SOBE O SOM: JOANNA & JOSÉ AUGUSTO


Joanna, nome artístico de Maria de Fátima Gomes Nogueira (Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 1957), é uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira, considerada como detentora de uma das vozes mais belas do cenário musical. Como compositora, assinou dezenas de canções, algumas gravadas por grandes nomes como Cauby Peixoto, Angela Maria, Simone e Emílio Santiago.

Nascida e criada no bairro do Méier, subúrbio carioca, filha do violonista Joaquim, e da dona de casa Marietta, que também gostava de cantar em reuniões familiares. Desde a infância escrevia canções e poemas. Aos doze anos ganhou de presente um violão do pai, e foi matriculada numa escola de instrumentos musicais. Seu irmão a incentivava a compor e cantar, e mesmo sem ser profissional, se interessava por música e a ensinou os primeiros acordes de violão. Sua irmã preferiu seguir o caminho educacional e tornou-se professora. Em entrevistas revela que na infância gostava de brincar na rua, jogar bola, soltar pipa e peão. Cursando o terceiro ano de administração, resolveu deixar os estudos universitários para se dedicar somente a música.

Sua carreira teve início com a participação em festivais do interior do estado: Ela e pesquisava onde haveria concursos de música, e viajava sozinha para participar das competições musicais. Algumas ganhou, outras perdeu, mas sempre colecionava troféus musicais. Atuou também como backing vocal de conjuntos de bailes e casas noturnas, estreando na noite carioca ainda sem ser famosa

José Augusto Cougil (Rio de Janeiro, 16 de agosto de 1953) é um cantor e compositor brasileiro.
Filho único de Sofhia Cimillo Cougil e Augusto Cougil Novoa, aos 8 anos começou a estudar piano, harmonia e solfejo no conservatório nacional de música do Rio de Janeiro. Logo depois ganha um piano de presente do pai para praticar em casa. Com 12 anos ganhou o primeiro violão, e aprende a tocar o básico.

Aos 14 anos participou do festival de música de Santa Teresa quando recebeu o seu primeiro prêmio como melhor interprete do festival. Dos 14 aos 17, fez testes em quase todas as gravadoras do Brasil sendo reprovado em todas, até que conseguiu uma nova chance com o produtor Renato Corrêa, integrante do grupo Golden Boys tendo assim a oportunidade de cantar com a orquestra do Maestro Gaya, sendo aprovado e pronto para gravar seu primeiro disco. A carreira do cantor e compositor começou em 1972, quando ele levou uma fita de suas músicas à então gravadora EMI.

O produtor de discos Renato Correia, logo percebeu o talento de José Augusto, e imediatamente recomendou sua contratação. Em 1972 teve sua primeira composição gravada por Cauby Peixoto. No mesmo ano gravou um compacto simples como teste. Em 1973 gravou o seu primeiro disco oficial com vendagem de um milhão de cópias

Então vamos lá!!


Sobe o som Joanna & José Augusto!!


Tô fazendo falta (Joanna)


Amanhã talvez (Joanna)


Um sonho a dois (Joanna)


A padroeira (Joanna)


Mãezinha do céu (Joanna)


Mensagem para você (Joanna)


Uma canção de amor (Joanna)


Sábado (José Augusto)


Fui eu (José Augusto)


Chuvas de verão (José Augusto)


Sonho por sonho (José Augusto)


Evidências - Com Chitãozinho & Xororó (José Augusto)


Por eu ter me machucado (José Augusto)


A minha história (José Augusto)


Bem. Aí está um pouco da carreira desses grandes artistas românticos nacionais, semana que vem tem mais. Te romantismo internacional com José Feliciano & The Manhatans!!


Enquanto isso mande um recado para o seu namorado..


..mande que aguente coração.


SOBE O SOM ANTERIOR:

JAY Z & RIHANNA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 ANOS

CAPÍTULO 48

2023