MORRICONE, CAZUZA E A MÚSICA


Sou um apaixonado por música..

..péssimo cantor, mas confesso que me defendo bem escrevendo. A música é um dos melhores remédios da alma, retrata bem nosso espírito e serve como trilha sonora de nossas vidas.

Muitas vezes ouvimos uma música e logo vem em nossa mente a época em que conhecemos aquela canção, tudo aquilo que vivíamos na época. Quem nunca lembrou de uma época, local, família, amigos e amor ouvindo uma melodia?

Sou também apaixonado por cinema, então evidente que amo trilhas de cinema.

Não por acaso sou o responsável pelas escolhas das músicas em nossos curtas, não por acaso que só começo a escrever uma história quando já tenho o final e uma música. Geralmente ouço uma música de cinema e lembro do filme, vejo um filme e lembro da música. Música é fundamental na história do cinema, em muitos filmes é o personagem principal.

Dito isto não é possível falar  de cinema sem falar de Ennio Morricone. O italiano é pra mim junto com John Williams os grandes compositores da história do cinema. Compositor de filmes como O bom, o feio e o malvado, Era uma vez na América, Os oito adiados, o lindo Cinema Paradiso e um dos melhores filmes da historia Era uma vez no Oeste com uma trilha espetacular.

Morreu aos 91 anos consagrado e eternizado. Para sempre ouviremos Ennio Morricone assim como ouviremos Cazuza. São trinta anos sem um dos maiores poetas brasileiros.

Fez poucas trilhas de cinema que me lembre. Lembro de "Bete balanço", "Um trem para as estrelas" e "Rádio pirata", mas nunca Cazuza foi tão atual, ele é o compositor do filme Brasil. Ele que fez uma música tão contundente e tão 2020 com o nome do país que parece ter sido hoje.

Assim vamos seguindo entre letras e melodias reverenciando poetas e músicos. Pedindo piedade para essa gente careta e covarde com cada vez mais certeza que a burguesia fede e pedindo que o Brasil mostre sua cara de vez

Obrigado Morricone, obrigado Cazuza, seguiremos ouvindo vocês.


Era uma vez a música.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 ANOS

CAPÍTULO 48

2023