BLOG OURO DE TOLO

 


A foto acima foi a ilustração de uma das minhas colunas mais reconhecidas no Blog "Ouro de Tolo". Ela se chamou o "O lado negro do Brasil" e falava da importância dos negros para a construção do Brasil. Uma crônica que ultrapassou a barreira do blog e chegou em sites como do Luís Nassif e "Geledés".

Essa foi uma das inúmeras, centenas de crônicas que escrevi para o blog Ouro de Tolo. Blog que fui o dono dos domingos durante quase nove anos e por um bom período dessa época também dos sábados e sextas.

Durante mais de dois anos escrevi as sextas o Cafofo da Zonaide usando como pseudônimo Zonaide Spencer, personagem da minha peça Confissões de uma quase senhora. Aos sábados comecei a escrever contos em 2012 para uma seção chamada Buraco da Fechadura e outra Enredo do meu samba.

 A segunda virou o livro Na passarela do teu coração, lançado em 2017 e com passagens por Bienal de São Paulo, Flip e noites de autógrafo mas quadras de Portela e União da Ilha. O primeiro deu origem a várias peças minhas. No blog ocorreram os lançamentos de Dona Carola, Folhetim e Cerimônia de casamento, peças inúmeras vezes encenadas.

Só por tudo isso que escrevi o blog Ouro de Tolo já seria muito importante na minha vida, mas foi mais que isso. O blog foi o primeiro lugar que escrevi para um público algo que não fosse samba enredo. Hoje as pessoas estão acostumadas com meus livros, peças, os mais de 20 curtas que lancei só esse ano e as três radionovelas. Mas foi em 20111 com o Pedro Migão que tudo começou.

Foi em um pedido meu que ele gentilmente atendeu. Depois disso escrevi em SRZD, Brasil decide, Carnavalesco, Obatuque.com, Popbola, Gazeta do Rio, em todos convidado, o único lugar que eu pedi foi no Ouro de Tolo, lá amadureci como cronista.

E foi com tristeza que li essa semana sobre o fim do blog. Uma tristeza já esperada. O blog teve  inúmeros grandes nomes ao longo dos anos, lançou séries históricas e programas, mas nos meus últimos tempos por lá escrevia praticamente sozinho e o blog perdeu muito de sua identidade quando teve que parar de falar de política.

Sim, tive conflitos, problemas e por isso saí de lá. Mas nada tão grave que me faça ser ingrato, isso nunca serei. Se sou reconhecido hoje como escritor, não apenas compositor de samba enredo devo ao Ouro de Tolo e a Pedro Migão. Muitos foram ingratos com o blog ao longo desses anos, pessoas, mas cada um sabe de si.

O que posso dizer é muito obrigado e espero que com o tempo o Migão repense sua decisão. Mais  ainda, que coloque na cabeça o quanto é importante, inteligente, vencedor e não se deixe levar por idiotas que muitas vezes não fizeram nem um por cento do que ele fez.

Valeu OT!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

9 DE AGOSTO DE 2023

DEZ ANOS DE MENTIRAS