O CLUBE DOS 23: GOIÁS
Prosseguindo a série “O Clube dos
23” saio da região Nordeste e paro no Centro Oeste para falar do maior clube da
região. O Goiás.
O Goiás foi o primeiro time goiano a disputar o Campeonato Brasileiro da Série A e o único a participar da Copa Libertadores da América.
Em seus domínios o esmeraldino possui 24 títulos, sendo o maior campeão do Estado de Goiás. O Verdão da Serra (como é chamado por sua torcida) também conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B nos anos de 1999 e 2012 e 3 das 4 edições da Copa Centro-Oeste, além do torneio Doutor Manoel dos Reis e Silva, em 1971, quando venceu, na final, o Alianza Lima do Peru.
Atualmente, o Goiás manda seus jogos na Serrinha e no Serra Dourada.
O clube foi fundado em 6 de abril de 1943, organizado por um grupo de amigos. Foi na calçada, embaixo de um poste, que surgiram os primeiros passos de um sonho chamado Goiás Esporte Clube. Para jogar a primeira partida de sua história, contra o Atlético Goianiense, o time sem recursos, utilizou camisas (verdes com listas horizontais brancas) doadas pelo América Mineiro. Só que os mineiros só puderam dar nove camisas e foi preciso completar com duas inteiras brancas.
Por mais de 20 anos, o clube permaneceu pequeno. Sem dinheiro e ainda tímido próximo aos grandes do estado. Durante as décadas de 1950 e 1960, o Goiás foi chamado jocosamente pelos rivais de "Clube dos 33" – brincadeira de que seria esse o número de torcedores que o clube tinha. Além da fama de impopular, o time também era considerado perdedor: foram anos, em que o único brilho vinha do atacante Tião Segurado, que vestiu a camisa esmeraldina entre 1954 e 1961 e foi o primeiro jogador do time a ser artilheiro do Campeonato Goiano, em 1956.
Mas, na década de 1960, as coisas começavam a mudar. Em 1966, a equipe conquistou o seu primeiro título no Campeonato Goiano, comandado pelo zagueiro Macalé. O Goiás começava a ser um encalço para os dois grandes da época, Goiânia e Atlético Goianiense.
Durante a década de 1970 os esmeraldinos conquistaram 4 títulos estaduais e participaram em 73 de seu primeiro Campeonato Brasileiro.
A 13ª colocação foi aceitável, mas destacada mesmo foi uma partida específica, uma das maiores da história do clube: no Pacaembu, diante do Santos, o Goiás perdia por 4 x 1 e a vitória já parecia coisa assegurada, tanto que Pelé foi substituído. Nos últimos 15 minutos, Lucinho, Matinha e principalmente Paghetti – que marcou três gols – brilharam e arrancaram um glorioso empate por 4 x 4. Quando os santistas desceram para o vestiário com cabeça baixa, Pelé, já tomado banho, achou que era brincadeira.
Fotos
Time dos anos 80
Outra dos anos 80
Serra Dourada
Zé Teodoro
Dadá Maravilha
Luvanor
Uidemar
Túlio
Alex Dias
Grafite
Lúcio
Dill
Araújo
Walter
Vídeos
Campeão goiano 2006
Campeão goiano 2009
Campeão goiano 2012
Campeão goiano 2013
Campeão da série B 2012
Bem. Estão aí alguns dos momentos da história do Goiás, que faz uma campanha razoável no brasileiro de 2013.
Semana que vem, excepcionalmente sexta, vamos ao Sul. Tem Criciúma.
O CLUBE DOS 23:
NÁUTICO
VITÓRIA
BAHIA
Comentários
Postar um comentário