história humana e voa ao redor da Terra à supervelocidade, o que força o planeta a girar em sentido inverso e faz o tempo voltar até antes do soterramento do carro de Lois, que está salva.

Finalmente, Super-Homem entrega Luthor e seus comparsas às autoridades e o filme se encerra com uma imagem do Homem de Aço voando em órbita da Terra ao som da música de John Williams e com o segundo filme já anunciado.

ELENCO


Christopher Reeve  Kal-El/ Clark Kent/ Superman

Gene Hackman  Lex Luthor

Margot Kidder  Lois Lane

Marlon Brando Jor El

Glenn Ford Jonathan Kent


PRINCIPAIS PRÊMIOS E INDICAÇÕES


Oscar 1979 (EUA)
  • Recebeu o Oscar de melhores efeitos visuais.
  • Recebeu três indicações, nas categorias de melhor som, melhor trilha sonora e melhor edição.
Globo de Ouro 1979 (EUA)
  • Recebeu uma indicação, na categoria de melhor trilha sonora.
Grammy 1980 (EUA)
  • Venceu na categoria de melhor trilha sonora de filme.
BAFTA
  • Venceu na categoria de ator protagonista mais promissor (Christopher Reeve).
  • Indicado nas categorias de melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor som e melhor ator coadjuvante (Gene Hackman).
O estúdio da dublagem Brasileira foi Herbert Richers, feita para Vídeo e para o SBT.


Cineblog volta semana que vem com Titanic.


ARQUIVO:

GUERRA NAS ESTRELAS      

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA