FABIO PORCHAT E A LACROMÉDIA
O humorista Fábio Porchat deu uma excelente entrevista no Pedro Bial e entre tantas coisas disse que existe uma "lacromédia".
Ele usou essa definição para falar do tipo de humor de hoje que está mais preocupado em causar, fazer críticas que propriamente rir e admitiu que o Porta dos Fundos muitas vezes resvala nisso tendo que as vezes refazer textos por estarem muito críticos e pouco engraçados.
Eu falei recentemente sobre isso aqui, que o novo humor está dividido entre aqueles caras que não cresceram e parecem moleques de quinta série que só querem humilhar os outros e dizer que o mundo está chato quando são contestados por isso e aqueles que realmente vem deixando o mundo chato, esses da "lacromédia" como Porchat tão bem definiu.
Um exemplo desse é o Zorra Total. O programa era daquele jeito antigo, com piadas machistas, homofóbicas, personagens populares e bordões. Evidente que não cabe mais no mundo machismo e homofobia, mas personagens populares e bordões sim. No momento de sua transformação tinha uma personagem popular que falava "Tô pagando" e uma outra que falava "Ai como tô bandida".
Mudaram o Zorra completamente, tiraram o "Total" do nome, os personagens populares, os bordões e fizeram em pequenas esquetes e crítico. Começou a ser cultuado pela crítica e ignorado pelo público até que essa semana foi cancelado.
Três programas de humor da Globo foram cancelados para 2021, dois no estilo lacromédia e a escolinha que é aparentemente no estilo mais antigo, mas com nova roupagem e sem o carisma da escolinha antiga.
Enquanto isso A praça é nossa, tão zoada e debochada por seu estilo antigo popular e de bordões está aí há trinta e três anos. Carlos Alberto de Nóbrega sobrevive enquanto Marcius Melhem desaparece em meio a acusações de assédio moral.
Fabio Porchat não é bobo, seu Porta dos Fundos junto com o Marcelo Adnet são os melhores do humor atual e ele dar declaração sendo de esquerda e representante dessa geração é importante. O novo humor tem que se reinventar.
Tem que ser engraçado.
Comentários
Postar um comentário