SALVE CLARIDADE


A Portela anunciou seu enredo.

No meio de tantas notícias ruins como acidentes e mortes na avenida, perda de espaço, representatividade junto à Prefeitura, perda de dinheiro e apoio popular, viradas de mesa tivemos o alento do desfile do Tuiuti, ofuscado pelos não rebaixamento de Grande Rio e Império Serrano, e a decisão equivocada do Império de fazer de uma música de meio de ano seu samba-enredo, ferindo uma das maiores alas musicais do cancioneiro nacional.

Mas eis que da Clara Nunes veio a melhor notícia em relação a carnaval nos últimos anos. Veio da Clara Nunes a notícia do enredo sobre Clara Nunes. A Portela, a maior vencedora do carnaval carioca, irá homenagear um de seus maiores símbolos.

Parecia lógico um enredo assim, mas não é. Como bem disse meu amigo Pedro Migão em redes sociais, a Portela, ao contrário da Mangueira, não é muito fã de enredos-homenagens. Tirando "Tributo à vaidade", de 1991, que falava da vaidade em uma auto-homenagem à Portela, a Águia Altaneira não fazia enredos desse tipo desde "Contos de areia", em 1984, quando falou de Paulo da Portela, Natal e da própria Clara.

É uma excelente notícia e a certeza de um sublime momento no Carnaval 2019. Os sambistas estão eufóricos, os portelenses emocionados ficam com os olhos cheios de lágrimas só de imaginar. Clara Nunes é um dos maiores símbolos da quase centenária Portela, e Clara sempre cantou suas cores, exaltou seu manto azul e branco no altar do carnaval e todos os muitos altares que soltou sua voz.

Voz de uma das maiores cantoras populares que esse país conheceu. Das mais amadas, mais queridas pelo povo, pelo seu povo. Uma força da natureza, um sabiá que voou cedo demais, deixando milhares de órfãos, deixando uma escola de samba órfã.

O enredo sobre Clara Nunes é um acerto de contas com o destino que levou tão cedo o Sabiá, dando a impressão que perdemos o melhor que ainda viria. O mesmo destino lhe traz de volta no momento em que seu povo mais precisa. Em momento de amargura com a vida, o carnaval e o Brasil teremos a trovoada na Marquês de Sapucaí que fará um rio de lágrimas passar por nossas vidas.

Que bom que veio da Portela a ideia de homenagear Clara Nunes, que bom que veio da Portela de Rosa Magalhães, que bom que veio dessa nova Portela que surgiu em 2013. A volta do Sabiá pelas asas da Águia será inesquecível.


Viva, Clara Nunes! Viva, Portela!


Salve, Claridade!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

2023