O CICLO NATURAL DA VIDA

O ciclo natural da vida é crescer, amadurecer, envelhecer e morrer.

Com a pandemia vimos o começo da vacinação e nela os primeiros vacinados eram os idosos. Entre os idosos alguns dos maiores artistas que esse país já conheceu.

Isso me chamou atenção, ainda mais que é nítida a falta de renovação e não é necessário ser saudosista pra constatar isso. Assustou ver nossos grandes ídolos chegarem na porta dos 80 e que poderíamos ter que começar a nos despedir deles.

E aconteceu.

Só esse ano perdemos Jô Soares, Gal Costa e Erasmo Carlos. Mortes impactantes, de pessoas que nunca imaginamos que iriam morrer e que nos deixaram em luto.

Mas os três eram idosos, completaram o ciclo natural da vida e devemos nos acostumar com isso.

É grande a quantidade dos gênios com 80 anos e muitos devem ficar pelo caminho nos próximos anos. O fato de ser gênio não dá imunidades em relação ao tempo. Cabe a nós aceitar os baques que virão.

Quais serão os próximos? Não sabemos ainda nem devemos pensar nisso e sim aproveitar que estão aqui e agradecermos por sermos contemporâneos deles. Jô, Gal e Erasmo cumpriram com brilhantismo suas missões. Orgulhos de uma nação, de nossas gerações..

Os ciclos da vida às vezes parecem encerrados e não estão como o meu no carnaval. Durante anos tive a certeza que o meu estava em encerrado como compositor de samba enredo e não estava. Durante anos achei que meu ciclo no Boi da Ilha se encerrara com a criação da Nação Insulana e também estava enganado.

Tinha que voltar a compor e ao Boi da Ilha para fazer com meus parceiros um dos grandes sambas da minha vida com uma causa tão importante como a do autismo. Assim cheguei na minha oitava conquista na escola, com um novo encontro onde a poesia aconteceu.

E se inicia um novo ciclo de Copa do mundo, no meio de mais um ciclo de viagem a Paraty, esses falaremos mais a frente se a vida não causar nenhuma surpresa a mais nesse próximo ciclo de semanas. A gente se encontra pra falar de copa e Flip como vem se encontrando desde que surgiu o ciclo do blog em 2013.

Porque é muito bom saber que vocês são meus amigos 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

9 DE AGOSTO DE 2023

DEZ ANOS DE MENTIRAS