SEMANA NELSON RODRIGUES: CINEBLOG - BONITINHA, MAS ORDINÁRIA
Continuando com a “Semana Nelson
Rodrigues em virtude de minha peça domingo aqui no Rio o “Cineblog” fala hoje
de um filme inspirado na obra do Nelson.
Esse filme ganhou mais duas
filmagens, uma nos anos sessenta e outra mais recente já nos anos 2000, mas
essa versão é a principal. Conta com um elenco estelar e mexe com o imaginário
popular a mais de trinta anos.
Filme que marcou minha
adolescência e me ajudou a ser fã de Nelson Rodrigues.
Pelo buraco da fechadura
“Cineblog” orgulhosamente apresenta:
BONITINHA, MAS ORDINÁRIA
Bonitinha mas Ordinária ou Otto Lara Resende é um filme brasileiro lançado em 26 de janeiro de 1981, baseado na peça homônima de Nelson Rodrigues.
Foi a segunda adaptação para o cinema da obra de Nelson Rodrigues, a primeira foi rodada em 1963 e a terceira foi produzida em 2008 e lançada em 2013.
Sinopse
Edgard é um rapaz humilde, fato esse que o constrange. Procurado por Peixoto, genro do milionário Werneck, dono da firma onde Edgard é escriturário, ele recebe a proposta de se casar com Maria Cecília, filha de Werneck, de 17 anos que fora currada por cinco negros.
Pelo dinheiro, Edgard aceita, mas tem dúvidas por gostar de Ritinha, sua vizinha. Já com o casamento acertado, Edgard e Ritinha vão despedir-se num cemitério, onde ela conta o que faz para conseguir sustentar a mãe louca e as três irmãs. Toda a trama gira em torno das hesitações de Edgard, até sua escolha final.
A frase do Otto
Uma das frases repetidas pelo personagem interpretado por José Wilker, o mineiro só é solidário no câncer, é de Otto Lara Resende.
De acordo com o site Cineplayers, Edgard repete a frase dezessete vezes, além de outras vezes em que ele a menciona (como a frase do Otto), pois está em um dilema: ou se casa com a filha do patrão, Maria Cecília (Lucélia Santos), estuprada por cinco negros, e recebe um cheque de um alto valor, ou fica com sua namorada, a vizinha Ritinha (Vera Fischer), que, sem que ele soubesse inicialmente, era uma prostituta.
Elenco
|
|
Semana que vem “Cineblog” fala de
“Love Story”.
TEATRO DA SUBPREFEITURA DA ILHA
DIA 24/8 18:00 HORAS
RUA ORCADAS 435 ILHA DO GOVERNADOR (AO LADO DO ILHA PLAZA)
INGRESSO: 1 QUILO DE ALIMENTO PARA A ONG SOLIDARIEDADE
Comentários
Postar um comentário