O FUTURO DA TV


No meio dessa pandemia estamos passando por uma revolução e nem percebemos...

Ao mesmo tempo em que a internet vem ganhando força com suas lives as Tvs vem passando por dificuldades. A Globo vem demitindo artistas históricos com o pretexto de mudança de postura, a de trabalhar apenas por obras. Ente os artistas que não tiveram seus contratos renovados estão Miguel Falabella, Renato Aragão, José Loreto, Stênio Garcia, José de Abreu entre outros. Com isso acaba a história de "Hollywood brasileira". a prática não muda muito porque esses artistas podem ainda trabalhar na emissora, alguns tem trabalhos engatilhados com a mesma, mas acaba a história de Hollywood porque a Globo sempre se vangloriou de seu enorme banco de talentos que mesmo sem trabalhar recebiam para estar a disposição da emissora. 

Por um lado é ruim para esses artistas que perdem o dinheiro fixo que recebiam por mês, por outro esses artistas ganham a liberdade criativa que não tinham antes. Falabella mesmo disse que quando mostrava um projeto para a Globo e ela não se interessava tinha que guardar na gaveta, agora ele está liberado para mostrar para outras emissoras e streaming.. 

Streaming, aqui entra o outro lado da história.

Sempre vi as pessoas falando das séries que viam, falando de Netflix, Globoplay, Prime, mas nunca me interessei. Esse mês finalmente compramos nossa primeira TV Smart e fomos apresentados a esse mundo.

E realmente a vida se modifica. 

Um mundo vasto e infinito se apresenta para você. Programas, séries, filmes e desde então praticamente parei de ver Tv aberta. Maratonamos novelas antigas, vimos filmes que amamos podendo voltar se perdemos alguma parte, vimos programas que passaram há anos na tv e amamos e acabou acontecendo aquilo que em algum momento ocorre com todo mundo que passa a ver streaming, nos viciamos em uma série.

Nosso mais novo vício se chama "La casa de Papel". Série que ouço falar há anos, nunca me despertou atenção e agora que vimos ficamos completamente viciados. Passamos a madrugada vendo, procuramos saber tudo sobre a série, bastidores, acompanhando como há muito tempo nada na tv me prendia.

Há muito tempo, mas que já fez muitas vezes comigo. A tv já teve programas que me prendiam, mas ultimamente não vem conseguindo. Nem comigo nem com muita gente. Já se foi o tempo que um capítulo de Selva de Pedra batia 100% de audiência. O carnaval se lamenta por não ter mais disco vendendo um milhão e meio de cópias, isso nunca mais irá ocorrer, assim como nenhum programa de tv nunca mais dará 70, 80% de IBOPE. Querendo ou não o novo sempre vem.

Vai demorar. Uma smart é cara e nós mesmos estamos parcelando a perder de vista, vai demorar para o povão ter e enquanto isso ficarão na TV aberta. Mas já foi assim com o celular também e hoje a maioria das pessoas tem.

Um momento a maioria das pessoas terão Smart e acesso o streaming e nesse momento a tv aberta estará condenada. É hora de se reinventarem. A Globo não por acaso mostrou porque é a maior de todas e já vem investindo pesado no Globoplay, as outras emissoras ainda não acordaram.

As demissões na Globo e a própria briga da Globo com o Flamengo fazendo o clube fazer uma transmissão histórica na FlaTv mostram que os tempos estão mudando.


E teremos que reaprender a ver TV


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 ANOS

CAPÍTULO 48

2023