TROCANDO EM VERSOS: PÁTRIA NÃO GENTIL


*Poesia que me deu o primeiro lugar no concurso "Sarau do bar no condomínio" na Ilha do Governador

Sim, eu sou branco na cor
E meu irmão tem outra cor
Ele sangra e chora igual a mim
Com o pesar de um racismo ainda sem fim

A chibata agora é um fuzil na mão
A favela é a nova senzala irmão
Mas não adianta tentar subjugar
Pra cada negro tombado, outro negro virá
Sem medo, coração valente
Há feridas na alma, há uma alma contundente

Martin Luther King presente!! Malcon X presente!!
Nelson Mandela presente!! Zumbi dos Palmares presente!!
Marielle Franco presente!!
Todos presentes, minorias, humilhados se fazem presentes

Pretos, loucos, viados e putas
Aí você verás que um filho teu não foge a luta 
Ignorando leis, invadindo a casa grande
Enfrentando esse sistema filho da puta
E quando o povo berrar, em seu ouvido gritar
Será obrigado a “a cor dar”
Não adianta olhar pro lado, fingir que não ouviu
Os excluídos da pátria não gentil vão mudar o Brasil

Olhe que lindo nossa gente de todas as cores
Com as trevas acabando
Sim meu senhor, um novo tempo está começando
É bom “já ir” se acostumando


TROCANDO EM VERSOS ANTERIOR:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

9 DE AGOSTO DE 2023

DEZ ANOS DE MENTIRAS