TROCANDO EM VERSOS ESPECIAL: HISTÓRIAS PARA NINAR GENTE GRANDE


Trocando em versos é especial hoje por dois motivos: Primeiro por abrir espaço, como já fez algumas vezes, a uma letra que, infelizmente, não fui eu que fiz. Segundo porque abre espaço para uma senhora letra, uma poesia que mal nasceu e já pode ser considerada uma obra prima. É o samba da Estação Primeira de Mangueira para o carnaval 2019. Uma letra contundente, de posição e ao mesmo tempo bonita, emocionante. Apreciem essa obra de arte que não está no retrato


ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA
Carnaval 2019
Autores: Deivid Domênico, Tomaz Miranda, Mama, Marcio Bola, Ronie Oliveira e Danilo Firmino.



Brasil, meu nego
Deixa eu te contar
A história que a história não conta
O avesso do mesmo lugar
Na luta é que a gente se encontra

Brasil, meu dengo
A mangueira chegou
Com versos que o livro apagou
Desde 1500
Tem mais invasão do que descobrimento
Tem sangue retinto pisado
Atrás do herói emoldurado
Mulheres, tamoios, mulatos
Eu quero um país que não está no retrato

Brasil, o teu nome é Dandara
Tua cara é de cariri
Não veio do céu
Nem das mãos de Isabel
A liberdade é um dragão no mar de Aracati

Salve os caboclos de julho
Quem foi de aço nos anos de chumbo
Brasil, chegou a vez
De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês

Mangueira, tira a poeira dos porões
Ô, abre alas pros teus heróis de barracões
Dos Brasil que se faz um país de Lecis, jamelões

São verde- e- rosa as multidões


TROCANDO EM VERSOS ANTERIOR:

PÁTRIA NÃO GENTIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA