SOBE O SOM: AFRO-SAMBAS


Os Afro-sambas é um álbum do violonista Baden Powell e do compositor e cantor Vinicius de Moraes, de 1966.

Considerado por muitos críticos como um divisor de águas na MPB por fundir vários elementos da sonoridade africana ao samba, "Os Afro-sambas" é o segundo LP lançado pela parceria Baden Powell / Vínicius de Moraes. Segundo relata Vinicius, numa crônica escrita em 1965 e disponível no livro "Samba Falado" (Editora Beco do Azougue), o poeta recebera de Carlos Coqueijo um disco com sambas-de-roda da Bahia, pontos de candomblé e toques de berimbau que encantaram Vinicius de Moraes. Baden Powell também fora à Bahia e conferira pessoalmente os cantos do candomblé baiano. Desse mútuo encantamento pelo samba e religiosidade encontrada na Bahia, surgiu o projeto dos Afro-sambas, que se tornou um álbum gravado em 1966.

As oito canções apresentam uma rica e singular musicalidade, que traz uma mistura de instrumentos do candomblé e da umbanda (como atabaques e afoxés) com timbres mais comuns à música brasileira.

Então vamos lá!!


Sobe o som Afro-Sambas!!


Lamento de Exu


Tristeza e solidão


Canto do Caboclo Pedra-Preta


Tempo de amor


Canto de Iemanjá


Bocoché


Canto de Xangô


Bem. Aí está um pouco da obra genial deses dois grandes compositores. Semana que vem tem mais, tem outo gênio, tem Bob Marley.



Enquanto isso lembre que amor só é bom se doer.


SOBE O SOM ANTERIOR:

TOTO & AIR SUPPLY

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 ANOS

CAPÍTULO 48

2023