SOBE O SOM: ERA DO RÁDIO
Era do Rádio (Old-time radio ou Golden Age of Radio, em língua inglesa) é o período que, nos Estados Unidos e outros países, compreendeu os anos de sucesso das emissoras de rádio. Nos EUA foram as décadas de 20 e 30, enquanto no Brasil o auge desse meio de comunicação ocorreu nos anos 40 a 50 do século XX. Até a chegada da televisão o rádio era o veículo de comunicação de massas com maior alcance e imediatismo.
A primeira transmissão de rádio realizada no Brasil ocorreu no dia 7 de setembro de 1922, durante a inauguração da Exposição do Centenário da Independência na Esplanada do Castelo. O público ouviu o pronunciamento do Presidente da República, Epitácio Pessoa, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, transmitida diretamente do Teatro Municipal. Desde 1922 as experiências com rádio-clubes vinham sendo realizadas; entretanto, foi somente em 1923 que Edgar Roquette-Pinto inaugurou a primeira emissora de rádio, a Rádio Sociedade. No ano seguinte, foi inaugurada a Rádio Clube do Brasil. Em 1926, foi inaugurada a Rádio Mayrink Veiga, seguida da Rádio Educadora, além de outras da Bahia, Pará e Pernambuco.
Quando a Rádio Nacional foi fundada, no ano de 1936, o mundo inteiro ainda mal refeito da primeira Grande Guerra esperava pela eclosão de um novo conflito. No Brasil, Getúlio Vargas governava com aparência de alguma legalidade. Foi neste cenário, que a Rádio Nacional foi concebida. A Rádio Nacional marcou a radiofonia no Brasil. Em seus quadros, brilhavam os talentos de Iberê Gomes Grosso, Luciano Perrone, Almirante, Radamés Gnattali e Dorival Caymmi. Em 1940, a Rádio Nacional foi encampada pelo governo de Getúlio Vargas, a programação ganhou novo formato, sob a direção de Gilberto de Andrade.
Então vamos lá!!
Sobe o som Era do Rádio!!
Tango para Teresa - Ângela Maria
Verdes campos da minha terra - Agnaldo Timóteo
A volta do boemio - Nelson Gonçalves
Aquarela do Brasil - Francisco Alves
Chão de estrelas -Silvio Caldas
Cachito - Emilinha Borba
Lata D`agua - Marlene
Tu me acostumaste - Dalva de Oliveira
Bastidores - Cauby Peixoto
O ébrio - Vicente Celestino
A noite do meu bem - Dolores Duran
Chica chica, boom, chic - Carmen Miranda
Carinhoso - Orlando Silva
Atire a primeira pedra - Ataulfo Alves
Eu sonhei que tu estavas tão linda - Carlos Galhardo
Bem. aí está um pouco da obra desses grandes artistas que estão na história da nossa música. Semana que vem tem mais, tem Mariah Carey.
Enquanto isso um hino
Essa postagem de hoje é uma homenagem a minha avó Lieida que me fez gostar desses artistas
SOBE O SOM ANTERIOR:
CARLY SIMON & JAMES TAYLOR
Comentários
Postar um comentário