SOBE O SOM: CLÁSSICOS DO BREGA


Brega é um gênero musical brasileiro comparado ao twist e as baladas de rock dos anos 1960 nos Estados Unidos. Todavia, sua definição como estética musical tem sido um tanto difícil, pois não há um ritmo musical propriamente "brega". É muito usado para designar a música romântica popular de "baixa qualidade", com exageros dramáticos ou ingenuidade. O samba-canção, bolero e jovem-guarda foram vinculados a esta estética, atualmente o brega envolve kizomba, zouk, funana, além do twist modernizado que batizaram de forma aportuguesada de tecno-brega.

Sendo alvo de discussões por estudiosos e profissionais do meio musical, o termo brega foi empregado por classe média e alta as pessoas de baixo poder aquisitivo das regiões periféricas e aos prostíbulos nordestinos que tinham a música romântica como trilha sonora. Supõem-se que o termo derive de "Nóbrega", nome da rua (Manuel da Nóbrega) que ficava em uma região de meretrício na cidade de Salvador.

O brega teve origem nas baladas românticas dos Estados Unidos, muitos dos temas se originaram de canções italianas, francesas e até mesmo canções alemães. Mesmo sem ter estabelecidas características suficientemente rígidas, o termo praticamente foi alçado à condição de gênero. Inicialmente em 1960, o termo designava um tipo de música romântica, com arranjo musical sem grandes elaborações, vinda das camadas populares considerada cafona e deselegante.

Então vamos lá!!


Sobe o som "Clássicos do brega"!!


Garçom (Reginaldo Rossi)


Fuscão Preto (Almir Rogério)


Pare de tomar a pílula (Odair José)


Todo castigo pra corno é pouco (Falcão)


Princesa (Amado Batista)


Ex my love (Gaby Amarantos)


A Lua me traiu  (Calypso)


A raposa e as uvas (Reginaldo Rossi)


Eu vou tirar você desse lugar (Odair José)


Você é doida demais (Lindomar Castilho)


Feiticeira (Amado Batista)


Morango do Nordeste (Lairton e seus teclados)


Impossível acreditar que eu perdi você (Márcio Greyck)


Você não me ensinou a te esquecer (Fernando Mendes)


Aquela nuvem (Gilliard)


Pingos de amor (Paulo Diniz)


A última canção (Paulo Sérgio e Antonio Marcos)


Moça (Wando)


Escancarando de vez (Elymar Santos)


Aí estão um pouco dessas canções que tocam nossos corações durante décadas. Semana que vem tem outro sucesso de décadas. Tem Vale Tudo 30 anos.


Enquanto isso o maior de todos os clássicos..Brega é vida!!


SOBE O SOM ANTERIOR:

COPA DO MUNDO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

2023