CINRBLOG; A LAGOA AZUL


Cineblog fala hoje de um filme histórico. Referência do Sessão da Tarde.

Cineblog orgulhosamente apresenta:


A Lagoa azul


A Lagoa Azul (em inglês: The Blue Lagoon ) é um filme de aventura e drama romântico norte-americano de 1980, dirigido por Randal Kleiser, de um roteiro escrito por Douglas Day Stewart baseado no romance de 1908 de mesmo nome de Henry De Vere Stacpoole. Esta é a terceira adaptação cinematográfica do livro, sendo um remake do filme mudo The Blue Lagoon de 1923 estrelado por Molly Adair e Dick Cruickshanks e The Blue Lagoon de 1949 estrelado por Jean Simmons e Donald Houston. A versão de 1980 inclui muito mais cenas de nudez e sexo do que a versão de 1949, embora muito menos do que o livro. No livro, há um elemento extremamente importante que não teve tanto destaque nos filmes como a cultura polinésia dos povos polinésios e principalmente o choque cultural que os primos ingleses têm com esse povo.

O filme foi um projeto de paixão de Randal Kleiser, que há muito admirava o romance original. Ele contratou Douglas Day Stewart, que escreveu The Boy in the Plastic Bubble, para escrever o roteiro e se encontrar com Richard Franklin, o diretor australiano, que estava procurando trabalho em Hollywood. Isso deu a ele a ideia de usar uma equipe australiana, que Franklin ajudou a supervisionar. O filme foi filmado na Jamaica e Nanuya Levu (atual Turtle Island), uma ilha de propriedade privada em Fiji. O elenco e a produção passaram cinco meses no local morando em tendas. A flora e a fauna apresentadas no filme incluem uma variedade de animais de vários continentes. Como se viu, as iguanas filmadas em Fiji eram uma espécie até então desconhecida pelos biólogos; isso foi notado pelo herpetólogo John Gibbons quando ele assistiu ao filme e depois de viajar para a ilha onde as iguanas foram filmadas, ele descreveu a iguana-de-crista-de-fiji (Brachylophus vitiensis) em 1981.

O filme é estrelado por Brooke Shields e Christopher Atkins. Conta a história de duas crianças pequenas abandonadas em uma ilha deserta tropical paradisíaca no Pacífico Sul. Sem a orientação nem as restrições da sociedade, sentimentos emocionais e mudanças físicas surgem quando atingem a puberdade e se apaixonam. O filme continha uma quantidade substancial de conteúdo sexual, e ambos os personagens principais foram retratados nus. Isso foi controverso, pois Shields tinha 14 anos na época das filmagens. Todas as cenas de nudez de Brooke Shields foram interpretadas pela dublê de corpo de 32 anos do filme, Kathy Troutt. Shields fez muitas de suas cenas de topless com o cabelo colado aos seios Atkins apareceu nu (incluindo nudez frontal no filme. A trilha sonora foi composta por Basil Poledouris e a cinematografia foi de Néstor Almendros. A filmagem subaquática foi realizada por Ron e Valerie Taylor.

The Blue Lagoon foi lançado nos cinemas em 20 de junho de 1980 pela Columbia Pictures. O filme foi criticado pelos críticos, que menosprezaram seu roteiro e execução, entre as críticas mais comuns estava o retrato ridiculamente idílico de como as crianças se desenvolveriam fora da sociedade civilizada e a performance de Shields, A jornalista estadunidense Rona Barrett chegou a comparar o filme à pornografia infantil, embora a cinematografia de Almendros tenha recebido elogios. Apesar das críticas, o filme foi um sucesso comercial, arrecadando US$58,853,106 nos Estados Unidos e Canadá, com um orçamento de US$4.5 milhões, tornando-se o nono filme de maior bilheteria de 1980 na América do Norte. O filme recebeu uma quantidade significativa de prêmios. Foi nomeado para o Prêmio Saturno de Melhor Filme de Fantasia, Almendros recebeu uma nomeação para o Oscar de melhor fotografia, Atkins foi nomeado para o Globo de Ouro de melhor ator revelação e Shields ganhou o prêmio inaugural Framboesa de Ouro de Pior Atriz.

A sequência Return to the Blue Lagoon de 1991 retoma vagamente onde The Blue Lagoon parou, exceto que Richard e Emmaline são encontrados mortos no barco. Seu filho é resgatado. Como o nome de Paddy é desconhecido para quem os resgatou, ele é renomeado para Richard, depois de seu pai. Em 16 de junho de 2012, o Lifetime exibiu o telefilme Blue Lagoon: The Awakening. Atkins aparece neste remake como um dos professores na viagem de campo, onde Emma e Dean são perdidos no mar e acabam em uma ilha.

No Brasil, o filme é considerado um clássico da Sessão da Tarde da Rede Globo e do Cinema em Casa do SBT. Rede Globo o exibiu 11 vezes desde 2003. Entre 2000 e 2002, o SBT passou o filme em outras sete ocasiões. Em 1982, foi lançado o filme canadense Paradise estrelado por Phoebe Cates e Willie Aames. Este filme foi criticado na época como uma "imitação" de The Blue Lagoon. Os temas dos filmes eram semelhantes: dois jovens encontram-se abandonados em um oásis sem supervisão de adultos, na verdade não há outras pessoas em qualquer lugar. Assim, eles têm liberdade total, aprendendo inevitavelmente tudo sobre amor e sexo, bem como técnicas básicas de sobrevivência. SBT também exibiu este filme com o título Paraíso Azul. The Blue Lagoon foi parodiado no filme Going Berserk de 1983, quando John Candy revela seu pesadelo recorrente inspirado no filme. O fim do sonho assombra a cena de masturbação de Christopher Atkins quando Candy é flagrado se masturbando pelos passageiros zombeteiros de um navio que passa por ali. Também foi brevemente parodiado em uma cena de flashback do filme Top Secret! de 1984. O episódio de 1992 da série de televisão Quantum Leap, "Leaping of the Shrew", estrelado por Brooke Shields, era sobre um jovem e uma mulher abandonados em uma ilha deserta.


Sinopse


No período vitoriano, duas crianças crescem juntas numa ilha paradisíaca, cuidadas por um velho marinheiro, após um naufrágio. Quando o velho morre, elas precisam se virar sozinhas, e acabam descobrindo o amor.


Elenco


Brooke Shields como Emmeline Lestrange
Elva Josephson como jovem Emmeline
Christopher Atkins como Richard Lestrange
Glenn Kohan como jovem Richard
Bradley Pryce como pequena Paddy Lestrange
Chad Timmermans como infante Paddy
Leo McKern como Paddy Button
William Daniels como Arthur Lestrange
Alan Hopgood como capitão
Gus Mercurio como oficial


Prêmios e indicações




Ano Prêmio Categoria Indicado Resultado

1980 Óscar Melhor fotografia Néstor Almendros Indicado

Globo de Ouro  Estrela masculina - revelação do ano Christopher Atkins Indicado

1981 Framboesa de Ouro Pior atriz Brooke Shields Venceu


Mídia doméstica


O DVD Special Edition, com versões widescreen e fullscreen, foi lançado em 5 de outubro de 1999. Suas características especiais incluem o trailer original do filme, um álbum de fotos pessoais de Brooke Shields, comentários em áudio de Randal Kleiser e Christopher Atkins, e outro comentário de Randal Kleiser, Douglas Day Stewart e Brooke Shields. O filme foi relançado em 2005 como parte de um pacote com sua continuação, Return to the Blue Lagoon.

Um disco Blu-ray de edição limitada do filme foi lançado em 11 de dezembro de 2012 pela Twilight Time. As características especiais do Blu-ray incluem trilha sonora isolada, trailer original, três teasers originais, uma apresentação nos bastidores chamada An Adventure in Filmmaking: The Making of The Blue Lagoon, bem como comentários em áudio de Randal Kleiser, Douglas Day Stewart e Brooke Shields e um segundo comentário de Randal Kleiser e Christopher Atkins.

O filme de 1980 foi disponibilizado para streaming por meio de serviços como o Amazon Video e o Vudu, Inc.


Cineblog volta em quatro semanas com "Era uma vez em Hollywood"


CINEBLOG ANTERIOR:

MOSTRA PACIG DE CINEMA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA