TROCANDO EM ARTES: CATS


Trocando em artes versão teatro volta hoje com um dos grandes musicais já produzidos pela Broadway.

Trocando em artes orgulhosamente apresenta:


Cats


Cats é um musical composto por Andrew Lloyd Webber que teve sua estréia em Londres em 1981, mas que se consagrou por dezoito anos em cartaz na Broadway. Para realizar esse espetáculo, Llyod Webber musicou uma série de poemas de T. S. Eliot sobre gatos, onde Memory foi a música de maior sucesso.

No musical, os gatos jellicle, palavra que só eles sabem o seu significado, se reúnem uma vez ao ano para que seu líder escolha um e apenas um deles para ir a um lugar melhor. Entre os personagens mais marcantes estão Munkustrap, o narrador da história, Grizabela, the glamour cat e "Old Deuteronomy", o líder dos gatos jellicle.

Dirigido por Trevor Nunn e coreografado por Gillian Lynne , Cats abriu pela primeira vez no West End em 1981 e, em seguida, com a mesma equipe criativa na Broadway em 1982 e ganhou inúmeros prêmios, incluindo Melhor Musical em ambos os Prêmios Olivier Award e Tony Awards . A produção de Londres ficou em cartaz por 21 anos e a produção da Broadway em cartaz por 18 anos, ambos estabelecendo novos recordes. As Atrizes Elaine Paige e Betty Buckley ficaram associadas ao musical. Uma atriz, Marlene Danielle, atuou na produção da Broadway durante toda a sua execução (de 1982 até 2000).

Em 1998, o musical foi gravado em DVD, no Adelphi Theater de Londres, contando com a participação de artistas tais como: Elaine Paige, John Mills, Ken Page, Rosemarie Ford, Michael Gruber, John Partridge, Aeva May, Geoffrey Garratt, James Barron, Jo Gibb, entre outros.

Cats é o quarto show de maior duração na história da Broadway e West End, e era o mais antigo espetáculo da Broadway entre 1997-2006, superado pelo O Fantasma da Ópera, também de Lloyd Webber. Foi realizado em todo o mundo muitas vezes e foi traduzido para mais de 20 idiomas.


Sinopse


Composta por Andrew Lloyd Webber, a produção de Cats é baseada nos poemas de T. S. Eliot de 1939, que o compositor recordou como tendo sido seu favorito na infância. As canções do musical compreendem versos dos poemas musicados pelo compositor, sendo a principal exceção a mais famosa canção do musical, "Memory", que teve as letras escritas por Trevor Nunn após um poema de Eliot intitulado "Rhapsody on a Windy Night ".

Além disso, uma breve canção intitulada "The Moments of Happiness" foi feita a partir de uma passagem de Eliot chamada Quatro Quartetos. Andrew Lloyd Webber começou a compor as músicas no final de 1977 e estreou as composições no Festival Sydmonton em 1980. Os ensaios para o musical começou no início de 1981, no New London Theatre. Devido à ideia de não escrever nenhum roteiro e só usar os poemas originais como texto, o musical não tinha enredo durante o processo de ensaio, fazendo com que muitos atores estarem confuso sobre o que eles estavam realmente fazendo.

Um musical incomum em termos de sua construção, a abertura incorpora uma fuga e há ocasiões em que a música acompanha versos falados. O show é completamente cantado através da música com praticamente nenhum diálogo falado entre as músicas. A dança também é um elemento chave no musical especialmente durante os 10 minutos de sequência de dança Jellicle Ball. O cenário, que consiste em uma jarda de sucata de grandes dimensões, permanece o mesmo durante todo o show, sem quaisquer mudanças de cena. O ecletismo de Lloyd Webber é muito forte aqui; gêneros musicais variam do clássico ao pop, musica hall, jazz, rock e música electro-acústica, bem como canções hinos, como "The Addressing of Cats".


Números musicais



Abertura
Prólogo: Jellicle Songs for Jellicle Cats
The Naming of Cats
The Old Gumbie Cat
The Rum Tum Tugger
Grizabella, the Glamour Cat
Bustopher Jones: The Cat About Town
Mungojerrie & Rumpleteazer
Old Deuteronomy
The Awful Battle of the Pekes and the Pollicles
The Jellicle Ball
Memory
The Moments of Happiness
Gus: The Theatre Cat
Growtiger's Land Stand
The Ballad of Billy Maccaw
Gus: The Theatre Cat (Reprise)
Skimbleshanks: The Railway Cat
Macavity: The Mystery Cat
Mr. Mistoffelees
Memory (Reprise)
Journey to the Heaviside Layer
The Ad-dressing of Cats


Produção em língua portuguesa


Em Portugal, o musical esteve em cena em 2004, regressando em 2006 e voltou em Outubro de 2014.

No Brasil estreou no dia 4 de março de 2010 no Teatro Abril em São Paulo,e, no Rio de Janeiro no dia 16 de outubro de 2010 no Vivo Rio, contando no elenco dentre os atores e cantores: Paula Lima (Grizabella), Saulo Vasconcelose (Fernando Palazza na temporada do Rio de Janeiro) (Old Deuteronomy), Sara Sarres (Jellylorum/Grindlebone), Séfora Araujo (Demeter) e Andréia Vitfer (Gumbie Cat). A adaptação das letras ficou por conta de Toquinho.


Prêmios e indicações



Original Produção de Londres

Ano          Prêmio Categoria Nomeação Resultado

1981 Laurence Olivier Award Melhor Novo Musical Venceu
Melhor Direção em Musical Gillian Lynne Venceu

Original Produção da Broadway

Ano Prêmio Categoria Nomeação Resultado

1983 Tony Award Melhor Musical Venceu
Melhor libreto de Musical T. S. Eliot Venceu
Melhor Trilha Sonora Original Andrew Lloyd Webber e T. S. Eliot. Venceu
Melhor Ator Coadjuvante em Musical Harry Groener como Munkustrap Indicado
Stephen Hanan como Bustopher Jones/ Asparagus/ Growltiger Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante em Musical Betty Buckley Venceu
Melhor Direção em Musical Trevor Nunn Venceu
Melhor Coreografia Gillian Lynne Indicado
Melhor Direção de Arte John Napier Indicado
Melhor Figurino em Musical Venceu
Melhor Iluminação em Musical David Hersey Venceu


Fatos


A música "Memory" já foi gravada por mais de 170 artistas! As versões mais conhecidas foram gravadas por Elaine Paige, Barbra Streisand e Barry Manilow.

Entre os mais de 30 prêmios que já lhe foram atribuídos, contam-se sete Tony Awards e um Grammy.
A música "Memory" garantiu a Susan Boyle a vitória na primeira semi-final do show britânico Britain's Got Talent.

O palco de "CATS" possui em torno de 12 entradas e saídas para o palco contando com pequenas rampas de ligação do palco com a platéia, por onde os atores caminhavam ao lado dos espectadores, e também tubos abaixo do palco.

"CATS" é um dos poucos musicais que necessitam de Pit Singers. Cantores de cabine que ajudam o coro da peça, já que sua coreografia e música são muito complicados.

O segundo teaser trailer de Rio 2 mostra a capivara Clara cantando Memory.


"Trocando em artes" versão teatro fecha seu ano com o brasileiríssimo "A ópera do malandro".


TROCANDO EM ARTES ANTERIOR:

DONA BEIJA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA