TROCANDO EM ARTES: A VIAGEM


Trocando em artes relembra hoje um dos maiores sucessos da teledramaturgia nacional e que de vez em quando é reprisada para matar nossa saudade.

Trocando em artes orgulhosamente apresenta:


A viagem


A Viagem é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 11 de abril a 21 de outubro de 1994, no seu horário das 19 horas, em 167 capítulos, substituindo Olho no Olho e sendo substituída por Quatro por Quatro. Foi a 50ª "novela das sete" exibida pela emissora.

Escrita por Ivani Ribeiro, com colaboração de Solange Castro Neves, é contou com a direção de Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Maurício Farias, com direção geral e núcleo de Wolf Maya. É um remake da telenovela homônima transmitida entre 1975 e 1976 pela Rede Tupi.

Contou com Christiane Torloni, Antônio Fagundes, Andréa Beltrão, Maurício Mattar, Guilherme Fontes, Miguel Falabella, Lucinha Lins, Laura Cardoso, Jonas Bloch, Thaís de Campos e Suzy Rêgo nos papéis centrais da trama.


Enredo


Pego em flagrante em uma tentativa de roubo, Alexandre Toledo, um jovem de classe média usuário de drogas e álcool, mata o funcionário da agência bancária que o surpreende e tenta fugir. Porém, seu irmão Raul e seu cunhado Teodoro (Téo) o entregam à polícia. Tem uma irmã chamada Diná, uma mulher bonita, charmosa e que tem muito ciúme de Téo, seu marido que é bem mais jovem que ela, com quem tem uma filha de 5/6 anos. Diná é quem faz tudo para defender Alexandre. Vai procurar o renomado advogado Otávio Jordão para que represente Alexandre, mas Otávio prontamente recusa a proposta uma vez que a vítima era seu grande amigo. Assim sendo, Alexandre é preso e condenado a 18 anos de reclusão, sofrendo muito. Na prisão acabou por cometer suicídio por envenenamento, não sem antes, jurar vingança contra os supostos responsáveis por sua condenação ou seja o irmão, o cunhado, e o advogado.

Com o suicídio de Alexandre, o médico e amigo da família Dr. Alberto Rezende, adepto do espiritismo, põe-se a tentar ajudar a mãe dele, Dona Maroca, e a todos da família. Alberto é apaixonado por Diná, mas depois volta suas atenções para Estela, irmã de Diná, Raul e Alexandre. Estela vive as voltas com a filha problemática Bia, que criou sozinha desde quando foi largada pelo marido. Porém, depois de anos de ausência, ele reaparece e passa a influenciar negativamente a filha contra a mãe.

Do lado cômico da trama existe a pensão de Dona Cininha, onde vivem Tibério, um bondoso funcionário público amigo de Estela e que acredita ter um amigo imaginário; Adonay, um homem misterioso apelidado de "Mascarado", que esconde seu rosto horrivelmente deformado num acidente na adolescência; e o folgado Agenor, pai da jovem Lisandra (Lisa).

O Dr. Otávio, com quem Diná passa a viver uma relação de amor e ódio, culpando-o por tudo de ruim que aconteceu a seu irmão, é viúvo e pai de dois filhos: o jovem Otávio (Tato) e o garoto Eduardo (Dudu). Todavia, Alexandre, no vale dos suicidas, um lugar de dor e sofrimento para os que se matam, passa a atormentar a vida de todos, cumprindo o que prometera antes de morrer, como por exemplo deixando Tato drogado e alcoólatra, incentivando-o sem ele saber, para ir em prostíbulos e boates, além de bater em mulheres e no próprio irmão. Ele causa tudo isso para atingir Otávio.

Ele também acaba estragando o casamento de Raul e Andreza influenciando negativamente a sogra de seu irmão, Dona Guiomar, antes uma mulher doce que se torna uma víbora por causa de Alexandre. E ainda torna Téo um marido muito violento com Diná. Seus principais alvos são o advogado, o irmão e o cunhado.

Diná e Otávio acabam se apaixonando, bem como Téo e Lisa, ex-namorada de Alexandre. As únicas pessoas que se dão conta da malévola influência de Alexandre sobre os vivos são o Dr. Alberto e a mãe de Téo, Dona Josefa, ambos adeptos do Espiritismo, que tentam fazer algo através das sessões mediúnicas.

Morre o advogado Otávio (num acidente de carro provocado por Alexandre) e, depois, morre também Diná (de um infarto fulminante após reencontrar sua sobrinha Beatriz, que estava desaparecida, pois era sua última missão aqui na Terra). Eles se reencontram num lugar chamado "Nosso Lar", uma colônia espiritual de fato existente para alguns espíritas, onde os espíritos evoluem e aprendem lições de amor e paz. De lá, juntos, com seu amor capaz de superar todas as barreiras, os dois tentam reverter a influência diabólica de Alexandre, que está preso no "Vale dos Suicidas", sobre os seus entes queridos na Terra. Farão Alexandre perdoar a todos, e ir para colônia "Nosso Lar", para que Alexandre reencarne e se torne melhor, além de evoluir espiritualmente.


Produção


Ivani Ribeiro escreveu A Viagem da Rede Tupi baseando-se nos livros Nosso Lar de 1944 e E a Vida Continua de 1968, que foram psicografados pelo médium brasileiro Chico Xavier, com autoria atribuída ao espírito André Luiz. Também teve a colaboração do professor Herculano Pires, considerado um dos maiores escritores e estudiosos da doutrina kardecista. A princípio, Ivani pretendia adaptar um livro de Chico Xavier. Mas Chico sugeriu a Ivani que ela desenvolvesse uma trama que abordasse o tema da vida após a morte. Assim, Ivani escreveu a novela baseando-se na filosofia de Allan Kardec.

O remake foi produzido em 20 dias para entrar no ar, porque houve um atraso na produção de sua sucessora no horário, Quatro por Quatro. Segundo o diretor Wolf Maya, isso só foi possível porque os cenários que representam o céu e inferno só surgiriam na trama depois do capítulo 60, dando tempo à equipe de produzir as cenas ambientadas nesses espaços.

Miguel Falabella criticou o texto e o trabalho desnecessário, que segundo o ator, os escritores não sabem poupar o elenco, "É uma novela muito cansativa de fazer. Tem cenários demais. A ação não é concentrada". A crítica era para Solange Castro Neves, que o ator crítica por colocar o elenco em todos os cenários. Como resposta, Solange argumentou que "tem artista que grava muito mais cenas do que ele e nunca reclamou".

A falta de pessoas de cor negra no céu fez com que surgissem reclamações, endereçadas por entidades do movimento negro para a Rede Globo, como a vários jornais do país.

A Viagem foi a última novela de Ivani Ribeiro, que faleceu em julho de 1995, aos 79 anos.

Elenco


Christiane Torloni Diná Toledo Dias 
Antônio Fagundes Otávio César Jordão
Andréa Beltrão Lisandra Barbosa ("Lisa")
Guilherme Fontes Alexandre Toledo
Maurício Mattar Teodoro Dias (Téo)
Lucinha Lins Estela Toledo Novaes
Miguel Falabella Raul Toledo
Thaís de Campos Andrezza Muniz Toledo
Suzy Rêgo Carmem
Jonas Bloch Ismael Novaes
Laura Cardoso Guiomar Muniz
Yara Cortes Maroca Toledo
Cláudio Cavalcanti Dr. Alberto Rezende
Nair Bello Dona Cininha
Ary Fontoura Seu Tibério
Eduardo Galvão Mauro Botelho Rezende
Fernanda Rodrigues Beatriz Toledo Novaes (Bia)
Breno Moroni Mascarado / Adonay
Lolita Rodrigues Fátima Aparecida Domingues
John Herbert Agenor Barbosa
Denise Del Vecchio Glória Gusmão
Felipe Martins Otávio César Jordão Júnior (Tato)
Mara Carvalho Regina
Irving São Paulo José Carlos Barbosa (Zeca)
Daniel Ávila Eduardo Jordão (Dudu)
Viviane Pinheiro Patrícia Toledo Dias (Patty)
Cláudio Mamberti Geraldão
Ricardo Petraglia Diogo Queiroz
Tânia Scher Josefa Dias
Mara Manzan Edmeia
Keila Bueno Naná
Renato Rabello Padilha
Eduardo Felipe Dedé
Roberta Índio do Brasil Sofia
Chris Pitsch Bárbara
Walther Verve Boca
Danton Mello Johnny
Carlos Takeshi Okida
Maria Alves Francisca
Cibele Larrama Maria
Jorge Pontual Antônio
Nádia Bambirra Margarida
Jayme Periard Igor


Repercussão, audiência e reprises


A trama também despertou o interesse dos telespectadores sobre a religião espírita. Houve uma grande procura por centros espíritas, se comparado a anos anteriores. Além disso, a a venda de livros sobre espiritismo aumentou em 50%, segundo dados levantados na época por livrarias especializadas.

Teve uma média geral de 52 pontos em 1994. Seu primeiro capítulo registrou 51 pontos no IBOPE, maior que a meta estipulada pela TV Globo para as novelas das sete na época, que era 40. Seus penúltimo e último capítulo registraram, respectivamente, 63 pontos e 80% de share. Já o seu menor índice foi de 38 pontos, registrado no dia 16 de junho do mesmo ano. Em sua primeira e segunda reprises pelo Vale a Pena Ver de Novo, marcou 28 e 22 pontos, respectivamente.

 Foi reexibida pelo Vale a Pena Ver de Novo de 28 de abril a 12 de setembro de 1997, substituindo Mulheres de Areia e substituída por Fera Ferida, em 100 capítulos.

Foi reexibida novamente pelo Vale a Pena Ver de Novo de 13 de fevereiro a 21 de julho de 2006, substituindo Força de um Desejo e substituída por Chocolate com Pimenta, em 113 capítulos.

Foi reexibida pelo Vídeo Show, no quadro Novelão, de 25 a 29 de junho de 2012, substituindo Renascer e sendo substituída por História de Amor, em 5 capítulos.

Foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva de 14 de julho de 2014 a 23 de janeiro de 2015, substituindo A Próxima Vítima e sendo substituída por Pedra sobre Pedra, às 14h30.


Trilha Sonora


A Viagem Nacional

N.º Título Música Personagem Duração
1. "Esqueça (Forget Him)"   Fábio Jr. Estela 3:39
2. "Mais uma de Amor (Geme Geme)"   Blitz  Bia 3:39
3. "Meu Grande Amor"   Renato Terra Zeca e Naná 3:54
4. "Febre"   Lulu Santos Tato 4:22
5. "Caminhos de Sol"   Yahoo Lisa 3:48
6. "Ilha de Mel"   Leila Monjardim Regina 4:08
7. "A Viagem"   Roupa Nova Abertura 3:29
8. "Poeira de Estrelas (Stardust)"   Fafá de Belém Otávio 4:10
9. "Melodrama"   Toni Platão Mauro 3:38
10. "Beijo Partido"   Milton Nascimento Raul e Andrezza 3:49
11. "Seja Lá Como For"   Rita de Cássia Oliveira Carmem 3:58
12. "Ter Mais Que Um Coração"   Artur Maia Téo 3:35
13. "Quando Chove (Quanno Chiove)"   Patrícia Marx Diná 3:35
14. "Cada Um No Seu Cada Um" (part. Ivan Milanes) Zeca Pagodinho Cininha 2:33
15. "Paisagem"   BR-3 Geral 3:37

A Viagem Internacional

N.º Título Música Personagem Duração
1. "I'm Your Puppet" (part. Paul Young) Elton John Téo e Lisa 3:33
2. "Linger"   The Cranberries Raul e Andrezza 4:31
3. "I'll Stand by You"   Pretenders Estela 3:52
4. "Twist and Shout" (feat. Jack Radics & Taxi Gang) Chaka Demus & Pliers Johnny 3:55
5. "My Love"   Little Texas Zeca e Sofia 3:58
6. "Another Sad Love Song"   Toni Braxton Mauro 4:53
7. "The Way I Feel"   Twenty Seven Heavens Igor 3:50
8. "Crazy"   Julio Iglesias Otávio e Diná 3:16
9. "Why Worry"   Art Garfunkel Carmem e Adonai 5:32
10. "I Miss You"   Haddaway Diná 4:12
11. "Can We Talk"   Tevin Campbell Geral 4:42
12. "Paradise"   Korell Bia 4:40
13. "Desperate Lovers" (part. Paulo Ricardo) Marta Sanchez Geral 3:43
14. "I Need You"   B.V.S.M.P. Dudu 4:32


"Trocando em artes" versão novelas volta mês que vem com "Selva de pedra"


TROCANDO EM ARTES ANTERIOR:

ANTÍGONA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

2023