SOBE O SOM: JORGE ARAGÃO


Jorge Aragão da Cruz (Rio de Janeiro, 1 de Março de 1949) é um cantor, sambista, compositor brasileiro.

Filho da mãe acreana, Jorge começou sua carreira pelo samba na década de 1970, como guitarrista em bailes e casas noturnas. Entrar no gênero fora das rodas ajudou Aragão a ser um sambista que explora novidades no gênero, ao ponto que declara seguir mestres como Candeia, Roberto Ribeiro e Monarco, devido à “voz autoral”.  Como compositor, despontou em 1976, foi integrante do grupo Fundo de Quintal (núcleo do gênero pagode) e um de seus principais compositores e letristas, tendo por isso abandonado o conjunto algum tempo depois para dedicar-se à carreira solo. Quase todos os grandes intérpretes de samba (Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila) têm canções de Jorge Aragão em seu repertório.

O primeiro disco solo, "Jorge Aragão", veio em 1981, pela Ariola. Conhecedor do carnaval carioca, foi comentarista dos desfiles de escolas de samba nas TV's Globo, Manchete e nos últimos anos no projeto Carnaval do Povão pela CNT. Com doze discos lançados, excursionou pelos Estados Unidos e se apresenta em várias cidades do Brasil.

Então vamos lá!!


Sobe o som Jorge Aragão!!


Malandro


Coisa de pele


Papel de pão


Falsa consideração


Feitio de paixão


Moleque atrevido


Ave Maria


Do fundo do nosso quintal


Alvará


Vou festejar - Com Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz


Coisinha do pai - Com Preta Gil


Eu e você sempre


Tema Globeleza


Bem. Aí está um pouco da obra desse grande sambista brasileiro. Semana que vem tem mais. Tem o romantismo dos covers de Daniel Boaventura.


Enquanto isso desfilo na passarela do teu coração.


SOBE O SOM ANTERIOR:

TANGOS & BOLEROS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA