CINEBLOG: BACURAU


Cineblog fala hoje de um grande sucesso nacional da atualidade, vencedor do prêmio do Júri em Cannes.

Cineblog orgulhosamente apresenta:


Bacurau 


Bacurau é um filme brasileiro, dos gêneros drama, faroeste, terror gore, fantasia e ficção científica, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. É produzido por Emilie Lesclaux, Saïd Ben Saïd e Michel Merkt e estrelado por Sônia Braga, Udo Kier e Bárbara Colen. O título do filme é o apelido do último ônibus da madrugada no Recife, e a origem do nome vem de uma ave de hábitos noturnos comum nos sertões brasileiros, que era chamada pelos povos tupis de wakura'wa.

A produção conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019, tornando-se o segundo filme brasileiro da história a ser laureado no certame geral, após O Pagador de Promessas  de Anselmo Duarte. Além de ter sido premiado em diversos festivais de cinema, o filme foi selecionado para mostras principais de festivais não competitivos prestigiados mundialmente, como o Festival de Nova York (NYFF).


Sinopse


Daqui a alguns anos... Bacurau, uma pequena cidade brasileira no oeste de Pernambuco, lamenta a perda de sua matriarca, Carmelita (Lia de Itamaracá), que viveu até os 94 anos. Dias depois, seus habitantes percebem que sua comunidade desapareceu da maioria dos mapas.


Elenco


Sônia Braga como Domingas
Udo Kier como Michael
Bárbara Colen como Teresa
Thomás Aquino como Pacote/Acácio
Silvero Pereira como Lunga
Karine Teles como forasteira de moto
Antonio Saboia como forasteiro de moto
Jonny Mars como Terry
Carlos Francisco como Damiano
Wilson Rabelo como Plínio
Suzy Lopes como Luciene
Thardelly Lima como Tony Júnior
Luciana Souza como Isa


Produção


As filmagens aconteceram na povoação de Barra no município de Parelhas e na zona rural do município de Acari, no Sertão do Seridó, Rio Grande do Norte.

No agregador de críticas Rotten Tomatoes, o filme detém 88% de aprovação com base em 40 avaliações, com uma classificação média de 7,69/10. O consenso crítico do site diz: "Formalmente empolgante e narrativamente ousado, Bacurau se baseia nas preocupações sociopolíticas brasileiras modernas para apresentar um drama contundente e que mistura o gênero". No Metacritic, o filme tem uma pontuação média ponderada de 74 em 100, com base em 14 críticas, indicando "revisões geralmente favoráveis".

Peter Bradshaw do jornal britânico The Guardian diz que o filme é "completamente distinto, executado com clareza e força implacáveis". Steve Pond do TheWrap escreve que: "Bacurau é perturbador, um sonho febril sobre um período confuso no Brasil. E, ocasionalmente, é muito divertido também".

O site IndieWire, especializado em filmes independentes deu a nota B+ para Bacurau. A revista Variety disse que o filme "é aquele raro exemplo de longa que provavelmente teria sido melhor se tivesse sido mais burro, ou pelo menos menos ambicioso".]

Stephen Dalton do The Hollywood Reporter considerou Bacurau "uma mistura impressionantemente rica, mas talvez um pouco rica demais, por vezes exageradamente recheada e mal cozida em alguns lugares".

Cesar Soto escreveu no G1 que "não é sempre que o cinema brasileiro consegue equilibrar tão bem o realismo pelo qual é conhecido com diferentes características de filmes de gênero, como ação ou suspense. Bacurau estreia com uma mistura certeira de crítica, sarcasmo e, em certo grau, diversão pop".

Inácio Araujo da Folha de S. Paulo deu ao filme 5 estrelas () e disse: "Bacurau é um filme claro e direto".


Prêmios e indicações


Ano        Prêmio/Festival Categoria Resultado

2019 Festival de Cannes Prêmio do Júri Venceu
                     Palma de Ouro Indicado
               Festival de Sydney Melhor Filme Indicado
             Festival de Munique Melhor Filme Venceu
               Festival de Lima Melhor Filme Venceu
                 Melhor Direção Venceu


Cineblog volta em duas semanas com "Era uma vez em Hollywood"


CINEBLOG ANTERIOR:

A LAGOA AZUL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

2023