TROCANDO EM ARTES: CARROSSEL


Trocando em Artes versão novelas vem hoje com um grande clássico infantil em homenagem ao mês das crianças.

Trocando em artes orgulhosamente apresenta:


Carrossel 



Carrossel é uma telenovela brasileira produzida pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), e baseada na novela mexicana Carrusel pela Televisa. Cuja exibição original ocorreu entre 21 de maio de 2012] e 26 de julho de 2013, totalizando 310 capítulos — a previsão inicialmente era de 260 episódios, substituindo Corações Feridos e sendo substituída por Chiquititas. Escrita por Íris Abravanel, com a colaboração de Carlos Marques, Fany Higuera, Grace Iwashita, Gustavo Braga e Marcela Arantes, e a supervisão de texto de Rita Valente e dirigida primeiramente por Del Rangel (mais tarde substituído por Reynaldo Boury), é inspirada na telenovela mexicana Carrusel, escrita por Valentín Pimstein que, por sua vez, havia sido inspirada na telenovela argentina Jacinta Pichimahuida, la Maestra que no se Olvida, criada por Abel Santa Cruz. A classificação indicativa da novela é de livre para todos os públicos.

Rosanne Mulholland interpretou a personagem principal, Helena, numa trama que narra o cotidiano de uma sala de aula primária, onde dezesseis crianças vivem os primeiros problemas de suas vidas. Na versão mexicana, a personagem principal foi vivida por Gabriela Rivero. Jean Paulo Campos, Larissa Manoela, Stefany Vaz, Thomaz Costa, Lucas Santos, Maísa Silva, Guilherme Seta, Nicholas Torres, Gustavo Daneluz, Esther Marcos, Fernanda Concon, Konstantino Atan, Matheus Ueta, Léo Belmonte e Aysha Benelli interpretaram os demais papéis principais da história.

Priscila Alcântara e Yudi Tamashiro interpretaram o tema de abertura, "Carro-céu", presente em Carrossel: Volume 1, que por sua vez obteve o disco de platina. O elenco ainda recebeu outras consagrações, tais como o Meus Prêmios Nick, Contigo! e Troféu Imprensa. O bullying foi um dos dramas tratados na história em ênfase da religião, etnia e obesidade. De acordo com o comentário de Íris Abravanel, a inclusão desse tema "[é uma forma de fazer com] que os telespectadores mirins se conscientizem."

Voltada para o público infanto-juvenil, a trama oscilou uma média de 12,3 pontos e apresentou temas tradicionais para a fase — e, embora voltada para esta idade, foi criticada pela infantilidade, conforme notaria Fernando Oliveira, do site iG, que disse que tantas cores o lembrava "um parque de diversões". Após seu término, a emissora investiu na produção da série Patrulha Salvadora e dos dois filmes Carrossel: O Filme e Carrossel 2: O Sumiço de Maria Joaquina, que se prestam a contar sobre a fase da adolescência dos personagens, patrocinando ainda os musicais.


Antecedentes



Em 1989, Valentín Pimstein escreveu Carrusel, refilmagem da trama argentina escrita por Abel Santa Cruz em 1966, Jacinta Pichimahuida, la Maestra que no se Olvida, baseada de uma tirinha. O romance mexicano, protagonizado por Gabriela Rivero, produzido pela Televisa e exibido pelo El Canal de las Estrellas, ganhou um grande êxito e foi exportada para outros países. Mais tarde, surgiram outras versões da obra: Carrusel de las Américas (1992) e ¡Vivan los niños! (2002). No Brasil, Carrusel foi exibida pelo SBT entre 20 de maio de 1991 e 21 de abril de 1992, substituindo Brasileiras e Brasileiros e sendo substituída por Vovô e Eu, às 20h. O romance obteve muito sucesso e chegou a obter cerca de 16 e 20 pontos. Em 25 de junho de 1991, oscilou 26 pontos, alcançando a vice-liderança.

Após o término de Amigas & Rivais, versão da telenovela mexicana homônima, em janeiro de 2008, o SBT começou um projeto de produzir telenovelas brasileiras originais, entrando em concepção Revelação, texto original de Íris Abravanel. Após o fim desta, a mesma autora adaptou um texto radiofônico de Janete Clair, Vende-se um Véu de Noiva. Todas estas produções brasileiras não tiveram grande êxito. Em 2011, usou o seu arquivo de textos e produziu uma adaptação de La mentira, produzida em 1998 pela rede Televisa, tendo Abravanel como a adaptadora do folhetim. Corações Feridos foi produzida pelo SBT, sendo o primeiro remake mexicano desde 2007, e foi anunciada para estrear em novembro de 2010, engavetada em seguida e lançada em janeiro de 2012.


Produção



As filmagens tiveram início em 17 de outubro de 2011 e antes, em 29 de agosto de 2011, aconteceu um workshop de aperfeiçoamento para os personagens. Na coletiva de imprensa, que aconteceu em 7 de maio de 2012, o diretor Reynaldo Boury comentou sobre as expectativas na audiência, citando o Jornal Nacional, que foi um dos concorrentes da versão original e das outras concorrentes, assegurando que "o mais importante para o SBT é fazer um trabalho de qualidade e ter um bom produto que agrade a todos." A autora Íris Abravanel, na mesma coletiva, assegurou que sua experiência como professora de ensino fundamental ajudou-a a adaptar a novela.

O último capítulo da telenovela foi gravado em fevereiro de 2013, totalizando 4036 cenas em 240 dias e 1440 horas. As filmagens aconteceram no Estúdio 7 da emissora, em quatro dias da semana e seis horas diárias. Outros núcleos externos foram gravados em março e a trama permaneceu no ar até meados de julho do mesmo ano. As cenas finais da novela ocorreram no circo Tihany, em São Paulo. A gravação foi marcada por diversos shows, números de mágica e o beijo dos personagens Cirilo e Maria Joaquina. Os espetáculos foram comandados pela apresentadora Eliana e houve a participação da banda Restart e das cantoras Simony, Roberta Tiepo e MC Jenny. No final, todos do elenco agradeceram ao público e se emocionaram sob uma chuva de papel.

Cinco mil crianças se cadastraram para seis fases de testes de atuação, em que contracenavam como se estivessem em uma gravação, improvisando as falas e as ações dos personagens. Os atores mirins passavam cerca de uma hora sendo avaliados e, a cada fase, alguns iam sendo eliminados e outros progrediam. Durante um período, os testes foram feitos no programa dominical Domingo Legal, em que montaram uma sala de aula e os candidatos, de 7 a 9 anos, fizeram algumas cenas, dirigidas por Del Rangel (antigo diretor da telenovela), porém não foi feita nenhuma desclassificação. O ator Henrique Filgueiras, que iria interpretar o personagem Jorge, foi substituído por Léo Belmonte, mesmo tendo gravado algumas cenas. Com isso, o ator foi colocado para interpretar Abelardo Cruz.

Maísa Silva, que apresentou Sábado Animado, Domingo Animado, Bom Dia & Cia. e Carrossel Animado, foi cotada para fazer a telenovela sem nenhum teste uma vez que a apresentadora de televisão já estava no ar há quatro anos no SBT.

A Escola Mundial foi o cenário da maior parte das tramas da telenovela. Uma casa abandonada que se torna sede da organização "Patrulha Salvadora" é o cenário dos planos e aventuras das personagens. Para a caracterização dos alunos foi desenvolvido um uniforme diferente da versão mexicana, em que pautam-se pelo uso de tons amarelos e cinzas, uma gravata e meia branca. Uma outra forma de diferenciar a trama brasileira foi estabelecer que os alunos estudariam no terceiro ano enquanto que na mexicana, cursavam o segundo ano.

O título da telenovela, Carrossel, é uma referência à banda criada pelos próprios alunos da professora Helena. O nome da banda originou-se de uma sugestão do personagem Jaime, que dizia que seu pai trabalhava com carros e o céu representava amor e união, surgindo a junção de carro e céu, que também sonorizava o brinquedo carrossel.

Com intuito de divulgação, Jean Paulo Campos, Eliana e Larissa Manoela participam do carnaval de Salvador. As primeiras prévias começaram a ser veiculadas em 17 de março de 2012, com duração aproximada de quinze segundos e em inserções de um segundo feitos durante a programação da emissora.

Para a divulgação da novela, o SBT realizou um especial do programa Sábado Animado de duração de cinco horas com a presença dos apresentadores Priscilla, Yudi e da dupla de palhaços Patati Patatá com a participação do elenco da novela no dia 19 de maio. O especial se estendeu ao dia seguinte aos programas Domingo Legal e Eliana. No início do mês de janeiro de 2013, a emissora original da telenovela propôs o lançamento da versão em desenho animado, sendo que houve uma pré-produção e uma pretensão de exibi-lo nas manhãs nos programas infantis ou à noite após Chiquititas. Além disso, promoveram musicais com a participação do maestro Júlio Medaglia em São Paulo. Outros programas de auditório da emissora, como Silvio Santos, Raul Gil, Cante se Puder, Teleton e Astros, convidaram atores e cantores dos temas da telenovela, que participavam de quadros dos programas.

No carnaval de Salvador, a apresentadora Eliana convidou os atores Jean Paulo Campos e Larissa Manoela, caracterizados por seus respectivos personagens, para participar da folia baiana no Bloco Happy. O futebolista Neymar fez uma participação como técnico de futebol da Escola Mundial em março de 2013, na qual as cenas foram gravadas na Vila Belmiro, em Santos. Anna Livya Padilha, a atriz que interpretou a "Menina-Fantasma" no Programa Silvio Santos, fez uma participação especial, em que ela assustava alguns personagens da trama e afirmou que, enquanto amedrontava uns, fazia outros sorrirem. Os atores Matheus Ueta, Jean Paulo Campos, Ana Vitória Zimmermann e Maisa Silva, de forma rotativa, substituíram Priscilla Alcântara e Yudi Tamashiro no infantil Bom Dia & Cia., que ficaram à frente da atração desde 2005.

Após o fim da telenovela, a emissora estreou a sessão de desenhos Clube do Carrossel, apresentada por Matheus Ueta e Ana Vitória Zimmermann representando seus respectivos personagens no cenário da Escola Mundial. O programa, apresentado às 18h15min, exibiu clássicos da Warner e trechos da trama. Ainda, a emissora produziu, com parte do elenco, o seriado Patrulha Salvadora, exibido em quatro temporadas entre 11 de janeiro de 2014 e 24 de janeiro de 2015.


Enredo



Helena Fernandes é uma professora jovem e bonita que leva consigo muito amor. Como seu primeiro trabalho efetivo, entra na Escola Mundial para lecionar e ensinar os princípios da vida para a turma do terceiro ano. Usando carinho, paz e afeção conquista todos seus alunos, que por sua vez têm diferentes personalidades: a esnobe Maria Joaquina, o modesto Cirilo Rivera, a extrovertida Valéria Ferreira, o gentil Davi Rabinovich, o protetor Jaime Palillo, o travesso Paulo Guerra, o rebelde Mário Ayala, a pobre Carmen Carrilho, o sincero Daniel Zapata, o agitado Kokimoto Mishima, a romântica Laura Gianolli, a frágil Marcelina Guerra, o metido Jorge Cavalieri, a criativa Margarida Garcia, a corajosa Alícia Gusman, a simpática Bibi Smith e o tranquilo Adriano Ramos. Na escola, a professora tem o apoio dos funcionários Firmino e Graça que adoram os alunos. Porém Helena tem que aguentar as regras e exigências de Olívia, a diretora da instituição e a inveja de Suzana, uma professora que entra para substituí-la durante um período.

Fora da escola, as crianças formam um clube liderado por Daniel chamado "Patrulha Salvadora" onde se reúnem numa casa abandonada, neste grupo, eles ajudam outras crianças que não estudam na Escola Mundial, tais como, o cadeirante Tom que vive com sua mãe, Glória que é professora; Clementina, uma garota que é presa dentro de sua própria casa e Abelardo Cruz, um garoto travesso que mora com o seu avô, que por sua vez está brigado com o seu pai.

A trama se passa na Escola Mundial, que por sua vez, é coordenada pela severa e organizada Diretora Olívia. O português Firmino Gonçalves e a atrapalhada Graça são os encarregados de limpar e vigiar a escola. Durante o cotidiano das personagens, Mário Ayala é amargurado pela morte de sua mãe, a ausência do pai e a severidade da madrasta, Cirilo sofre com o preconceito de Maria Joaquina e Jorge Cavalieri, Jaime, com as notas baixas, Marcelina atura as travessuras do irmão Paulo e Carmen consente as brigas dos pais.

Adriano mora com sua mãe e seus amigos imaginários, entre eles, a meia falante Chulé, Cirilo mora com seus pais José e Paula Rivera, Carmen vive com seu irmão Eduardo e seus pais Inês e Frederico Carrilho, Maria Joaquina vive com sua empregada-babá Joana e seus pais Clara e Miguel Medsen, Paulo e Marcelina moram com seus pais Lilian e Roberto Guerra, Valéria mora com seus pais Rosa e Ricardo Ferreira, Jaime vive com seu irmão Jonas e seus pais Heloísa e Rafael Palillo e Jorge mora com seus pais Rosana e Alberto Cavalieri.


Exibição



O primeiro capítulo de Carrossel foi exibido no dia 21 de maio de 2012, substituindo Corações Feridos, na faixa das 20h30min pelo SBT.A telenovela infanto-juvenil foi exibida de segunda a sexta, com a classificação indicativa de livre para todos os públicos. Por conta do horário político, Carrossel começou a ser exibida das 19h50 às 20h30 a partir do dia 21 de agosto de 2012 para todo o Brasil e em 19 de outubro de 2012, por causa do segundo turno em São Paulo, foi exibida das 20h15min às 20h30min, sendo interrompida pela propaganda política, voltando em seguida. O último capítulo da trama foi ao ar em 26 de julho de 2013, dividindo horário e sendo exibido após o décimo capítulo de Chiquititas. Devido ao seu enorme sucesso, houve rumores que o SBT lançaria uma segunda temporada em 2013, que seria precedida por outra novela assinada por Tiago Santiago. Após a não renovação de contrato do autor com a emissora, ficou decidido continuar as adaptações de textos mexicanos com a equipe de Íris Abravanel.

Começaram a ser divulgadas na programação do SBT as chamadas da reprise da novela, que seria reexibida dez dias após seu término, a partir de 5 de agosto de 2013, às 18h30min, substituindo a sessão infantil Clube do Carrossel. Murilo Fraga, diretor geral da emissora, afirmou sobre um presente aos fãs da trama e comentou que "[o curto período das exibições se deve] ao mês de aniversário do SBT." Na mesma semana, após pedidos de telespectadores e de Silvio Santos, a emissora decidiu não mais reprisar a novela. Vinte dias após cancelar, o SBT agendou a retransmissão para 2 de setembro, a partir das 18h30min. Com isso, a emissora passou a ter em sua programação diária sete telenovelas: Marimar, Cuidado com o Anjo, Rubi, O Privilégio de Amar, Carrossel, Chiquititas e Rebelde. O canal voltou atrás novamente e colocou chamadas anunciando a volta do Aqui Agora, tirando a telenovela do ar. O cancelamento foi anunciado durante o intervalo comercial de Chiquititas. Posteriormente, o telejornal teve seu nome alterado para Boletim de Ocorrências e no dia seguinte, o título do programa mudou mais uma vez, passando a ser chamado de SBT Notícias. As alterações no título do programa também foram feitas por decisão de Silvio Santos.

Em 2014, o SBT planejava reexibir Carrossel, no entanto, somente no final de janeiro de 2015 a volta foi confirmada e as primeiras chamadas começaram a ir ao ar. Mais tarde, foi anunciado que a reexibição se iniciaria em 16 de março de 2015, substituindo Rebelde no horário das 21h15min. A reprise chegou ao fim no dia 13 de setembro de 2016, totalizando 392 capitulos, sendo substituída no horário pela reexibição de Chiquititas. Está sendo reexibida pela terceira vez desde 6 de agosto de 2018, às 18h15min, substituindo a mexicana inédita Amanhã É para Sempre.


Elenco



Rosanne Mulholland interpretou Helena Fernandes, uma jovem que assume o cargo de professora efetiva do terceiro ano da Escola Mundial, Cirilo Rivera (Jean Paulo Campos) se apaixona e é maltratado por uma colega por ser pobre e negro, seguido dos alunos Marcelina (Ana Vitória Zimmermann), Kokimoto (Matheus Ueta), Valéria (Maísa Silva), Jaime (Nicholas Torres), Alícia (Fernanda Concon), Paulo (Lucas Santos), Carmem (Stefany Vaz), Daniel (Thomaz Costa), Bibi (Victória Diniz), Davi (Guilherme Seta), Clementina (Kiane Porfírio), Adriano (Konstantino Atan), Margarida (Esther Marcos),Mário (Gustavo Daneluz), Laura (Aysha Benelli), Jorge (Léo Belmonte), Abelardo Cruz (Henrique Filgueiras).[177] (Mateus Gomez) participação especial e dublê de cenas. Foi escolhido para o papel de Jorge porém quem ganhou o papel foi o Léo Belmonte.Larissa Manoela interpretou a mimada Maria Joaquina.

Lívia Andrade interpretou Suzana, a substituta de Helena e tenta arrebatar o coração das crianças e fará de tudo para ocupar o posto da titular do cargo e conquistar Renê (Gustavo Wabner), que substituiu a professora de música Matilde (Ilana Kaplan) após a mesma abandonar o cargo por causa das travessuras dos alunos do terceiro ano. Conta com a diretora Olívia (Noemi Gerbelli), o adorável zelador Firmino Gonçalves (Fernando Benini), a atrapalhada Graça (Márcia de Oliveira) e uma participação da supervisora Bernadete (Cris Poli).

Adicionado pela própria autora da telenovela, o personagem Tom, vivido por João Lucas Takaki, é um cadeirante na trama, filho de Glória, professora de inglês dos alunos, interpretada por Tereza Villela Xavier. Há também outra cadeirante, Nina (Bruna Carvalho); os dois homenagearam os bonecos símbolos do Teleton, Tom e Nina.


Premiações



No dia 14 de novembro de 2012, a novela ganhou uma menção honrosa no "Festival y Mercado de TV – Ficción Internacional", premiação que acontece anualmente na Argentina. Reynaldo Boury, diretor da produção, agradeceu e destacou o trabalho em equipe pelo sucesso da trama. O festival escolheu as melhores produções de televisão da América Latina e Carrossel ganhou uma menção honrosa como "novela infanto-juvenil". Boury também foi homenageado por seus 58 anos de carreira e deu palestras sobre telenovela.

A personagem de Maísa Silva foi indicada ao Meus Prêmios Nick 2012 na categoria de "Personagem de TV Favorito". Os atores Larissa Manoela e Jean Paulo Campos concorreram à Revelação Infantil do Prêmio Extra de Televisão, o intérprete de Cirilo ganhou o Troféu Raça Negra e a protagonista Rosanne Mulholland conseguiu um dos prêmios Jovem Brasileiro.

Em 2013, o Prêmio Contigo! de TV indicou a trama em diversas categorias, tais como, melhor novela, ator infantil, atriz infantil, autor e diretor. Jean Paulo Campos recebeu o Troféu Imprensa de revelação e Larissa Manoela conseguiu o Troféu Internet, na mesma categoria.


Trocando em artes versão novelas volta mês que vem com "Vamp".


TROCANDO EM ARTES ANTERIOR:

ROMEU E JULIETA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 ANOS

CAPÍTULO 48

2023