VOLTANDO DE TÓQUIO
O caminho pode ser longo..
..tão longo que pode demorar 38 anos para ser feito. Ok, Tóquio é longe, mas o Flamengo exagerou nessa viagem saindo de Tóquio em dezembro de 1981 e só chegando agora na América do Sul.
Muitos foram os percalços no caminho e ameaça até que um dia não voltasse. Dívida astronômica, times medíocres, vexames históricos, seleções feitas no papel, mas que não corresponderam em campo..É amigos, ocorreu de tudo.
Tá certo, nesse período também tivemos momentos legais, que o torcedor pôde desfrutar um pouco, mas nada que se aproximasse de uma volta definitiva de Tóquio, que mostrasse o caminho do retorno..
Na verdade ninguém sabia o paradeiro do Flamengo até que ouvi um jornalista falar uma vez que "O Flamengo nunca voltou de Tóquio". Nesse dia parei para pensar "Será?".
Pois é. Ninguém tinha comprado as passagens de volta, ninguém tinha GPS, o clube completamente perdido quase se transformou em um refugiado, um sem pátria.
Mas o Flamengo nunca será um sem pátria até porque ele é uma nação.
E sua nação nos piores momentos lhe mostrou o caminho da volta de Tóquio e conseguindo trazer o clube de volta mostrou o quanto ele é amado.
Não foi fácil pegar o caminho de volta, na verdade ainda nem sabemos aonde esse caminho dará tal a confusão que vem dando escolher o local de desembarque que já foi Santiago e agora é Lima, mas seja qual for o caminho tudo leva a crer que finalmente o Flamengo está no caminho certo.
E o clube que tantas décadas andou perdido do outro lado do mundo pode rapidamente ter que voltar para lá. Catar? Quem sabe? Mas que vá e volte logo.
Porque seu povo estava morrendo de saudades de você.
Comentários
Postar um comentário