SOBE O SOM: LUIZ GONZAGA
Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor e cantor brasileiro.
Conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou para todo o país a cultura musical do nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino.
Admirado por músicos como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com antológicas canções.
Nasceu na sexta-feira, dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara povoado do Araripe, a 12 km da área urbana do município de Exu, extremo noroeste do estado de Pernambuco, cidade localizada a 610 km de Recife. Foi o segundo filho de Ana Batista de Jesus Gonzaga do Nascimento, conhecida na região por ‘Mãe Santana’, e oitavo de Januário José dos Santos do Nascimento. O padre José Fernandes de Medeiros o batizou na matriz de Exu em 5 de janeiro de 1920. Seu nome, Luiz, foi escolhido porque 13 de dezembro é o dia da festa de Santa Luzia, Gonzaga foi sugerido pelo vigário que o batizou, e Nascimento por ser dezembro, mês em que o cristianismo celebra o nascimento de Jesus
Então vamos lá!!
Sobe o som Luiz Gonzaga!!
O xote das meninas
Triste partida
Respeita Januário
Assum Preto
A vida do viajante - Com Gonzaguinha
Qui nem jiló
Pagode russo
Luar do Sertão - Com Oswaldinho e Sivuca
Riacho do navio
Nem se despediu de mim
Ave Maria sertaneja
Vem morena
Olha pro céu
A feira de Caruaru
Dezessete e setecentos
Bem. Aí está um pouco da obra desse imortal artista brasileiro. Sobe o som se despede de 2018 desejando um feliz 2019 a todos.
Enquanto isso um dos grandes hinos desse país para fechar bem 2018.
SOBE O SOM ANTERIOR:
JACKSON 5
LINK RELACIONADO:
SOBE O SOM: GONZAGUINHA
Comentários
Postar um comentário